Lua Vermelha Vs Destino Imortal

A temática vampírica chegou à programação televisiva da SIC e da TVI através de “Lua Vermelha” e “Destino Imortal”, duas séries juvenis que tentam cativar os adolescentes através de histórias românticas que são protagonizadas pelas criaturas imortais mais famosas da actualidade.

“Lua Vermelha” é a aposta juvenil da SIC. A série é um medíocre produto televisivo que nos apresenta uma história e uma estrutura demasiado semelhante à de “Twilight”. As semelhanças entre as duas produções não são subtis e saltam à vista de qualquer espectador, no entanto, estas estranhas semelhanças acabam por ser os trunfos comerciais de “Lua Vermelha” porque conseguem atrair e cativar o seu público-alvo, ou seja, os adolescentes que idolatram o sucesso cinematográfico e literário do momento.

Sinopse - Um colégio como tantos outros. Os problemas da juventude. A paixão entre um rapaz e uma rapariga. Mas para além das aparências, um terrível segredo está prestes a ser revelado, pondo em causa este amor impossível. É que as diferenças que os separam podem vir a ser mais fortes do que tudo o que os une: ele é vampiro e está condenado a manter-se com a mesma idade para todo o sempre. Uma história de humanos e vampiros adolescentes, cheia de humanidade e muitas emoções fortes.

“Destino Imortal” é a aposta vampírica da TVI. A série é relativamente mais séria e mais adulta que a sua rival, no entanto, também não nos convence minimamente com a sua história que também parece ser inspirada em “Twilight”, no entanto, essa inspiração é mais subtil porque a história central deste produto é mais obscura.

Sinopse – Miguel conseguiu escapar de um acidente de automóvel que vitimou a sua mãe que confiou a guarda do adolescente à sua mãe que reside em Sintra. Após se ter instalado e recuperado, Miguel decide fazer um Curso Superior de História onde conhece Sofia por quem se irá apaixonar. Sofia é uma vampira especial que, ao contrário dos da sua espécie, pode expor-se ao Sol. O que Miguel não sabe é que é um dampiro, ou seja, um vampiro híbrido que irá colocar alguns problemas ao clã vampírico da sua nova paixão.

Os primeiros episódios de ambos os produtos foram visionados por milhares de espectadores, no entanto, “Lua Vermelha” venceu “Destino Imortal” nas audiências ao alcançar um rating de 12,4 contra 10,3 de “Destino Imortal”, uma mini-serie que corre contra o tempo porque, ao contrario da sua rival, já tem uma data para acabar ainda que exista a possibilidade de começar uma spin-off ou uma segunda temporada se as audiências assim o justificarem. “Lua Vermelha” e Destino Imortal” são demasiado semelhantes e não acrescentam absolutamente nada ao panorama televisivo nacional. A única estação sensata em Portugal parece ser a “RTP 1” que preferiu comprar os direitos de exibição de duas séries norte-americanas que abordam essa temática de uma forma um pouco mais inteligente e que fornecem à estação audiências decentes e sem um grande custo adjacente.

Enviar um comentário

31 Comentários

  1. "O Portal Cinema é um projecto informativo(...)que tem o objectivo de fornecer(...)críticas de qualidade(...)"
    Acho melhor reverem a descrição do portal.

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo com o Portal: acho ambas as séries portuguesas um desperdício de dinheiro e tempo. Aprecio este tipo de histórias e adorei ver "Vampire Diaries". Tenho acompanhado "True Blood" e esta série é brilhante. Humor, sarcasmo, amor, irreverência e alguma "tinta" à mistura. Cenários por vezes medonhos, porém perfeitamente adequados à história. Interpretações bastante interessantes. Aconselho alguma coragem e café devido à hora a que é transmitida :)

    ResponderEliminar
  3. Boas, gostava de falar contigo.
    Se quiseres adiciona: luisteixeira00@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Destino Imortal é bem mais conseguido que Lua Vermelha.
    O problema é que os Portugueses ainda não conseguem assimilar muito bem as Produções nacionais e querer comparar com produções Americanas é um abuso.
    Lua Vermelha é na minha opinião fraquinho demais se quer para se puder comparar com Destino Imortal, Fotografia, realização e interpretação bate aos pontos a rival.

    ResponderEliminar
  5. Lua vermelha é muito medíocre quando comparado com destino imortal.
    E a nível de audiências destino imortal dá 20 a 0 a lua vermelha..
    Basta consultarem o site da mediamonitor e conferirem..

    ResponderEliminar
  6. ALDRA!!! LUA VERMELHA É QUE É...! Destino imortal foi feito à pressa, sem cenários, mal filmado, história ridiculamente triste de tão fraca que é... Enfim mais uma má investida da televisão do POVINHO!!!

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente,esta serie foi horrivel.. Nao sei onde o actor Rogerio Samora tinha a cabeça para aceitar um papel assim. Efeitos nada especiais, a forma das personagens falarem entre si é horrivel, muito parada, a propria imagem da serie é desajeitada... Erros no guião como por exemplo "A unica forma de matar um vampiro é cortar lhe a cabeça" diz o actor Jorge Corrula no ultimo episodio e morre com uma espada no peito..(?) Mini serie?! podiam admitir que esta "serie" foi um fiasco.

    ResponderEliminar
  8. Se Destino Imortal é assim tão mau, então Lua Vermelha que classificação lhe dar.

    ResponderEliminar
  9. O melhor que a SIC teve em produção nacional foram os Telefilmes que infelizmente deixou de apoiar, pois as telenovelas e muitas das series que faz comparando com as produzidas pela TVI são muito mázinhas mesmo.

    ResponderEliminar
  10. medico de familia, jornalistas entre outras foram ambas séries optimas da sic

    ResponderEliminar
  11. Vocês são todos rídiculos. Não sabem minimamente do que falam. Vejam cinema, mas não só o cinema Americano, o mundo cinematográfico e televisivo não começa e acaba nos EUA. Não queiram comparar o que não tem comparação.
    A série da TVI, esta muito boa, tinha coisas a melhorar, mas vamos dar tempo à produtora, esta a abrir um caminho que nunca foi explorado em Portugal, vamos apoiar a ficção em Portugal.
    Se formos negativistas em relação a nós mesmos, estaremos mergulhados eternamente numa profunda crise. Isto, não só em relação
    à TV, mas a tudo.
    (parabéns também à SIC, para novela não esta nada má, não tem contudo comparação com a TVI, visto que esta é uma mini-Série)

    ResponderEliminar
  12. Em relação ao senhor que disse que o Jorge Corrula diz no último epísódio que um Vampiro só pode ser morto se lhe cortarem a cabeça, e depois mata o outro com uma espada no coração só tenho uma coisa para lhe dizer:

    Compre cotonetes, no pingo doce não estão nada caros. SURDO!!!
    (ah, se quiser pode sempre ver no youtube o último episódio para OUVIR melhor essa fala do personagem Victor)

    ResponderEliminar
  13. A Solução da RTP, foi sem dúvida a melhor, comprou uma série americana sobre Vampiros e poupou dinheiro. Será que foi mesmo assim?
    Algum de vocês tem ideia do valor da compra dos direitos televisivos de uma série daquelas?
    Algum de vocês sabe quanto custa a execução de uma série em POrtugal?

    Meus amigos, a vossa mentalidade deve mudar, vamos apoiar o que é português, vamos revitalizar a nossa economia.

    Não se limitem a ver Americanisses, ao fazê-lo,estão nada mais, nada menos a financiar uma cambada de mafiosos Hollyodescos, e a fechar os vossos horizontes culturais. Vejam cinema Francès, Indiano, Espanhol, alarguem horizontes.

    Hollywood è uma manipulação mental

    ResponderEliminar
  14. Boa noite! Queria apenas dizer que estamos a começar na area da ficçao. Tudo o que é feito para mim tem qualidade porque é feito por portugueses. Podem nao ser series brilhantes, mas um dia chegaremos lá. Ha que dar oportunidade ao produto nacional.

    ResponderEliminar
  15. oooooooooooo tvi e sic onde esta a imaginaçao,so falta fazerem o lobisomem

    ResponderEliminar
  16. a lua vermelha uma novela nunca acontece nada
    muito fraco vale zero

    ResponderEliminar
  17. gostei muito mais do destino imortal agora a lua vermelha e uma novela que nunca mais acaba parece o prefeito coraçao que seca

    ResponderEliminar
  18. Discordo com algumas coisas.

    Destino Imortal não tem nada a ver com Crepusculo, apesar das duas séries terem sido feitas com base no sucesso do mundo dos vampiros, em especial da saga twilight, Destino Imortal teve uma história original, algo não conseguido pela Lua Vermelha.

    Quanto ás audiências, não se pode comparar, Lua Vermelha dá em horário nobre e Destino Imortal começava ás 18h.

    ResponderEliminar
  19. Nao concordo nada nada com o portal. Pois Lua Vermelha não é mediucre senao nao tinham 1 milhao de pessoas a ssistir.O twilight e a lua vermelha só tenhem uma coisa parecida "o amor entre uma humana e um vampiro". Mediucre é o comentario do portal pois se soubesse investigar saberia que nao é asim

    ResponderEliminar
  20. Sao comentarios sem agurmentos aqui neste portal que vergonha

    ResponderEliminar
  21. concordo plenamente com estes dois comentarios

    ResponderEliminar
  22. "a lua vermelha uma novela nunca acontece nada
    muito fraco vale zero" quem disse isto bebe vinho de manha á noite burro

    ResponderEliminar
  23. gosto muito di Destino IMortal mas gosto mais do Lua Vermelha VOÇES PRATICAMENTE TODOS SAO BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUROOOOOOS MUITO PARVOS E PAROLOS

    ResponderEliminar
  24. AMEI AMEI AMEI DESTINO IMORTAL!!!


    ODEIO! lua vermelha! acho que nao tem piada nenhuma imitarem a "Bella e o Edward" Do Crepusculo e a restante familia. Penso que quem fez a serie devia ter um pouco mais de imaginação!

    ResponderEliminar
  25. 1º - Não concordo com isto. Lua Vermelha só tem o romance entre vampiro e humana igual, mais nada! (gostaria de dizer ao ultimo anonimo que a familia de vampiros de crepúsculo é TOTALMENTE diferente de Lua Vermelha)
    2º - Destino imortal foi um fracasso. Porfavor, a TVI que faça algo que cative mesmo o publico (morangos com açucar já começa a enjoar. Sabem há quantos anos já existe -.-')
    3º - A TVI sim, tem falta de originalidade.
    4º - ADORO LUA VERMELHA (E Crepúsculo)

    ResponderEliminar
  26. Ha! Esqueci-me:
    5º- Crepúsculo também imita muitos filmes e séries em vários aspectos.

    ResponderEliminar
  27. NAO PERCAM TEMPO COM COISAS QUE NAO VALEM A
    PENA
    VAMOS ESPERAR COM MUITA ANSSIADADE
    O FINAL DA LUA VERMELHA

    ResponderEliminar
  28. o povo portugues não sabe fazer mais nada se não criticar.. deviam era estar a apoiar a ficção nacional e não estar a critica-la... numa coisa tem razão os americanos sabem fazer series sobre vampiros, mas também eles já tem muita experiência enquanto nós estamos a começar.. e para quem disse que lua vermelha é uma imitação twilight, esta muito enganado porque lua vermelha aborda temas que twilight não aborda e além disso a história é muito diferente.... antes de criticarem lua vermelha, vejam-na primeiro, porque todos os comentários feitos são sem fundamentos e já agora LUA VERMELHA bate Destino Imortal aos PONTOS...

    ResponderEliminar
  29. Sim podemos ver algumas semelhanças entre Lua Vermelha e alguns produtos vampirescos que já existem no mercado, nomeadamente o americano. Agora que para um produto iniciante e ainda por cima português não está nada mal. Lua Vermelhe peca por alguns erros de casting, como a protagonista que no meu ver não tem noção alguma do que é representar. E este é um dos muitos exemplos. Para uma série de vampiros portuguesa tenho que dizer que não está mal. Já no que diz respeito a Destino Imortal. Foi bom sim, mas soube-me a pouco. Não cativou, mas se tivesse se prolongado talvez pudessem ter desenvolvido a história de forma a tornar-se interessante.

    ResponderEliminar
  30. Eu gostei das duas novelas mas a que me marcou mais foi a lua vermelha
    Gostaria que fizessem iutro novela idêntica mas noutros espaços como a serra da Estrela
    Mas com a parte vampiristica mais em ação.

    ResponderEliminar
  31. Ambas as séries são boas eu acho que deviam investir mais em fazer novelas de ficção apesar de haver alguns custos😂

    ResponderEliminar

//]]>