O mestre do terror italiano, o realizador Dario Argento, regressa ao MOTELX para a 16.ª edição do Festival, que decorre entre os dias 6 e 12 de Setembro, no Cinema São Jorge. O mote é a estreia nacional de “Dark Glasses” (Itália, França, 2022), o novo giallo do realizador de culto, que recupera as marcas autorais do seu legado e assinala o reencontro com a filha Asia Argento no grande ecrã.
O cineasta, que foi convidado especial há precisamente 10 anos, na 6.ª edição do MOTELX, é ainda protagonista de uma masterclass onde vai abordar os seus processos criativos, completada por um Q&A com a plateia e por uma sessão de autógrafos, durante o Festival.
Para Pedro Souto e João Monteiro, os directores artísticos do MOTELX, Dario Argento “é a maior lenda do cinema europeu de terror, que teve uma tremenda influência no cinema norte-americano e continua a ser uma referência para muitos cineastas, basta lembrar o recente remake de “Suspiria” ou o papel de protagonista no último filme de Gaspar Noé”.
A actriz Ilenia Pastorelli, que, em “Dark Glasses”, encarna Diana - a personagem cega atormentada por um assassino em série -, junta-se ao realizador italiano, na estreia nacional do filme, em Lisboa. “Dark Glasses” estreou na Berlinale deste ano e representa, de acordo com o maestro Dario Argento, o culminar do seu percurso enquanto autor. A 16.ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa acontece de 6 a 12 de Setembro, no Cinema São Jorge.
Sinopse: Um eclipse cobre o Sol, escurecendo os céus de Roma num dia quente de Verão. Ao fugir de um assassino em série, Diana, uma jovem acompanhante, envolve-se num acidente de aviação e perde a visão. Passado o choque inicial, está determinada a lutar pela vida, mas já não está sozinha. A defendê-la — e a substituir os seus olhos — surge Chin, um miúdo que sobreviveu ao acidente. O assassino continua a perseguir a sua vítima.
0 Comentários