Crítica - American History X (1998)


Realizado por Tony Kaye
Com Edward Norton, Edward Furlong

Este é um filme violento cujo principal tema é o racismo e que obteve excelentes críticas, como se pode ver pela sua colocação no IMDB, onde ocupa uma honrosa quadragésima posição. No entanto, há quem o considere exageradamente sobrevalorizado. Foi nomeado para dois Óscares, entre os quais o de Melhor Actor Principal (Edward Norton). Quanto à história em si, o filme é narrado pela voz de Danny Vinyard (Edward Furlong) que idolatra o seu irmão Derek (Edward Norton), um condenado acabado de sair da prisão por um crime hediondo do ponto de vista do racismo. Derek era um skinhead que repelia qualquer pessoa de outra raça e que fosse diferente de si. No entanto, durante o tempo que passou na prisão, aprendeu muita coisa e apresenta-se redimido da ideologia que criou e pretende que o seu irmão mais novo não repita os erros que ele cometeu, antes que seja tarde e possa haver consequências graves. Na minha opinião o filme é bem conseguido. É uma obra dura que pode ferir certas susceptibilidades por conter cenas de extrema violência. Apresenta vários flashbacks do passado e do presente com alternância de cores (o passado a preto e branco e o presente a cor normal), o que acho que foi bem pensado. A banda sonora é poderosa e o filme conta com um final um pouco surpreendente. Na minha opinião, Edward Norton tem aqui a sua melhor interpretação da carreira.
É um filme moral que pretende dar uma lição de vida acerca do ódio desnecessário que tanta gente tem em relação a pessoas de outras raças. O título está bem pensado já que o problema que é abordado estende-se por toda a América, um país multirracial que junta na sua população diversas etnias como brancos, afro-americanos, hispânicos e outras raças minoritárias, onde situações extremistas ocorrem com grande intensidade. Não estamos perante uma obra-prima mas este é definitivamente, um dos 10 melhores filmes de 1998 e mesmo quem não o aprecie tem de ficar rendido à fantástica interpretação de Edward Norton.

Classificação - 4 Estrelas Em 5

Enviado e Escrito por Slrem

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. É um bom filme, mas como o Slrem disse não é nenhuma obra-prima.
    A interpretação do Edward Norton também é boa, mas daí a ser a melhor da sua carreira!!!!.. No Fight Club(esta sim a melhor interpretação dele) e no 25th Hour está muito melhor. É a minha opinião. Sou um dos que acho que o filme é sobrevalorizado.
    Outra coisa, em relação à alternância das cores, embora resulte bem e tenha sido boa ideia, não foi ideia original. Em 1987, Wim Wenders teve essa ideia no filme As Asas do Desejo(esse sim uma obra-prima), onde joga com esse a preto e branco/a cores em relação à visão do mundo por parte de anjos/humanos.

    ResponderEliminar

//]]>