Os Melhores Filmes Sobre o 11 de Setembro



No aniversário do pior atentado terrorista da história da Humanidade, o Portal Cinema recorda os melhores filmes e documentários que foram elaborados sobre o 11 de Setembro de 2001. Artigo Originalmente Publicado em 2009 e Atualizado!

World Trade Center (2006) 


O multipremiado Oliver Stone, apresenta-nos uma inspiradora história real sobre coragem, família e um sólido espírito nacional. Os experientes e consagrados actores Nicolas Cage e Michael Peña, contracenam como John McLoughlin e Will Jimeno, dois polícias de Nova Iorque que ficam soterrados nas ruínas do 11 de Setembro de 2001. Enquanto McLoughlin e Jimeno se apoiam um ao outro numa luta para sobreviver, os acontecimentos de um inimaginável dia desenvolvem-se através dos olhos dos dois polícias, das suas carinhosas mulheres (Maria Bello e Maggie Gyllenhaal), de sobreviventes e dos que vieram em socorro um pouco por toda a cidade.

United 93 (2006) 


Baseado nos chocantes acontecimentos verídicos de 11 de Setembro, “United 93” é um poderoso drama provocativo que honra a memória dos 40 passageiros e da tripulação do Voo 93 da United Airlines, o quarto avião desviado a 11 de Setembro de 2001.Quando os terroristas assumem o comando do avião condenado em direcção ao alvo previsto, os passageiros unem-se num só e encontram a coragem de os enfrentar. Decorrendo em tempo real e retratando o choque explosivo entre os tempos modernos e uma guerra ancestral, o filme tece uma fascinante história dos pontos de vista dos passageiros, da tripulação, dos controladores aéreos e do exército que ficará na nossa memória para sempre.


National Geographic: Inside 9/11 (2005) 



Nunca esqueçam o 11 de Setembro de 2001, um dia de tragédia inimaginável que alterou para sempre a História e o nosso lugar no mundo. Agora, o National Geographic apresenta "National Geographic: Inside 9/11 ", uma abrangente e atenta perspectiva daquele trágico dia que vai muito para além do que foi noticiado, revelando uma imagem mais clara do sucedido. Com uma meticulosa atenção ao pormenor e história contada em primeira-mão, "National Geographic: Inside 9/11 " traça uma linha temporal que nos leva até aos ataques mortíferos e decompõe este fatídico dia. Siga todos os movimentos de preparação das quatro equipas terroristas e respectiva resposta do governo aos acontecimentos.

Fahrenheit 9/11 (2004)


No mais controverso e provocador filme sobre o 11 de Setembro, o oscarizado Michael Moore apresenta-nos um sério exame sobre o papel que desempenharam o dinheiro e o petróleo na origem dos trágicos acontecimentos do 11 de Setembro. Com o seu característico humor e forte motivação em revelar todos os factos, Moore analisa a presidência de George W. Bush e até onde esta nos levou, nomeadamente o como e o porquê da intenção de Bush e dos círculos mais próximos, em evitar estabelecer uma ligação Saudita com o 11 de Setembro, apesar de 15 dos 19 piratas do ar serem Sauditas e de ter sido esse dinheiro que apoiou a Al Qaeda. Um documentário obrigatório de ser visto e que é um marco na história do cinema político americano.


9/11 (2017)


Não se pode bem enquadrar na lista dos "melhores", mas é um filme significativo sobre os eventos do 11 de Setembro. "9/11" é uma obra independente que acompanha o desesperante dia através perspectiva de cinco pessoas (personagens ficticias) que ficam presos num elevador no World Trade Center durante o ataque. Um filme que exibe o desespero, a sobrevivência e, acima de tudo, os pontos positivos e negativos do Homem em crise. 



Remember Me/ Reign Over Me/ Extremely Loud and Incredibly Close 


Os filmes apresentados até agora usam o 11 de Setembro como base, sendo considerados por isso filmes sobre o evento e que o têm como destaque. Mas há várias obras ficcionais que usam também o 11 de Setembro como parte da sua história, normalmente como alavanca dramática para contextualizar certos eventos. "Remember Me", por exemplo, apresenta o 11 de Setembro como um forte e dramático twist final que tornou o filme em si memorável. "Reign Over Me", que representa uma das melhores performances de Adam Sandler, explora a forma como 11 de Setembro afeta a família das vítimas, sendo que tal tema e também abordado em "Extremely Loud and Incredibly Close". 

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Embora desconhecido, recomendo a todos a visualização de 11'09''01 (http://www.imdb.com/title/tt0328802/), 11 curtas por 11 realizadores diferentes — ou seja, 11 visões diferentes deste marcante evento.

    Cumps. cinéfilos.

    ResponderEliminar

//]]>