Crítica - Boston Strangler (2023)

 

Crítica - Boston Strangler (2023) 

Realizado por Matt Ruski
Com  Keira Knightley, Carrie Coon, David Dastmalchian, Chris Cooper 


Está já disponível no Disney+ o thriller criminal "Boston Strangler", obra inspirada numa história real que segue a investigação jornalística levada a cabo por Loretta McLaughlin (Knightley), a primeira pessoa a relacionar vários homicídios e, assim divulgar a história do Estrangulador de Boston, um dos primeiros serial killers mediáticos dos Estados Unidos. Ela e a sua colega de trabalho, Jean Cole, desafiaram o sexismo dos anos 60 para investigar um dos assassinos em série mais notórios do país para assim conseguirem manter as mulheres informadas e protegidas. 
Quem foi o Estrangulador de Boston? Albert Henry DeSalvo foi um dos serial killers mais mortais dos Estados Unidos que se acredita que, entre 1962 e 1964, terá morto pelo menos treze mulheres. Todas as vítimas foram atacadas na sua própria casa e, após terem sido vítimas de agressão sexual, foram estranguladas com peças de roupa interior. DeSalvo  foi eventualmente condenado a prisão perpétua e acabou por ser assassinado na prisão, mas durante décadas a sua culpa nunca foi confirmada e várias teorias da conspiração foram surgindo, já que apesar do mesmo ter confessado os crimes nem todos pareciam ter sido cometidos por si e a própria confissão nunca foi usada em tribunal. Só em 2013, Testes de DNA confirmaram que DeSalvo foi, pelo menos, o responsável por uma das mortes a si atribuídas. Como o método do crime foi semelhante nos treze casos, a Polícia de Boston continua a afirmar que DeSalvo matou as outras doze vítimas, apesar de manter os doze casos em aberto. 
Embora "Boston Strangler" comece relativamente bem e com intenções claras e factuais, certo é que acaba por desvirtuar na sua missão contextual e acaba por alimentar focos de distração desnecessários que estiveram na base das várias teorias de conspiração que durante décadas assombraram este caso. A parte inicial cumpre as expectativas e, para além de promover um retrato realista dos crimes e do ambiente sinistro que caiu sobre Boston nesses anos, acaba também por mostrar a corajosa luta de duas mulheres contra tudo e todos para expor as falhas da investigação e informar as mulheres desprotegidas do perigo que as rodeava. Mas a partir de certa altura tudo se altera e o que parecia ser uma obra quase documental e factual degenera e torna-se num antro de conspirações infundadas que nada coadunam com a história real e com a seriedade do caso. É certo que as teorias fazem parte do caso, mas ao introduzi-las como ideia de uma das jornalistas que melhor trabalhou o caso acaba por retirar força, credibilidade e honestidade intelectual ao filme.  

Classificação - 2,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>