Sugestões Cinematográficas Para o Natal

Com o Natal a aproximar-se, o Portal Cinema apresenta-lhe alguns filmes adequados a esta época natalícia. Nestes dias frios e chuvosos que antecedem uma das mais emotivas festividades religiosas, uma das boas maneiras para descontrair e entrar no espírito natalício pode passar pelo visionamento de um destes filmes com a sua família e amigos.

A Christmas Story (1983) - Uma brilhante história de Natal que acompanha a perspectiva de uma criança sobre a magia e intensidade emocional da quadra natalícia. Com o aproximar do dia 25, o pequeno Ralphie apenas sonha com um presente, uma bela espingarda vermelha de brincar, no entanto os seus pais não parece muito dispostos a dar-lhe uma prenda tão perigosa, o que deixa Ralphie extremamente desapontado, um sentimento que não o impede de tentar convencer os seus pais que aquele é o seu presente ideal. Através de muita esperança e de muita argumentação, conseguirá Ralphie a sua tão aguardada prenda?

It's a Wonderful Life (1946) - Uma obra que une a magia do Natal com a magia da vida. Um verdadeiro clássico natalício que não deve ser visto por crianças devido à sua história forte e dramática. Através do deprimido George e do seu esperançoso anjo da guarda Clarence, mergulhamos numa história que começa com muito desespero mas que acaba num profundo clima de esperança e alegria. Este drama natalício fala-nos da importância dos melhores sentimentos humanos e do papel que estes representam na nossa vida.

The Polar Express (2004) - Ao combinar sofisticadas técnicas de captura de imagem com personagens digitais que transformam cada cena num momento mágico, este filme leva-nos numa alucinante e mágica viagem a bordo do Polar Express, um fantástico comboio que tem o dom de transportar várias crianças para um mundo mágico e cheio de emoções. Esta é uma excelente obra animada que deve ser vista em família e que despertará a imaginação de qualquer criança que a veja.

The Nightmare Before Christmas (1993) - Esta deliciosa e diferente fantasia festiva, abre-nos a porta para um intrigante mundo novo, inteiramente imaginado pela mente criativa do excêntrico cineasta Tim Burton. Viaje numa aventura fenomenal com o Pumpkin King, o Jack Skellington e a boneca de trapos Sally até ao longínquo e fantástico País do Natal e descubra um Natal diferente, vivido por personagens sem paralelo.

How the Grinch Stole Christmas (1966) - Quer a versão original de 1966 quer o remake de 2000, oferecem ao espectador uma divertida história natalícia que se enquadra perfeitamente no espírito de amizade que representa o Natal. Esta obra idealizada pelo famoso Dr.Seuss, apresenta-nos o infame Grinch, um ser amargurado e irritadiço que tem um coração com apenas metade do tamanho normal. A este ser, surge-lhe uma ideia, acabar com o Natal de uma vez por todas. Assim que chega disfarçado a Whoville, uma cidade que fica perto da sua cabana, conhece a pequena Cindy Lou Who, a única dos Who que tem as suas próprias dúvidas sobre o Natal. Juntos vão revolucionar a tranquila cidade de Whoville e o próprio Natal.

Love Actually (2003) - Esta interessante comédia romântica britânica, conseguiu unir de forma categórica a quadra natalícia com esse magnífico sentimento que é o amor. O argumento do filme brinda-nos com várias histórias de diversas pessoas que apenas têm em um comum uma coisa, todas elas descobrem o verdadeiro significado do amor durante a quadra natalícia. Um filme simples e divertido que deve acompanhar todos os serões natalícios.

Home Alone (1990) - Kevin McCallister é um problemático menino de oito anos que foi esquecido em casa pela sua própria família que viajou para passar o Natal na França. Enquanto a sua numerosa família não regressa, Kevin é o homem da casa e vive uma inesquecível aventura protegendo o seu lar e torturando a vida de dois ladrões de meia-tigela. Esta divertida comédia é já um dado adquirido de todos os serões natalícios e portanto, não poderia ficar arredado desta nossa lista.

Gremlins (1984) - Os pequenos e fofos Gremlins podem parecer inocente à primeira vista mas quando estes estranhos seres entram em contacto com água ou quando comem algo depois da meia-noite, o resultado é desastroso. A família Peltzer vai passar um Natal extremamente complicado graças a estes bichinhos felpudos que facilmente misturam a amabilidade com o terror. Este é um divertido filme que mistura da melhor maneira a comédia com o terror e como tem o Natal como pano de fundo, torna-se num filme natalício imprescindível.

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. Caro Portal Cinema,

    O Keyzer Soze’s Place convida os moderadores deste blogue a participarem na votação dos Óscares de Marketing Cinematográfico, iniciativa que nomeará o melhor em publicidade de Cinema no ano de 2008 e estará disponível até 31 de Dezembro.

    A votação pode ser efectuada em http://sozekeyser.blogspot.com/2008/12/scares-de-marketing-cinematogrfico.html.

    Desde já, apresento o meu profundo agradecimento pela vossa disponibilidade em participar nesta iniciativa.

    Cumprimentos cinéfilos!

    ResponderEliminar
  2. Sem querer ofender, acho que te esqueces-te de um clássico natalício que já passou este ano na televisão, Ben-Hur.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. "Ben Hur" é um clássico do cinema mundial e de certa forma está ligado à parte religiosa do Natal mas neste contexto, achei que era uma obra demasiado pesada e que não se enquadrava no espirito das restantes obras que mencionei. Os filmes desta lista são apenas uma ideia, se eu fosse dono de uma estação televisiva era com estes 8 filmes que construía a minha programação natalicia do dia 24 e 25.

    ResponderEliminar

//]]>