Crítica - Stowaway (2021)

 Descrubra Tudo Sobre Things Heard and Seen e Stowaway, Duas Das Grandes Apostas Da Netflix Para 2021

Realizado por Joe Penna

Com Toni Collete, Anna Kendrick, Shamier Anderson


Depois de "The Midnight Sky" ter ficado àquem das expectativas, a Netflix procurava redenção e consegui-a com o thriller "Oxygen", mas não teve tanto sucesso como "Stowaway". Este último  acompanha uma missão espacial com destino à Marte. Tudo corre bem até um passageiro clandestino causar graves danos aos sistemas de suporte de vida da nave. Com recursos cada vez mais escassos e com um resultado potencialmente catastrófico em perspectiva, a tripulação da nave terá agora de encontrar uma solução para regressarem em segurança a casa. 

Podemos separar "Stowaway" em duas partes distintas.Num primeiro momento, os quatro protagonistas enfrentam os dilemas inerentes à incerteza da sua precária situação, algo que, eventualmente, leva-os a ponderarem complexos dilemas morais. Numa segunda parte, "Stowaway" transforma-se num filme mais visual, onde os diálogos são escassos, sendo substituídos por longas sequências físicas que colocam os protagonistas em ação e movimento ao porem em prática um plano arriscado no exterior da nave. 

Embora cada um destes dois momentos tenha as suas mais valias, certo é que, no conjunto, acabam por não funcionar. A parte mais dramática é frágil a todos os níveis e acaba por não envolver o espectador na complexidade dos temas morais que são abordados e discutidos. Existe uma certa leveza na discussão proposta, algo que acaba por retirar tensão e conferir uma forte dose de leviandade aos diálogos. Já a sua reta final, que na teoria deveria ser entusiasmante devido à tensão inerente aos perigos do espaço e ao risco do plano proposto pelos protagonistas, acaba por se tornar algo aborrecida. Embora apoiada por elementos técnicos quase irrepreensíveis que não ficam nada atrás dos que já vimos em "Gravity" ou "Ad Astra", esta reta final sofre de uma inexplicável falta de ritmo e dinâmica que acaba por impedir a criação de um maior ambiente de tensão e dúvida. 

Não é por isso de estranhar que "Stowaway" tenha passado um pouco ao lado do público da Netflix. Pese embora alguns elementos de interesse, como o seu elenco ou elementos técnicos, fica no ar a ideia que esta obra poderia ter ido muito mais além se tivesse existido um maior risco por parte dos seus criadores...


Classificação - 2,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>