Os Últimos Destaques da MONSTRA 2022

A diversidade, a qualidade e a quantidade são as premissas da MONSTRA que, na sua 21.ª edição, apresenta um corpo de programação com mais de 400 filmes. Nesse leque enorme do melhor do cinema de animação cabe o mundo inteiro e faz-se uma paragem especial no país convidado e homenageado, este ano, pelo festival: a Bulgária. Depois de uma primeira semana de intensa atividade, onde passaram pela MONSTRA mais de 15 mil pessoas, há ainda quatro dias para desfrutar e uma agenda recheada de cor e do fantástico a preencher as salas de cinema, mas também os museus, as galerias e as universidades.

A partir de dia 26, a MONSTRINHA chega para oferecer cinema de animação aos mais novos, a partir dos programas Baby MONSTRINHA (Cinema São Jorge) e Pais e Filhos (Museu Nacional de Etnologia), durante o fim de semana. A noite termina com uma festa na Galeria Zé dos Bois. Nesta missão de transmitir diversidade e diferença, com criações que apelam à sensibilidade, a MONSTRA preparou três sessões muito especiais também para as famílias, no sábado: “Mamã Gorila” (“The Ape Star”), da realizadora sul-coreana, baseada na Suécia, Linda Hambäck, “Até os Ratos Merecem o Céu” (“Even Mice Belong in Heaven”), dos checos Denisa Grimmová e Jan Bubeníček, e a comemoração dos 50 anos de “Snoopy, Volta a Casa” (“Snoopy, Come Home”), de Bill Melendez. Já em contagem decrescente, a noite de dia 26 está reservada para a grande cerimónia de encerramento da MONSTRA 2022, em que é revelada, entre outras surpresas, a obra vencedora da competição Prémio SPA | Vasco Granja. A entrada é livre.

Até sábado, mantêm-se as imperdíveis exposições “Desenhos de Animação”, que reúne os trabalhos dos realizadores Anri Koulev e Joanna Quinn e uma coleção dos 10 anos do estúdio de animação nacional BAP, na Sociedade Nacional de Belas Artes, e “30 Anos Animanostra”, que homenageia uma das mais antigas e importantes produtoras de cinema de animação em Portugal, na Galeria Santa Maria Maior. Domingo, 27, é a última oportunidade para visitar a mostra “Do Outro Lado da Câmara, ‘Os Demónios do Meu Avô’”, e para conhecer os singulares cenários da primeira longa-metragem portuguesa em animação de marionetas, “Os Demónios do Meu Avô”, de Nuno Beato, que a MONSTRA teve a honra de revelar os primeiros 15 minutos na cerimónia de abertura.

Para encerrar o festival com chave de ouro, nesse mesmo dia, no Cinema São Jorge, revisitam-se os filmes premiados das competições da 21.ª edição da MONSTRA, reflexo de uma programação única, rica, inovadora e transdisciplinar. Mas até lá, há muito por descobrir num calendário extraordinário que pode ser consultado em www.monstrafestival.com e na app do festival. Os bilhetes para a MONSTRA estão à venda no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, Cinemateca Júnior e na Ticketline.

Nas palavras de Fernando Galrito, o diretor artístico da MONSTRA, “lutamos diariamente e fazemos este festival com, para e por um Mundo que se une também com, para e pela Arte”. Neste espaço de diferença, de novidade e de vanguarda, deixe-se levar pela magia da MONSTRA à solta em Lisboa!


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>