Crítica – RocknRolla (2008)

Realizado por Guy Ritchie
Com Gerard Butler, Tom Wilkinson, Thandie Newton

Este último de Guy Ritchie lembra-nos inevitavelmente Tarantino. A intiga, demasiado complicada para transmitir uma acção principal relativamente simples, gira em torno de um gangster veterano, Lenny Cole (Tom Wilkinson), que trafica influências por toda a Londres. O produto mais traficado são autorizações de licenciamento para construção e, quando o bilionário russo Uri Omovich (Karen Roden) entra nesse jogo, uma grande quantidade de dinheiro e um quadro valioso passam a ser cobuçados por muitos criminosos que se engalfinham em lutas infindáveis para os conseguir, até que tudo vai parar Às mãos de uma estrela do rock (Toby Kebbell), o enteado de Lenny, dado como morto embora o não estivesse. Esse sim, um verdadeiro RocknRolla.


Embora concorde com a opinião dominante de que o filme exagera no número de personagens e na complicação da intriga, discordo daqueles que vêem aqui uma repetição de outros trabalhos do autor. A ironia sempre recorrente sobre o pano de fundo da criminalidade organizada, o humor negríssimo e as situações inusitadas, como a dos gangsters russos homossexuais e sado-masoquistas, ou mesmo a experiência gay do charmoso bandido One Two (Gerard Butler), são recursos de cómico que exigem que o publico disponha de um quadro de referências de filmes sobre crime organizado que lhe permita processar a sofisticação destes recursos. Com isto quero dizer que a citação, há muitas semelhanças como os universos criados por Tarantino nomeadamente em Pulp Fiction, não é um defeito mais um instrumento de humor muito bem conseguido. Por outro lado, a transposição do crime organizado do tráfico de droga para o mercado imobiliário é, não só ousada, como muitíssimo apropriada e actual. Também o final é surpreendente e bem conseguido.


Este filme não procura possivelmente ir mais longe do que o entretenimento mas consegue-o bem e exige, como já disse, uma cultura cinéfila da parte do público que o torna agente actuante na construção do sentido da obra o que é louvável.

Classificação - 4 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

8 Comentários

  1. Não concordo nada... 4 estrelas é super-exagerado. Forçado teria 3...

    Adormeci ao vê-lo.

    ResponderEliminar
  2. Desculpa lá LN, ainda não vi o filme, mas como é que alguém adormece a ver um filme?!!! (Falo de amantes de cinema é claro)

    ResponderEliminar
  3. é fácil adormecer ao ver um filme.

    Se Me Falares De Filmes, Aí Sim, É Complicado. No entanto, é só a minha opinião (dava-lhe 3 forçado). O Snatch é 10 vezes melhor, para além deste RocknRolla servir-se de muito. Snatchizado.

    Não ponho nada em causa, mas devo gostar (amar não) mais de cinema que o Guy Ritchie. ;)

    ResponderEliminar
  4. O Snatch é bom filme. Este ainda não o vi, por isso não sei se vale 4 ou 3 estrelas.
    Respeito a tua opinião, mas eu não adormeço nem que o filme seja muito ruim. É daquelas coisas... se for muito mau desligo e vejo outro, agora dormir não consigo.
    Se gostas mais de cinema que o Guy Ritchie, isso não sei, mas uma coisa é certa, o homem também deve gostar de cinema senão não era realizador. Acho que isso nem se deve por em causa.

    ResponderEliminar
  5. Adormecer é uma forma de dizzzzzer "desinteressante". ;)

    Comecei a vê-lo, só flashbacks ao processo criativo do Snatch... nem metade vi. Muito previsível e nota-se que há pouco esforço no argumento. Como a Ana disse é muito bem, tanto o Snatch como este novo e o Guy Ritchie, exigem uma cultura cinéfila acima do razoável para se "gostar", "entender". Quem não nasceu ontem, dispensa perfeitamente RocknRolla. Era o que deveria ter feito, mas enfim. A minha opinião, não desrespeitando a crítica da autora.

    LOL, parece conversa de crianças... evidente que o Guy Ritchie gosta do que faz. E se a vida artistica do homem é cinema, concerteza que confiarei nos gostos e conhecimento dele. Mas não quero. ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Apesar das emoções à flor da pele do LN, eu mantenho tudo o que disse e reforço ainda a mais valia que são essas citações internas do filme, bem como a aparente ingenuidade que tornam a obra uma paródia do género.
    Quanto ao gostar de cinema e ao lugares onde adormecemos, acho que são assuntos sobre os quais só cada um sabe de si.

    ResponderEliminar
  7. Meus caros...POR FAVOR!!....Sinto me embaraçado com este filme...sendo eu um apreciador de Guy Ritchie e tendo muito em conta Snatch e o meu favorito Revolver, que tem tudo o que um filme precisa..Guy Ritchie sai-se com um Rocknrolla que de ROCK não tem nada..para além de uma história banal que ja vimos todos e um conjunto exagerado de actores onde não se denota o destaque de nenhum...Para mim uma desilusão!!!
    O que posso concluir depois de ver este Rocknrolla foi que a Madonna fez muita falta áquele menino!!
    Não falo em estrelas apenas por respeito a alguns filmes do autor!!Seria um insulto!!

    ResponderEliminar
  8. "RocknRolla: A Quadrilha": 4*

    "RocknRolla: A Quadrilha" é um filme de ação repleto de crime, adrenalina e com luta à mistura.
    "RocknRolla" surpreendeu-me pela positiva e recomendo que o vejam, dá para passar muito bem o tempo.

    Cumprimentos, Os Filmes de Frederico Daniel.

    ResponderEliminar

//]]>