Tudo o Que Se Sabe Sobre Oppenheimer, O Próximo Filme de Christopher Nolan

Tudo o Que Se Sabe Sobre Oppenheimer, O Próximo Filme de Christopher Nolan

A Universal Pictures lançará em Julho de 2023 o drama "Oppenheimer", o novo projeto de Christopher Nolan. Este é já um dos filmes mais aguardados de 2023 e, apesar de ainda faltarem quase dois anos até à sua estreia, já começam a ser divulgados detalhes sobre este drama biográfico de J Robert Oppenheimer, famoso físico teórico norte-americano que liderou a investigação e o posterior desenvolvimento da primeira bomba atómica que, como se sabe, colocou o ponto final na Segunda Guerra Mundial.

Para além de o realizar,  Nolan também produzirá este filme ao lado de sua esposa e parceira de produção de longa data, Emma Thomas. A imprensa norte-americana avançou que, para fazer este filme com a Universal Pictures, Nolan fez certas exigências contratuais ao estúdio que visaram, sobretudo, evitar que este filme passasse por problemas similares aos que "Tenet" enfrentou e que levaram a conflitos entre Nolan e a Warner relativamente à estratégia de promoção e lançamento nos cinemas. Para além de ter exigido total controlo criativo sobre o projeto, Nolan garantiu previamente a aprovação de um plano de distribuição que correspondesse às suas expectativas e, também, algum controlo relativamente à forma como se desenrolará a campanha de marketing e promoção deste projeto. A imprensa americana revela que outros estúdios, que também queriam produzir este projeto, não conseguiram acompanhar estas exigências de Nolan e, por isso, a escolha acabou por recair na Universal que, como se especula, foi muito mais acessível nas negociações. 

A Universal Pictures garantiu, assim, um dos projetos mais cobiçados de Hollywood e poderá ter em mãos um dos grandes sucessos de bilheteira de 2023, bem como um potencial candidato aos Óscares. Para cumprir a visão de Nolan, a Universal Pictures alocou um orçamento de 100 Milhões de Dólares a este projeto. É certo que este orçamento é menor que o que Nolan teve para filmes como "Tenet" ou "Dunkirk", mas é um dos maiores orçamentos dados pelo estúdio para um filme deste género.

O grande protagonista de "Oppenheimer" será Cillian Murphy que interpretará o famoso físico que fez parte do infame Projeto Manhattan. A acompanhar Murphy no elenco teremos Florence Pugh, Rami Malek, Benny Safdie, Emily Blunt, Robert Downey Jr. e Matt Damon. Pugh interpretará Jean Tatlock, um membro do Partido Comunista dos Estados Unidos que tem um caso com Oppenheimer. Safdie interpretará Edward Teller, um físico húngaro conhecido como o pai da bomba de hidrogénio e membro do Projeto Manhattan. Malek interpretará um cientista envolvido no projeto de Oppenheimer. Damon será o tenente-general Leslie Groves, diretor do Projeto Manhattan, ao passo que Downey será Lewis Strauss, o infame presidente da Comissão de Energia Atómica que liderou as audiências no Congresso que questionaram a lealdade de Oppenheimer para com os Estados Unidos. Emily Blunt será Katherine Oppenheimer Vissering, esposa de Oppenheimer.

Tal como já dito, "Oppenheimer" explorará a vida do famoso físico norte-americano e terá como base o livro "American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer" da autoria de Martin J. Sherwin e Kai Bird. Este livro segue a ascensão profissional de Oppenheimer e de como este se envolveu no Projeto Manhattan, mas também os complicados anos que se seguiram após a Segunda Guerra Mundial e que levaram à queda desta personalidade junto da opinião pública norte-americana.


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>