Morte no Nilo Está a Chegar Aos Cinemas! Conheça a História e Personagens

Morte no Nilo Está a Chegar Aos Cinemas! Conheça a História e Personagens

Estreia a 10 de Fevereiro nos cinemas nacionais o thriller "Morte no Nilo"/ "Death on the Nile", nova adaptação do homónimo romance de 1937 de Agatha Christie que, quer no cinema, quer na televisão, já teve várias adaptações. Esta é, aliás, uma das histórias mais conhecidas do reportório de Christie e uma das mais famosas a ter o famoso detetive Hercule Poirot como protagonista. Esta nova adaptação segue na sequência de outra moderna adaptação de um clássico da autora, "Um Crime no Expresso do Oriente"/ "Murder on the orient Express", que teve bastante sucesso nos cinemas. 

Tal como "Um Crime no Expresso do Oriente", "Morte no Nilo" é realizado por Kenneth Branagh que, uma vez mais, também assume o papel do famoso detetive belga Poirot. Também como no filme anterior, "Morte no Nilo" apresenta um elenco recheado de estrelas, sendo desta vez encabeçado por Gal Gadot, Armie Hammer, Annette Bening, Russell Brand, Sophie Okonedo ou Rose Leslie!

Tal como o título indica em "A Morte no Nilo" viajamos até ao Egipto, onde as férias do detetive belga, Hercule Poirot, a bordo de um glamoroso navio cruzeiro transformam-se numa procura terrível por um assassino quando a lua de mel idílica de um casal perfeito é tragicamente interrompida. Situado num cenário épico de paisagens desertas arrebatadoras e as majestosas pirâmides de Gizé, este conto de desenfreada paixão e ciúme incapacitante apresenta um grupo cosmopolita de viajantes impecavelmente vestidos, e voltas e reviravoltas suficientes para deixar o público expectante até ao chocante desfecho final.



"Morte no Nilo" chega aos cinema nacionais a 10 de Fevereiro, isto após vários adiamentos devido à pandemia. O lançamento do filme tem também sido ameaçado pelo escândalo em que se viu envolvido Armie Hammer, um dos protagonistas. Mas polémicas e pandemias à parte, "Morte no Nilo" poderá fazer as delícias dos fãs de Christie, mesmo aqueles que conheçam o desfecho desta história já amplamente adaptada no cinema ou televisão. Um dos dois casos mais mediáticos é o filme de 1978, cujo elenco inclui nomes como Mia Farrow, Angela Lansbury, Maggie Smith ou Peter Ustinov, que assumiu o papel de Poirot. Um dos outros destaques é bem mais recente e trata-se do episódio da série "Poirot" de 2004 que teve Emily Blunt no papel de Linnet Ridgeway, personagem assumida por Gal Gadot nesta nova versão. O icónico David Suchet, para muitos o melhor intérprete de Poirot, assumiu neste episódio (e na série) o papel do famoso detetive. Fique agora a conhecer as principais personagens e respetivos protagonistas deste filme que, a julgar por duas personagens que foram adicionadas, poderá ter um desenrolar algo diferente. 


HERCULE POIROT (Kenneth Branagh): É a estrela do filme e, claro, de toda uma série literária criada por Christie. É, a par de Sherlock Holmes e Miss Marple (outra criação de Christie), um dos maiores detetives da ficção britânica. Após resolver o grande mistério por detrás de um crime no comboio Expresso Oriente, Poirot deverá agora resolver um outro mistério criminal igualmente estimulante. 


LINNET RIDGEWAY-DOYLE (Gal Gadot): Linnet Ridgeway-Doyle é uma das principais personagens de "Morte No Nilo", aliás está mesmo no epicentro da trama. Trata-se de uma herdeira que roubou o noivo à sua melhor amiga, Jacqueline De Bellefort, e com quem acabou por casar. Está precisamente no Egipto a gozar a sua lua de mel com Simon Doyle, mas um cenário que parece de sonho acaba por descambar.


SIMON DOYLE (Armie Hammer): É o filho mais jovem de uma família consideravelmente abastada mas que, no final das contas, não tem qualquer dinheiro que pertença a seu nome. Após pedir a mão de Jacqueline de Bellefort em casamento, esta apresenta-o à amiga Linnet que lhe arranja um emprego...e por quem se apaixona, deixando para trás Jacqueline. Simon envolve-se, assim, num perigoso e complexo triângulo amoroso que entra em ponto de ebulição na sua lua de mel.


JACQUELINE DE BELLEFORT (Emma Mackey) - Jacqueline surge, no início, como um misto de vítima e vilã de "Morte no Nilo".  A princípio, Jacqueline promove compaixão, já que foi traída pela sua amiga Linnet e pelo seu noivo Simon Doyle. Mas as coisas mudam de figura quando surge no Egipto de forma inesperada e com uma única missão: vingar-se de Linnet e Simon ao persegui-los na sua lua de mel pelo Nilo.


LOUISE BOURGET (Rose Leslie) - Louise Bourget é a criada pessoal de Linnet e de Simon. É a grande confidente de Linnet, mas esconde um segredo que poderá ser o motivo ideal para protagonizar um crime...ou para ser a vítima ideal.


DR. LINUS WINDLESHAM (Russell Brand) - É uma personagem que corresponde ao excêntrico Dr. Bessner da história original. Embora a roupagem seja diferente, o Dr. Lines e o Dr.Bressner deverão partilhar o mesmo destino e envolvência na trama!


EUPHEMIA (Annette Bening) - Euphemia não é uma personagem que aparece na história original, pelo que poderá ser uma das surpresas desta releitura moderna. Tudo indica que poderá ter um papel preponderante na trama! Para além de Euphemia, também Bouc (Tom Bateman) não aparece na história original. Mas já conhecemos Bouc de "Um Crime no Expresso Oriente", sendo que a sua presença em "Morte no Nilo" poderá, apenas e só, servir para ajudar a contextualizar a cronologia dos dois filmes. Bouc também poderá servir como apoio de Poirot, já que o Coronel Race, que desempenha esta função na história original, não fará parte desta adaptação. 


SALOME OTTERBOURNE (Sophie Okonedo) - Interpretada pela icónica Angela Lansbury no filme de 1978, a Salome Otterbourne da versão de 2022 parece ser muito diferente da do livro ou da de outras adaptações! A sua versão no filme de 2022 parece ser menos exuberante que nas versões passadas (para além de nesta releitura ser uma cantora), mas será que o seu envolvimento na história será o mesmo? No livro ela é mãe de Rosalie Otterbourne (Letitia Wright), uma grande admiradora do trabalho de Poirot que tem pesos diferentes na trama em cada uma das adaptações mais mediáticas. Como será a sua presença neste novo filme? Bem já sabemos que, neste novo filme, Rosalie não é filha de Salome, mas sim sobrinha.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>