5 Filmes Murder Mystery Para Ver e Devorar!


Estreia hoje em Portugal o thriller “Knives Out – Todos São Suspeitos“, uma obra descontraída mas bem muito construída que reflete na perfeição o que de melhor se pode fazer dentro do género “murder mystery”. Para celebrar esta estreia, o Portal Cinema decidiu recordar cinco filmes similares e bastante populares que, dentro dos seus respetivos sub-géneros, conseguiram destacar-se e por isso, deixariam estrelas do mistério coo Sherlock Holmes, Father Brown, Jessica Fletcher ou Miss Marple orgulhosos!


The Mirror Crack’d


E por falar em Jessica Fletcher e Miss Marple. O que é que estas duas personagens têm em comum para além da sua capacidade de resolver mistérios? Podem não saber, mas ambas foram interpretadas pela lendária Angela Lansbury. Todos conhecemos a extraordinária performance de Lansburycomo a escritora Jessica Fletcher na famosa série de televisão “Murder She Wrote” que, ainda hoje, é um sucesso mundial. Mas bem antes de vestir a pele desta detetive amadora, Lansburyassumiu o papel de outra detetive amadora muito famosa, a icónica Miss Marple, famosa personagem criada pela lendária escritora Agatha Christie. Tal aconteceu na adaptação para o cinema do romance “The Mirror Crack’d” em 1980 que, como não poderia deixar de ser, tinha que entra nesta lista.



Falando em Agatha Christie seria um crime não incluir nesta lista as adaptações cinematográficas de “Murder on the Orient Express”, talvez a obra mais conhecida da autora. A versão clássica ou a versão moderna são ambos exemplos fabulosos do estilo “murder mistery” e provam como um enredo pode ser elegante e inteligente sem perder muito tempo! O também clássico “Death on the Nile” e o mais recente “The Crooked House” são também bons exemplos de adaptações de Christie ao grande ecrã.


The Maltese Falcon


Um clássico intemporal e imperial! “The Maltese Falcon” é um dos grandes filmes “murder mistery” da História do Cinema e, claro está, tinha que estar presente aqui. Com um estilo bem diferente dos filmes já mencionados, “The Maltese Falcon” aproxima-se mais de um estilo policial noir, mas o mistério que nos presenteia é simplesmente fabuloso!

Identity


Tem um final bizarro admito, mas não há dúvidas de que é um produto bastante criativo. Protagonizado por John Cusack e por outras estrelas de nível em Hollywood, “Indentity” é uma obra de 2003 realizada por James Mangold que prova que a ficção não tem limites! É certo que o twist arrisca bastante testar a paciência do espectador, mas a forma como todo o filme é montado torna esse mesmo twist num dos melhores da história recente do cinema!

Clue


O que seria esta lista sem a presença do filme baseado no famoso jogo de tabuleiro Cluedo? É a obra desta lista que mais se aproxima ao citado “Knives Out”, já que também é muito rica em humor e descontracção. É certo que está bem longe de ser um glorioso filme como qualquer um deste top, mas acaba por cumprir o que se esperaria de algo inspirado em Cluedo. É excêntrico é certo e por vezes excessivo, mas entretém!

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>