Crítica - Mistério em Veneza (2023)

Realizado por Kenneth Branagh

Com Kenneth Branagh, Michelle Yeoh, Kelly Reilly, Jamie Dornan


O thriller "Mistério em Veneza" | "A Haunting in Venice" é a terceira adaptação moderna para o cinema por parte da Disney/Fox das histórias de Hercule Poirot escritas pela famosa autora britânica Agatha Christie. Na sequência de "Um Crime no Expresso Oriente" e "Morte No Nilo" (ambos com boas recepções por parte do público e da imprensa) chega-nos agora uma terceira entrega novamente realizada por Kenneth Branagh, mas se os antecessores eram adaptações de duas das mais populares histórias de Christie, esta tem como base “Hallowe’en Party" (1969), uma aventura de Poirot menos mediática que, até hoje, só tinha sido adaptada por uma única vez e na televisão pela via de um episódio da famosa série britânica "Poirot" protagonizada por David Suchet. 

Também ao contrário do que sucedeu nas duas adaptações anteriores lideradas por Branagh, esta nova proposta assume maiores liberdades criativas em relação à obra literária. É certo que já no passado foram incluídos alguns detalhes novos às histórias clássicas, mas o ambiente, o desfecho, o twist e até o desenvolvimento das principais personagens não sofreu alterações drásticas, mas se conhece a obra original ou viu o episódio da série britânica prepare-se para ser surpreendido com uma história praticamente reinventada que mantém apenas certas nuances importantes. Ao contrário de “Hallowe’en Party” que se ambiente no Reino Unido, "Mistério em Veneza"desenrola-se numa época assustadora em Veneza, após a Segunda Guerra Mundial, na véspera do dia de Todos os Santos/Halloween, onde  célebre detetive Hercule Poirot, agora reformado, está a viver num exílio auto-imposto. A pedido de uma velha amiga escritora (cuja relação nos livros tem mais que se lhe diga), Poirot assiste relutantemente a uma sessão espírita num palácio decadente e assombrado.  E, quando um dos convidados é assassinado, o detective é empurrado para um mundo sinistro de fantasmas e segredos que o forçam a sair da reforma. 

Há uma grande vantagem em adaptar uma das obras menos conhecidas de Christie, isto porque, à partida, quem começou a ver "Um Crime no Expresso Oriente" e "Morte No Nilo" saberia já à partida qual seria o desfecho devido à enorme popularidade de ambas às histórias, mas também pelo facto de ambas terem tido duas adaptações cinematográficas nos anos 70 que transformaram os dois twist dos já populares livros de Christie em cenas icónicas dos thrillers. Isso dificilmente acontecerá aqui com esta proposta, já que para além de ter por base uma obra menos mediática, como já se disse apresenta também um desfecho ligeiramente diferente. E isto traz ao espectador aquele elemento de surpresa e expectativa que dá sempre outra magia a este tipo de filmes. E esta acaba por ser uma das maiores valências deste projeto que certamente irá agradar aos fãs de "murder mysteries". 

Embora afastado da previsibilidade e capaz de surpreender, "Mistério em Veneza" não tem aquele requinte de suspense e intriga de outras histórias inspiradas na obra de Christie. O piscar de olho ao sobrenatural e o pouco espaço de desenvolvimento das personagens acaba por não conferir a esta proposta aquele rasgo criativo e sempre coerente que se espera das obras de Christie. É sim uma obra competente, mas longe do extraordinário. 

Para além de Kenneth Branagh (que para além de realizar, também protagoniza), também Michelle Yeoh, Kelly Reilly, Jamie Dornan, Tina Fey, Riccardo Scamarcio, Jude Hill e Camille Cottin integram um elenco menos mediático que os seus antecessores, mas que ainda assim cumpre e mais não consegue fazer devido, lá está, à falta de espaço e tempo para desenvolver certas personagens que mereciam melhor tratamento. 

Não foi ainda revelado se existirá uma quarta entrega baseada nas obras "Poirot" comandada por Branagh ou produzido pela Disney/Fox, mas caso este filme seja um sucesso é expectável que os estúdios avance com mais uma entrega. E a julgar pelas primeiras impressões é bem provável que isso venha a acontecer,


Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>