Crítica - Ron's Gone Wrong (2021)

Crítica - Ron's Gone Wrong (2021)

Realizado por Sarah Smith, Jean-Philippe Vine, Octavio E. Rodriguez


Jean-Philippe Vine, veterano da Pixar Animation responsável por "Cars 3"Sarah Smith, co-fundadora do estúdio de animação Locksmith Animation, e Octavio Rodriguez, artista da história de "Coco", juntaram-se para formarem a equipa de sonho por detrás de "Ron's Gone Wrong", a primeira grande animação comercial de 2021 a surgir à margem do Universo Disney/Pixar. A este trio de qualidade juntou-se ainda Peter Baynham, responsável pelo argumento e que tem nos seus créditos passados os filmes "Borat". Não é à toa que mencionamos o nome de Baynham, já que se por um lado Smith, Vine e Rodriguez conferiram a alma e o estilo ao filme, Baynham conferiu-lhe o sentimento, o humor e a subjetividade intelectual na forma como aborda vários temas moralmente complexos numa história de base infantil!

Este filme explora  a história de Barney, um estudante socialmente desajeitado e de Ron, o seu novo dispositivo digitalmente conectado, que anda, fala e que supostamente é o seu “Melhor Amigo Diferente”. Os problemas de funcionamento de Ron, em oposição à era das redes sociais, são hilariantes e lançam os dois amigos numa viagem cheia de ação, em que ambos vão descobrir a verdadeira amizade. 

Tal como se depreende, quer pela sinopse, quer pelo seu simples trailer, "Ron's Gone Wrong" aborda a relação da Tecnologia com a Humanidade por via de uma trama com muito coração e com um certo humor à mistura. E fá-lo através do relato (ficcional claro está) de uma criança com dificuldades sociais que encontra na tecnologia a resposta para a solidão. Embora ficcional e montada para dar azo a uma aventura com fantasia à mistura, a história de Barney pode ser similar à de muitos jovens que podem encontrar, aqui, um filme que retrata um problema que eles tão bem compreendem. Mas acima de tudo explora uma problemática que, embora com características diferentes, já existe entre nós. E é muito curioso ver como é que um filme de animação consegue, por via de um enredo simples mas eficaz, explorar temas tão complexos e atuais com enorme perspicácia!

Para além de um enredo forte e dinâmico, "Ron's Gone Wrong" beneficia também do talento de Vine, Smith e Rodriguez que, em conjunto, conferiram-lhe uma qualidade técnica acima da média, qualidade esta que é acompanhada por um tom emocional perfeitamente adequado ao balanço entre drama e humor apresentado pelo enredo.


Classificação - 3,5 Estrelas em 5


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>