Óscares 2010 - Os Principais Candidatos?


A próxima edição dos Óscares irá apresentar algumas modificações estruturais relativamente importantes, nomeadamente o aumento de nomeados na categoria de Melhor Filme, uma mudança que deverá agradar à maioria do público porque irá evitar algumas polémicas relacionadas com o critério de selecção. Esta importante alteração também deverá apimentar ainda mais, a corrida à principal estatueta dos maiores prémios cinematográficos do mundo. Ainda é cedo para avaliar concretamente todos os trabalhos cinematográficos que poderão arrancar uma nomeação, mas já é possível delinear algumas hipóteses cinematográficas que poderão atrair os elementos da Academia.

Watchmen

Esta obra de ficção inspirada numa das melhores graphic novels do mundo foi inegavelmente a primeira grande estreia cinematográfica de 2009. Infelizmente, apesar de vários aspectos técnicos e narrativos de qualidade, as possibilidades concretas de obter uma nomeação para Melhor Filme são muito reduzida, no entanto, a sua originalidade justificava essa distinção. Apesar de praticamente afastado das principais categorias, “Watchmen” poderá ter uma palavra a dizer nas categorias mais técnicas.

Up

A grande obra-prima de animação da Pixar/Disney poderá aproveitar o aumento de nomeados para se introduzir numa das principais disputas cinematográficas do ano, repetindo assim a proeza alcançada por “Beauty & The Beast”. As hipóteses de obter essa cobiçada distinção dependem invariavelmente da qualidade das restantes obras e da mentalidade dos seleccionadores que poderão prejudicar “Up” pela sua natureza animada e infantil, algo que poderá ter afectado as hipóteses de “Wall-E“ na última edição.

Public Enemies

A história biográfica do gangster norte-americano John Dillinger tem-se portado muito bem nas bilheteiras internacionais e tem recebido inúmeras críticas positivas da imprensa especializada. Estes aspectos francamente positivos aliam-se obrigatoriamente à grande qualidade do seu elenco e do seu argumento, formando uma série de elementos positivos que o colocam claramente ao alcance da nomeação, no entanto, a concorrência poderá obter melhores resultados.

Inglourious Basterds
Os imaginativos trabalhos cinematográficos do inigualável Quentin Tarantino entram constantemente em conflito com os rígidos parâmetros de decência da Academia, uma situação que também costuma afectar os projectos de Tim Burton, outro génio incompreendido de Hollywood. Apesar da sua inegável qualidade, “Inglourious Basterds” apresenta-nos o estilo mais puro e imaginativo de Quentin Tarantino que decidiu retratar livremente os acontecimentos da 2ª Guerra Mundial, uma situação que agradou aos fãs mas que não deverá agradar à Academia que muito provavelmente não irá apreciar os excessos de crueldade e violência explícita de Tarantino. Torna-se necessário recordar que o Festival de Cannes, um certamente que normalmente se mostra receptivo aos excessos de Tarantino, não ficou muito convencido com o projecto, algo que nos diz que “Inglourious Basterds” poderá ser demasiado alternativo para os critérios e parâmetros dos Óscares.


District 9

Os filmes de ficção científica raramente atingem este patamar de reconhecimento e prestigio mas o aumento de nomeados poderá alargar os critérios de selecção e derrubar os estereótipos das nomeações, no entanto, a concorrência de “Avatar” poderá condicionar as suas hipóteses.

The Hurt Locker

Uma magnifica e profunda história dramática sobre o quotidiano dos soldados norte-americanos no Iraque e os trágicos efeitos que esse conflito armado tem nas suas atribuladas vidas. A realização de Katheryn Bigelow é fenomenal e o elenco também nos apresenta uma performance excelente. “The Hurt Locker” é um surpreendente favorito aos Óscares .

Nine

Aparentemente mais completo e divertido que “Chicago”, o surpreendente vencedor do Óscar de Melhor Filme em 2002, “Nine” assume-se como um musical de referência que ameaça surpreender a crítica e o espectador com vários números musicais arrojados e com uma narrativa melodramática inspirada em “8 ½”, uma das principais obras de Frederico Fellini. O elenco de luxo também poderá ajudar, sendo Daniel Day-Lewis e Sophia Loren, fortes candidatos às categorias de representação.

The Road

Inicialmente apontado como um dos grandes candidatos às nomeações, “The Road” perdeu ímpeto após uma desastrosa e medíocre estreia mundial no Festival de Veneza. O seu estilo apocalíptico deverá afastar o interesse da Academia que se deverá centrar exclusivamente na performance de Viggo Mortnsen, a única possibilidade deste filme atingir os Óscares através das categorias de representação.

The Imaginarium Of Dr. Parnassus

Estamos perante uma obra que surpreendentemente passou despercebida durante o Festival de Cannes e que teve inúmeras dificuldades em obter acordos de distribuição internacional, no entanto, os grandes nomes que compõem o elenco e a equipa técnica fornecem alguma esperança e expectativa ao público, mesmo após a discreta reacção que despontou em Cannes.

Bright Star

Um romance dramático com contornos trágicos que liderou a lista de favoritos para a conquista da Palma de Ouro do Festival de Cannes. Jane Campion surpreendeu a Academia com “The Piano” e poderá repetir a façanha com “Bright Star”, uma produção aclamada pela crítica.

Up In The Air

A promissora estreia mundial de “Up In The Air” no Festival de Toronto confirmou que esta comédia dramática deverá agradar às massas. A sua interessante história, protagonizada por um elenco de luxo liderado por George Clooney, poderá converter esta obra numa séria candidata às nomeações.

Invictus
Na última edição dos Óscares, os dois filmes de Clint Eastwood foram completamente negligenciados pela Academia, no entanto, essa estranha situação não se deverá repetir com “Invictus”, um poderoso drama político sobre as vivências de Nelson Mandela durante os seus primeiros anos como Presidente da África do Sul. A imponência do tema, a inerente qualidade do elenco e o talento do realizador, não deverão ser ignorados pela Academia.

The Lovely Bones

A par de “Invictus”, este novo trabalho de Peter Jackson é um dos grandes favoritos aos Óscares porque nos apresenta inúmeras características que costumam agradar à Academia, nomeadamente uma narrativa original e criativa. A sua estreia poderá diminuir ou aumentar a expectativa mas actualmente, “The Lovely Bones” é um forte candidato às nomeações.

A Serious Man

Os Irmãos Coen regressam às comédias negras com ”A Serious Man”, uma obra que naturalmente se afasta de “No Country for Old Men” mas que se aproxima do estilo de “Burn After Reading”. O filme apresenta-nos um argumento aparentemente interessante mas será suficiente para atingir o nível pretendido pela Academia?

Avatar

As recentes especulações de plágio em relação a “Delgo” poderão manchar as hipóteses de “Avatar” nesta corrida pela principal estatueta dos Óscares, no entanto, esta produção tem gerado muito interesse e especulação que poderá culminar numa agradável surpresa, introduzindo assim a ficção científica na categoria de Melhor Filme.

Amelia

As biografias históricas costumam agradar à Academia, no passado, várias obras deste género conseguiram alcançar algumas importantes vitórias nas principais categorias, no entanto, ainda pouco se sabe sobre esta obra dramática que tanto poderá surpreender ou desiludir os espectadores.

Precious

A agradável surpresa independente do Festival de Cannes poderá converter-se na agradável surpresa independente dos Óscares, caso se mantenha a tradição de nomear um filme mediaticamente mais fraco. Todos os anos, a Academia destaca uma produção mais simples ou independente que raramente figura na lista dos favoritos da imprensa, na próxima edição, essa honra poderá ser atribuída a “Precious”, uma historia dramática sobre os problemas da adolescência na classe baixa.

Enviar um comentário

41 Comentários

  1. Muitas hipoteses possiveis e ainda as faltam aquelas que não foram divulgadas.

    ResponderEliminar
  2. O filme do Ledger é demasiado fantasia para os oscares, o trailer parece uma versão masculina da Alice no Pais das Maravilhas. O filme sobre Mandela tem a nomeação no saco, só o nome compra o bilhete.

    ResponderEliminar
  3. este artigo não vem assinado, não tem fontes...é anónimo?

    ResponderEliminar
  4. É assinado por mim e se é um artigo de opinião/previsão não tem que ter fontes.

    ResponderEliminar
  5. Devia estar aqui o lua nova!!

    ResponderEliminar
  6. avatar tem de GANHAR!!!!!!!!!!!!!!!
    E APENAS O MELHOR E PARA QUEM MAO PERCEBE PORTUGUES
    AVATAR IS THE BEST!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. A LUA NOVA NAO VALE UM CUU

    ResponderEliminar
  8. O Lua Nova qe vá comer no cu, como o Avatar.
    Qem vai ganhar é o Sherlock Holmes

    ResponderEliminar
  9. Falta aqui o "brothers" entre outros que se calhar não vão estar aqui como estão previstos agora!

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o último, o "Brothers" parece que anda a captar a atenção da academia, apesar de ainda não o ter visto. O "Avatar" é visualmente perfeito, mas lixa-se na história, não deixando de ser uma boa obra. "Inglorious Baterds" é capaz de ser nomeado para melhor roteiro original, afinal é d Tarantino! Tenho curiosidade em "Nine", "Shutter Island" e "The Lovely Bones", fico a torcer por estes, tanto como pelo "Avatar" e pelo "Inglorious Baterds". em relação aos comentários do "Lua Nova" e "Sherlock Homes", não digo que sejam maus filmes, eu gostei de ambos, mas não vão interessar à academia, como muito provavelmente o "Watchmen"...Já agora querem ver mais o quê? O Brüno a ganhar o Óscar de melhor guarda-roupa?

    ResponderEliminar
  11. Ah, e a academia devia usar este novo número de nomeados para fazer justiça em relação aos crimes do passado como não nomear "The Dark Knight" e até "Wall-e" para melhor filme!

    ResponderEliminar
  12. voces nao tem nada k fazer....voces nao percebem um caralho disto....

    ResponderEliminar
  13. A estrada é sem duvida um filme que vai dar muito que falar e aconselho todos a verem

    ResponderEliminar
  14. Falta aqui um grande filme de 2009, an education. Um filme que de certeza agrada aos críticos dos oscares

    ResponderEliminar
  15. Para quando será a cerimónia de entrega dos óscares?

    ResponderEliminar
  16. O filme de nome "Adam" irá ganhar os óscares para melhor filme e melhor actor.

    ResponderEliminar
  17. Cristopher Waltz para melhor actor secundario, no papel do coronel Hans Landa, em Inglorious Basterds. É uma personagem muito interessante, superiormente interpretada!

    ResponderEliminar
  18. Por AMOR DE DEUS, onde está o 2012, melhor filme que já vi em toda a minha vida, e a LUA NOVA e o AVATAR igualmente, são os melhores, VOCÊS VÃO MAS É DAR SANGUE

    ResponderEliminar
  19. 2012 melhor filme que já viu? Lua Nova dos melhores?


    Arrisco-me a dizer que não viu muitos filmes.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo disse...
    voces nao tem nada k fazer....voces nao percebem um caralho disto....

    16 de Janeiro de 2010 22:05



    Refereste a quê, paneleiro ou puta de merda???

    ResponderEliminar
  21. É com cada comentário aqui! 2012?!? A versão Moderda do Rambo 3?! O homem só lhe faltava uma capa, aquilo parecia que o mundo andava em guerra contra ele! por amor de deus!

    Lua Nova?!?!? Eu nem entendo o sucesso de qualquer um dos filmes. O primeiro é um filme de produção péssima, meia dúzia de cenários, péssimos actores. Encantou uma pitas histéricas e olha, virou moda a história dos vampiros!

    Embora ente filme não haja grandes produções, com excepção do Avatar, acredito que o vencedor será mesmo o Avatar por um conjunto enorme de pequenos pormenores. Mas a qualidade da produção este ano está muito aquém de outros anos.

    ResponderEliminar
  22. Melhores filmes 2010 : Up in the air - The Blind side - Invictus - Avatar

    ResponderEliminar
  23. DOS QUE VI ,ADOREI AVATAR E BASTARDOS INGLORIOUS.

    ResponderEliminar
  24. POR ACASO NÃO SE ESQUECERAM DO FILME PARA A MINHA IRMÃ?

    ResponderEliminar
  25. há aqui muitos comentários de tipos que cinematograficamente são analfabetos - 2012 e Lua Nova nos Óscares só por gozo

    ResponderEliminar
  26. Ainda não tive tempo de os ver todos mas na frente para mim esta o (The Road) falta-me ver o The Lovely Bones e o Nine.

    ResponderEliminar
  27. era bom que este espaço servisse para críticas válidas e enriquecedoras e não de más criações. Por favor...
    Critiquem, dêem a vossa opinião mas válida.
    Já agora gostei mt do Avatar porque acho k tem uma mensagem.
    Mas talvez ganhe o Invictos...veremos....

    ResponderEliminar
  28. O Invictus tá muito bem feito. Se querem um filme com mensagem é isso. Já agora acho injusto o filme "Para a minha irmã" não estar nomeado em nada, tem grandes actuações das duas pequenas actrizes. O Avatar sinceramente nao achei nada de especial. Não passa de um monte de efeitos especiais, alguma vez é o melhor filme do ano?! Por favor. O quentin merece ganhar melhor realizador. E fiquei espantada do brad pitt nao estar nomeado, faz um papelão, mas melhor actor principal sem duvida morgan freeman.

    ResponderEliminar
  29. Estão a esquecer-se do melhor filme de 2009, incontestavelmente, é pena não ter sido muito divulgado. Vejam "Law Abiding Citizen" depois digam alguma coisa...

    ResponderEliminar
  30. o filme que vai ganhar os óscars é o PRECIOUS
    aprendam a ver cinema

    ResponderEliminar
  31. 2012 nos oscars , Lua nova .. hahaha O autor deste comentário percebe mesmo de cinema uauuu rsrs

    ResponderEliminar
  32. Um filme que infelizmente não estará nos oscars mas merecia : The Invention of Lying..Este filme é genial..Humor cuidado, um argumento bem construido e acima de tudo, um filme que faz pensar para além da originalidade...Quem não viu o veja urgentemente!

    ResponderEliminar
  33. 2012 foi um dos filmes mais emocionantes que já vi, Grende Injustiça
    Mas também não percebo, dos filmes de animação escolhidos nenhum presta,sim, porque o UP, foi dos piores, muito melancólico, tem muitas partes tristes, devia estar nomeado o Montros vs Aliens, e Planeta 51, de chorar a rir...

    ResponderEliminar
  34. Nem comento porque definivamemte há aqui muita gente que não sabe apreciar um bom filme. E tambem ainda não perceberam que nos filmes, assim como em tudo, é uma questão de gostos.

    ResponderEliminar
  35. voces e que nao viram um grande filme,para mim,vai ser,o AVATAR,ainda por cima vi em 3D quem concorda comigo e ganda mano...
    voces nao sabem nada de cinema...
    XD

    ResponderEliminar
  36. ha o the road tambem pode ganhar...
    dois gandas filmes...
    o zombieland nao ta mas foi fixe...

    ResponderEliminar
  37. tento na lingua meninos e meninas

    ResponderEliminar
  38. e o mlhr filme é........... a fuga dos paraliticos para a india!! se podia ser o AVATAR? podia mas n era a mesma coisa ;p

    ResponderEliminar
  39. lua nova vai ganhar isto tudo

    ResponderEliminar

//]]>