Já Há Candidatos aos Óscares de 2024? Quais São Os Filmes Que Não Pode Perder de Vista

Foi em Abril de 2022 que chegou aos cinemas nacionais o filme de ação sci-fi indie "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" | "Everything Everywhere All at Once" que, apesar de ter estreado nos cinemas sem grande pompa ou circunstância, acabou mesmo por conquistar 7 Óscares da Academia, incluindo Melhor Filme, e mais de trezentos galardões na época de prémios. Não é, por isso, cedo demais para prestar atenção aos filmes que vão estreando nos cinemas ou festivais e que podem vir a ser potencias candidatos à próxima época de prémios


A Segunda Carga da Apple+?

A Apple Films | Apple+, a primeira plataforma de streaming a conquistar o Óscar de Melhor Filme com "CODA", prepara-se para um 2023 de luxo, isto após ter tido um 2022 bastante discreto. A grande aposta do estúdio/plataforma recai em  Martin Scorsese e no seu novo filme "Killers of the Flower Moon", uma das grandes estreias de 2023 que será lançado já no próximo no Festival de Cannes e que conta com um elenco de luxo liderado por Leonardo DiCaprio, Jesse Plemons e Lily Gladstone. 

Este não é, no entanto, o único trunfo da Apple que, no seu calendário, tem também uma segunda super produção épica realizada por um dos vultos de Hollywood que é encarada como forte candidata aos Óscares. Falamos de "Napoleon", cinebiografia do Imperador Francês Napoleão Bonaparte que será realizada por Ridley Scott. Joaquin Phoenix (Napoleão) e Vanessa Kirby (Imperatriz Joséphine) integram o seu elenco.


A Resposta da Netflix?

Já AQUI abordamos 8 Filmes da Netflix que irão marcar 2023 e vários destes títulos poderão lutar pelos Óscares. À cabeça temos "Maestro", cinebiografia do compositor e pianista Leonard Bernstein que marca a estreia de Bradley Cooper na realização. Cooper também o protagoniza ao lado de Carey Mulligan. 

Não se pode também ignorar o thriller dramático "The Killer", nova obra de David Fincher que parece regressar com este projeto ao estilo que o celebrizou. Esta obra sobre o lado mais Humano de um assassino terá Michael Fassbender no papel principal. Estes dois filmes são os principais candidatos, mas convém não esquecer a super produção sci-fi "Rebel Moon" de Zack Snyder (possível candidato ao Óscar de Melhores Efeitos Especiais) e o drama "Leave the World Behind", thriller apocalíptico com Julia Roberts que poderá ser uma surpresa.



O Hype dos Independentes

As recentes vitórias de "Parasitas", "CODA" e "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" têm vindo a confirmar a tendência da Academia premiar obras independentes. Após a vitória em 2023, a A24 procurará uma dobradinha em 2024 e, para isso, aposta em mais dois filmes indie que claramente terão uma palavra a dizer. O primeiro candidato é "Past Lives", obra de Celine Song que já recebeu elogios no Festival de Sundance. Mas talvez a sua maior aposta seja "Priscilla", obra sobre a esposa de Elvis Presley que poderá beneficiar do hype recente de "Elvis" da Warner Bros. 

Também a Amazon e a MGM unirão esforços para produzir o vindouro drama "Flint Strong", obra protagonizada por Brian Tyree Henry que marca a estreia na realização de Rachel Morrison, diretora de fotografia que fez história em Hollywood ao tornar-se na primeira mulher a ser nomeada ao Óscar de Melhor Fotografia. Outro destaque indie será "The Piano Lesson", obra protagonizada por Samuel L. Jackson e John David Washington que tem como base a  adaptação da homónima peça do dramaturgo August Wilson. 

Após ter brilhado com "Promising Young Woman", Emerald Fennell também regressará em força em 2023 com o seu novo filme, "Saltburn", um drama de época onde repetirá a parceria com Carey Mulligan. Por falar em cineastas independentes consagrados, um dos Reis do Cinema Independente também poderá chegar aos Óscares em 2024. Falamos de Wes Anderson que, em 2023, estreará “Asteroid City“. 


As Apostas dos Grandes Estúdios

Claro que, por tradição, os filmes dos grandes estúdios de Hollywood são sempre apontados como candidatos aos Óscars. E este ano chegará aos cinemas pelas mãos da Warner Bros a nova versão de uma história que deu origem a um dos maiores nomeados de sempre dos Óscares. Falamos claro de "The Color Purple". É certo que, apesar das suas onze nomeações, o filme de 1985 realizado por Steven Spielberg não conquistou nenhum prémio, mas marcou o seu lugar na história como um dos melhores filmes da década de oitenta. Será que esta nova versão terá mais sorte? Certo é que é uma obra diferenciada, já que se trata de uma versão musical da história original.

 


Mas o catálogo da Warner não fica por aqui em promessas dos Óscares, já que promoverá também a estreia daquela que poderá ser uma das surpresas do ano - "Barbie" - mas também a sequela de "Dune" que, tal como o primeiro capítulo, poderá ser forte candidato a várias categorias.

A Universal Pictures, por seu lado, aposta tudo em "Oppenheimer", novo filme de Christopher Nolan sobre o cientista que comandou o projeto responsável pelo desenvolvimento da bomba atómica. Será este um dos grandes filmes do ano? Em parceria com a Focus Features, a Universal também lançará em 2023 um filme mais modesto mas com fortes possibilidades de chegar aos Óscares. Falamos de "The Holdovers", drama indie realizado por Alexander Payne.

A Sony, por seu lado, apostará em dois dramas que, para já, têm muito potencial. São eles "The Book of Clarence", de Jeymes Samuel e "Freud’s Last Session", de Matthew Brown. Este último é protagonizado por Anthony Hopkins que dará vida a Sigmund Freud que, no final da sua vida, convida o escritor britânico  C.S. Lewis (Matthew Goode) para uma sessão muito especial. 


Os Outsiders

"Magazine Dreams", "A Little Prayer", "Nyad", "Ferrari", "Poor Things", "Civil War", "Dumb Money", "Spider Man: Across the Spider-Verse" e "Elemental" são outros títulos que poderão chegar aos Óscares. Estes dos últimos, por exemplo, têm tudo para chegar, pelo menos, à nomeação ao Óscar de Melhor Filme de Animação.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>