Os Enigmas, Segredos e Mistérios de Nope (Contém Spoilers)

Os Enigmas, Segredos e Mistérios de Nope (Contém Spoilers)


"Nope" é novo filme de terror/sci-fi de Jordan Peele, realizador e humorista conhecido por "Us" e "Get Out". Este seu novo projeto enquadre-se no estilo bizarro e excêntrico das suas obras recentes, pelo que o mesmo esta a ser muito elogiado. Já o analisamos AQUI, mas agora dissecamos 5 Enigmas, Segredos e Mistérios que mostram a genialidade de Peele e que dão força a esta sua criação! - CONTÉM SPOILERS


O Massacre de Gordy, O Chimpanzé 

A primeira sequência de "Nope" mostra o estúdio de gravação da sitcom "Gordy's Home" momentos após o massacre levado a cabo por Gordy, um chimpanzé amestrado. Este massacrado é explorado mais a fundo no início do terceiro capítulo e mostra o que levou ao descontrolo de Gordy e as ações violentas que este teve até ser abatido a tiro. 

Nesta sequência do terceiro capítulo é nos mostrado como June (Steven Yeun) sobreviveu e como isto poderá ter contribuído para este desenvolver uma personalidade arrogante com complexo divino que o leva a crer que pode controlar uma entidade extraterrestre. Tal como o próprio descreve, June desenvolveu também um bizarro fascínio por esta tragédia, tendo mesmo criado uma espécie de museu/santuário numa sala secreta do seu rancho. Entre os artefactos presentes nesta sala está um sapato de uma das atrizes da série que, durante o ataque, ficou imóvel na vertical, como que a ser segurado por uma entidade divina. June viu neste sapato um sinal e a imagem ficou-lhe marcada na memória.

Também a despedida de Gordy ficou marcado na memória de June. Antes de ser abatido, Gordy, após o seu momento de loucura, tentou aproximar-se de June e, num gesto de carinho, tentou bater-lhe no punho (algo que ambos faziam por hábito nos episódios da série). Este gesto quase de arrependimento e que marcava o regresso de Gordy a um estado de normalidade foi então interrompido pela polícia que o abateu. Este evento foi, como se percebe, bastante traumático para June.

Uma das vítimas do massacre foi a jovem atriz Mary Jo Elliott, cuja personagem na série dá a prenda a Gordy que desperta o seu ataque violento. A sequência do massacre parece indicar que Mary Jo morreu na sequência do ataque, mas como nos é mostrado posteriormente, esta acabou mesmo por sobreviver. Mas a jovem atriz sofreu várias sequelas. É perceptível durante o ataque que Gordy comeu a cara a uma das vítimas e soube-se depois que essa vítima foi Mary Jo Elliot que, miraculosamente, sobreviveu ao violento ataque mas ficou com a cara desfigurada. A curta aparição de Mary Jo na sequência de ataque de Jean Jacket ao Rancho Jupiters Claim mostra que a mesma ficou gravemente desfigurada (sem pelo menos os lábios e parte da cara) e que sofreu graves danos psicológicos e físicos, já que aparece numa cadeira de rodas e com uma vestimenta que evidencia alguns traumas psicológicos. Ao contrário das outras vítimas do ataque de Jean Jacket ao Rancho, Mary Jo parece ser a única a ficar contente com a morte iminente, dando assim a entender que a sua vida tem sido pautada por muito sofrimento. O ataque e a desfiguração de May Jo são claramente inspirados num evento real. Em 2009,Sandra Herold foi atacada por um chimpanzé chamado Travis que, tal como Gordy, foi uma estrela de televisão, tendo aparecido em vários talk shows e anúncios televisivos. Travis também ficou transtornado repentinamente e atacou Sandra, tendo-lhe desfigurado a cara da mesma forma que Gordy desfigurou Mary Jo. 


A Morte de Ottis Haywood Senior

A primeira morte de "Nope" que é mostrada ao público é a de Ottis Haywood Sr, o pai de OJ e Emerald. A explicação para a sua morte bizarra começa por ser dada por personagens secundárias que souberam que Ottis morreu quando foi atingido por vários objetos que caíram de um avião. Esta teoria é mais tarde desacreditada por OJ que, ao ver as ações de Jean Jacket, percebe que foi esta criatura a matar o seu pai. 

Após o Massacre do Rancho Jupiters Claim, Jean Jacket liberta-se de vários objetos não comestíveis em cima do Rancho de OJ, dando assim a alusão que o seu sistema biológico rejeitou estes objetos porque não são passiveis de digestão. A forma como o fez assemelha-se à forma como os objetos que mataram Ottis Sr caíram do céu. Mas de onde vieram estes objectos? A resposta é simples. Os momentos iniciais do filme revelam que um grupo de turistas desapareceu nas montanhas que rodeiam Agua Dulce. É de presumir que Jean Jacket devorou estes turistas e "evacuou" os seus pertences em cima do rancho, entre eles a moeda que matou Ottis Sr.  


As Origens de Jean Jacket

Quem é Jean Jacket? Como se percebe pelo desenrolar do filme, Jean Jacket é uma criatura extraterrestre carnívora com fortes instintos predadores e com fortes técnicas de camuflagem, estando também protegida por um campo magnético bastante forte. É um "Apex Predator" com potencial para se tornar na espécie dominante do planeta, mas porque é que se esconde?

O filme dá a entender que Jean Jacket é um monstro bastante jovem sem grande experiência, já que a sua memória visual é ainda bastante limitada porque não consegue distinguir, por exemplo, um cavalo real de um cavalo de plástico. Os seus ataques são também bastante cirúrgicos e,apesar do seu poder, parece que Jean Jacket tem ainda bastante medo do mundo que o rodeia, daí a sua necessidade de se esconder. Este monstro é apenas movido, na primeira fase, pela necessidade de se alimentar e só quando é provocado por June é que fica descontrolado. 

Mas é Jean Jacket o primeiro da sua espécie? Haverá mais? O filme não explica, mas tendo em conta a forma que Jean Jacket adota no final do filme podemos presumir que não foi o primeiro espécimen desta raça a visitar a Terra. A figura quase semelhante a uma alforreca remete-nos para as imagens animalescas e bíblicas de Anjos, pelo que isto pode indicar que monstros como Jean Jacket podem ter sido avistados no passado e ter estado na origem de várias lendas religiosas e mitos urbanos.  O próprio Jordan Peele confirmou que os Anjos Bíblicos serviram de inspiração para o visual de Jean Jacket. 

Haverá mais criaturas da espécie de Jean Jacket? Serão seres espaciais que vagueiam pelo Universo ou foram implantados na Terra por uma entidade allien? Acho que nunca se saberá


Os Maus Milagres

"Nope" apresenta o conceito de "Mau Milagre", algo já explorado sob outra perspectiva em "Signs/"Sinais", filme de M. Night Shyamalan onde, por exemplo, vemos como os protagonistas perceber a forma de derrotar uma criatura allien graças à visão que a mulher de um deles teve antes de morrer tragicamente. 

Mas a própria trama de "Nope" é o exemplo perfeito de um "Mau Milagre". Mas em que consiste um "Mau Milagre". Mais não é que um evento que é, à partida, milagroso e espetacular, mas que acarreta consequências negativas para os envolvidos. A aparição de Jean Jacket pode ser considerado um evento milagre, já que é único e espetacular, mas a sua presença só traz destruição e morte."Nope" dá aliás vários outros exemplos de "Maus Milagres", como o caso do Sapato Inerte durante o Massacre de Gordy que, embora seja um fenómeno inexplicável, acaba por ser assombrado pelo violento ataque do chimpanzé. As circunstâncias que rodeiam morte de Ottis Sr, a presença de um louva-deus (espécie não endémica da região) no sistema de vigilância durante o ataque de Jean Jacket, o ataque do cavalo Lucky no set de filmagens que permite a OJ desvendar o mistério de Jean Jacket ou a presença de um jornalista do TMZ com uma moto eléctrica que permite o salvamento final de Emerald são apenas os exemplos mais evidente do conceito de "Mau Milagre" que, como se percebe, não é propriamente novidade em Hollywood. 


A Importância das Imagens

Para além dos "Maus Milagres", "Nope" explora também outro conceito muito importante. Até que ponto uma imagem é importante? O primeiro exemplo prende-se com a referência a "Plate 626",o tal clipe que mostra um cavalo a movimentar-se e que é descrito como um dos primeiros exemplos de um filme. A Família Haywood usou esta imagem para criar uma forte entidade comercial, apesar de tudo indicar que a história que os Haywood contam ao público não corresponde tecnicamente à verdade, já que alguns pequenos "easter eggs" mostram que a mesma foi embelezada para criar uma espécie de narrativa de marketing para o negócio de família. Neste caso, a imagem é importante para contar uma história e transmitir credibilidade, mas rapidamente este conceito ganha um novo significado...

O grande protagonista deste conceito acaba mesmo por ser Jean Jacket, já que a dada altura ter uma imagem de Jean Jacket torna-se no tudo ou nada para os Haywood. Sem a imagem, os Haywood não conseguem provar a existência de alliens e lucrar com isso....Mas posteriormente conseguir uma imagem do monstro transforma-se numa obsessão para cumprir um desígnio. OJ quer conseguir uma imagem de Jean Jacket para provar que conseguiu domar o Monstro e, assim, deixar o seu falecido pai orgulhoso do treinador que se transformou. Angel e Emerald pretendem a imagem para sobressaírem no Mundo e fazerem assim justiça pelo sofrimento que passaram. Já o veterano diretor de fotografia, Antlers Holst, quer fotografar Jean Jacket porque o seu sonho é conseguir a imagem impossível...e não há mais imagem impossível que a de um extraterrestre.

No final, Jean Jacket acaba mesmo por ser apanhado numa fotografia proveniente do sítio mais improvável do planeta, isto após ter escapado às diversas tentativas promovidas pelos Haywood por via da tecnologia ou de engenhocas fotográficas impressionantes que só não funcionaram devido ao capricho da luz (mais um milagre mau). Numa das suas últimas falas, Holst diz que a Humanidade e os Haywood não mereciam chegar à imagem impossível, quase que alegando a divindade de Jean Jacket....mas certo é que a imagem acabou mesmo por ser captada.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>