Crítica - Vidas Passadas (2023)

Past Lives

Realizado por Celine Song

Com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro


Foi o primeiro filme a ser apontado pela imprensa norte-americana como um sério candidato à nomeação ao Óscar de Melhor Filme e a verdade é que tal previsão se cumpriu. Lançado nos Estados Unidos no ínicio de 2023 (estreou no Festival de Sundance), "Past Lives" sempre esteve na lista dos Melhores Filmes de 2023 e, apesar do sucesso crítico não ter sido acompanhado pelo comercial, não há dúvidas que é um dos grandes destaques do ano.

A sua justa nomeação ao Óscar de Melhor Filme (acompanhada também por uma nomeação ao Óscar de Melhor Argumento Original), "Past Lives" é um "tour de force" romântico e dramático, sendo que ninguém ficará indiferente à tocante história de Nora e Hae Sung, dois amigos de infância com uma ligação profunda que são separados após a família de Nora emigrar da Coreia do Sul. Duas décadas mais tarde, reencontram-se em Nova Iorque durante uma semana fatídica, onde confrontam noções de destino, amor e as escolhas que fazem uma vida, neste comovente romance moderno

Com uma dinâmica que nos recorda a trilogia "Before", "Past Lives" toca o coração de várias formas. É um impressionante retrato sobre relações, amizade e amor, pondo até à prova o teste e a teoria do "amor eterno". Também temas como a imigração, a mortalidade, a complexidade do tempo e o respeito mútuo são abordados ao longo da dinâmica jornada de Nora e Hae que, no final, apresenta uma conclusão digna do mundo real, mas que nos remete para uma esperança de amor metafísico que nos faz acreditar que pode haver outras vidas e um amor que quase transcende a realidade. Será?

No final, os românticos incuráveis poderão até ter sentimentos ambivalentes em relação a esta obra de estreia de Celine Song, mas mesmo estes olharão para esta obra com bons olhos e até o poderão comparar aquele romance que perdurá na nossa mente após tanto tempo. Tem algum desses casos? Então prepare-se para juntar "Past Lives" á sua lista. 

Por fim uma nota para Celine Song. Se esta é a sua primeira longa metragem, então mal posso esperar para ver o seu próximo projeto. Que demonstração de talento e criatividade. A história é boa é certo, mas o toque de Song acaba por lhe conferir uma dimensão ainda maior e mais criativa.


Classificação - 4 Estrelas em 5


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>