Crítica - Another Round (2020)

Crítica - Another Round (2020)


Realizado por Thomas Vinterberg

Com  Mads Mikkelsen, · Thomas Bo Larsen


As nomeações à 93ª Edição dos Óscares trouxeram algumas surpresas e uma delas envolveu esta dramédia dinamarquesa realizada por Thomas Vinterberg. A sua nomeação na categoria de Melhor Realizador (Thomas Vinterberg) apanhou muitos de surpresa, até porque se esperava que nomes igualmente consagrados como David Fincher ou Aaron Sorkin conseguissem uma das vagas na categoria...Mas embora surpreendente, não se pode dizer de todo que seja uma nomeação injusta...muito pelo contrario. Vinterberg e "Another Round" merecem esta consagração e argumentos não faltam para justificar tal decisão.


Selecionado Para Cannes, Another Round Chegará aos Cinemas Portugueses


Já se sabia à partida que "Another Round" faria parte dos Óscares. A sua nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro esteve sempre garantida e, hoje, é sem dúvida o mais forte candidato à conquista deste galardão. Esta aposta não precisa de justificação, porque o seu currículo fala por si. Ao dia de hoje, "Another Round" já esteve nomeado, por exemplo, ao Globo de Ouro na mesma categoria e afigura-se como o grande candidato a ganhar o BAFTA equivalente. Mas talvez o tópico mais relevante para a discussão seja o brilharete que fez nos Prémios do Cinema Europeu, onde conquistou o prémio de Melhor Filme Europeu de 2020, entre outros. O seu palmarés é, portanto, invejável e arrisco a dizer que se o Festival de Cannes não tivesse sido adiado, talvez tivesse conseguido adicionar a Palma de Ouro ao seu currículo dourado....

Tudo isto evidencia o seu favoritismo na categoria de Melhor Filme Estrangeiro na presente época de prémios. Mas este palmarés não existira se "Another Round" não fosse, de facto, um filme de excelência e mais uma demonstração da força criativa de Thomas Vintergberg. É indiscutível que o seu trabalho fala por si e justifica a sua presença entre os Melhores Realizadores do Ano. Só temos que lhe agradecer por nos apresentar um filme que prima pela diferença no plano narrativo, mas que num plano técnico exibe toda a solidez e robustez que é esperada de um cineasta do seu calibre.

Entre planos deliciosamente simples mas que enquadram na perfeição a ambiguidade dramática e cómica do argumento (também escrito por si), Vinterberg consegue captar uma essência moral e dramática difícil de explicar mas descomplicadamente viciante. Por via de uma natureza descontraída e calma, "Another Round" prende qualquer espectador a uma história algo bizarra que se revela divertida por vezes, mas que no final do dia se revela irremediavelmente complexa do ponto de vista moral, apesar de nada o fazer prever. É esta a beleza de um filme que nos conquista pelo seu tom humano que nunca se perde em falsidades e que, pese embora o contexto da trama, surge como um poderoso exemplo cinematográfico do cinema moderno.


Novo Filme de Thomas Vinterberg Domina os Prémios Europeus de Cinema! Candidatos Aos Óscares da Roménia e Espanha Também Dão Cartas


Pode não parecer mas estamos a falar de um filme cuja história se centra um grupo de professores que decide testar a ousada teoria de que serão mais felizes e bem-sucedidos se viverem sempre com um pouco de álcool no sangue....A premissa pode parecer bizarra, mas o conteúdo irá surpreendê-lo...E não se preocupe, porque não precisará de estar alcoolizado pata o apreciar. Em Portugal, "Another Round" será distribuído pela Films4You.


Classificação - 4,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>