Último Papel de Maria João Abreu Chega aos Cinemas Esta Semana - Conheça Submissão

 


Iolanda Laranjeiro, João Catarré, Marcantónio Del Carlo, José Raposo e Maria João Abreu, no seu último papel no cinema, protagonizam "Submissão". Esta é a segunda longa-metragem do realizador português Leonardo António, reconhecida pela crítica em diversos festivais internacionais de cinema, conta com música de Rodrigo Leão e chega aos cinemas esta quinta-feira, dia 20 de outubro.
"Submissão" aborda um tema incontornável ao retratar a história Lúcia (Iolanda Laranjeiro), uma mulher que decide apresentar queixa contra o seu marido por violação. Ao longo do filme, o espetador é levado a acompanhar o processo em tribunal e a questionar-se sobre a natureza da queixa apresentada por Lúcia.
Fruto de um processo de investigação durante o qual Leonardo António contou com o apoio da APAV, "Submissão" aborda um drama social e pessoal marcado pela cultura patriarcal nas decisões legais, procurando dar visibilidade a um tema pouco discutido mesmo quando se fala de violência doméstica. Segundo o realizador “o filme debruça-se sobre temas que precisam de serem discutidos na sociedade portuguesa, tais como a violação no matrimónio”.
"Submissão" chega esta quinta-feira aos cinemas nacionais, depois de ter ganhado Prémios de Melhor Argumento no Festival Tallinn Black Nights, na Estónia, e no Aswan International Women Film Festival, no Egipto, uma Menção Honrosa no ÉCU - International Independent Film Festival, e de ter integrado a competição oficial de vários festivais internacionais tais como o Stony Brook, em Nova Iorque, Kitzbuhel na Áustria ou o ‘Crime and Punishment’, em Istambul, na Turquia.
 
Sinopse: Lúcia (Iolanda Laranjeiro) é violada pelo seu marido (João Catarré) e faz uma queixa-crime. Luta contra o sistema judicial português com a Procuradora-Adjunta, Maria João Correia, para levar a tribunal o seu marido, o filho do Vice-Procurador-Geral da República. Numa audiência fechada, Lúcia tenta encontrar justiça num mundo predominantemente machista. 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>