Crítica - See How They Run (2022)

See How they Run

Realizado por Tom George

Com Sam Rockwell, Saoirse Ronan, Harris Dickinson, Adrien Brody 


É fã de mistérios ao estilo Sherlock Homes ou Agatha Christie? Então presumo que ficará satisfeito com "See How They Run", um típico "locked room mystery"/ "who done it" com toques de humor que nos transporta até à Londres de 1950, onde o Inspetor Stoppard (Sam Rockwell), juntamente com a novata agente Constable Stalker (Saoirse Ronan), investiga um homicídio que ocorreu nos bastidores de uma peça de sucesso. À medida que investigam o crime acabam por descobrir alguns dos maiores segredos sobre os protagonistas da peça...e sobre os potenciais motivos para o homicídio.
Os fãs de Agatha Christie vão delirar com os pequenos easter eggs presentes nesta atrevida e muito curiosa produção que, sem dúvida, cumpre na hora de entreter. Para começar o grande cenário para o grande mistério é a peça de teatro inspirada no clássico "The Mousetrap", uma das obras mais populares de Christie que, nos anos cinquenta, foi adaptada a uma peça de teatro que ainda hoje está em cena em Londres, sendo aliás considerada a peça com maior longevidade do teatro britânico. Mas este é apenas um dos vários easter eggs desta obra que, claramente, pretendeu prestar uma justa homenagem à Rainha dos Mistérios e ao seu trabalho de vida. A própria Christie (interpretada por Shirley Henderson) aparece como personagem na trama e acaba por fazer parte do seu desenlace, como aliás uma história tão centrada na celebrada autora teria que ser! Mas não é a única referência à autora e à sua obra, aliás ao longo do desenlace da história são várias as alusões a, por exemplo, Hercule Poirot, talvez a maior criação de Christie. Para além de toda a dinâmica entre os protagonistas assentar nas relações simbióticas que Poirot tem por hábito formar com aliados, suspeitos e forças policiais, também vários dos cenários usados pela série britânica "Poirot" fazem parte do filme, nomeadamente o edifício onde Poirot (interpretado por David Suchet) tinha o seu escritório. E, claro, o desenlace tinha que acontecer no mesmo espírito que os finais dos mistérios de Miss Marple ou Poirot acontecem, ou seja, com todos os suspeitos juntos no mesmo sítio e preparados para a grande revelação.Se é um fã de Christie e de todos os produtos derivados das suas obras, então fique atento e claramente encontrará pelo meio dezenas de pormenores deliciosos que o farão vibrar ainda mais. 
É por esta e por outras que  "See How They Run" é, sem dúvida, um filme feito a pensar nos fãs de Christie. É verdade que o mistério central não é tão polido e requintado como uma das criações da autora, tal como as personagens que lhe dão vida, mas no final percebe-se a lógica da trama e o twist acaba por surgir com a imprevisibilidade esperada. É claro que é nos também fornecida uma maior dose de humor que o que normalmente encontramos em projeto do género, mas aproveitando também as lições positivas de "Knives Out", os criadores de  "See How They Run" souberam equilibrar o humor com a linha mais criminal da trama sem a prejudicar. O resultado final acaba por ser, portanto, positivo e competente.
Agatha Christie pode já ter morrido à quase cinquenta anos, mas o seu legado continua bem vivo e as suas histórias continuam a inspirar milhões. "See How They Run" é uma celebração do trabalho da autora, mas sobretudo do seu estilo, do seu legado e, claro, um presente para os seus fãs. Mas é também um daqueles filmes que poderá aliciar quem não conheça o seu trabalho a tornar-se fã. Uma palavra final para um elenco de luxo composto por nomes celebrados como Sam Rockwell, Saoirse Ronan, Harris Dickinson, Adrien Brody e Ruth Wilson que, sem dúvida, ajudaram à festa.

Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>