Crítica - The Karate Kid (2010)

Realizado por Harald Zwart
Com Jaden Smith, Jackie Chan, Taraji P. Henson

A icónica dupla do clássico “The Karate Kid” (1984), Ralph Macchio e Pat Morita, é substituída por Jaden Smith e Jackie Chan nesta nova versão de um dos maiores sucessos cinematográficos da década de oitenta, um remake que não é tão bom como “The Karate Kid” (1984) mas que não é tão mau como as suas sequelas: “The Karate Kid – Part II” (1986), “The Karate Kid - Part III” (1989) e “The Next Karate Kid” (1994). O novo Karate Kid é Dre Parker (Jaden Smith), um adolescente norte-americano que se vê subitamente deparado com a decisão da sua mãe (Taraji P. Henson) de ir morar para Pequim (China) e apesar de todas as dificuldades iniciais de adaptação ao país e à língua, ele rapidamente descobre, através de Mei Ying (Wenwen Han), que a China é um lugar onde pode ser verdadeiramente feliz, no entanto, a sua vida acaba por se complicar quando Cheng (Zhenwei Wang), um brutamontes local que também está apaixonado por Mei, decide persegui-lo e atormenta-lo. Dre acaba por pedir ajuda a Han (Jackie Chan), um mestre em Kung Fu que o vai ensinar a se defender e a conquistar o respeito dos seus novos colegas de escola.


O novo “The Karate Kid” recebeu o título de “Kung Fu Kid” na China, um titulo que lhe assenta muito melhor porque nenhuma das suas personagens utiliza técnicas de Karate mas sim de Kung Fu, uma arte marcial que actualmente é muito mais popular entre os mais jovens, no entanto, esta não é a única alteração visível entre este remake e o clássico, muito pelo contrário, entre as mudanças mais notórias também encontramos as alterações efectuadas às raças dos protagonistas, no entanto, estas modificações até acabam por não ser muito prejudicais porque pelo menos tentaram, sem muito sucesso, conferir a esta versão alguma particularidade ou actualidade mas a verdade é que a sua história é extremamente semelhante à de “The Karate Kid” (1984). O filme prestas várias homenagens à versão original, como por exemplo, manteve o treino inconvencional e os pequenos truques que o mestre utiliza para impressionar o seu discípulo, no entanto, acabou por prestar a mais significativa homenagem ao recém-falecido Pat Morita (Mr.Miyagi) por não manter/replicar as características da sua icónica personagem em Han (Jackie Chan), uma personagem que também é muito interessante mas que não é uma cópia mais actual do icónico Mr.Miyagi. A mesma homenagem não foi prestada a Ralph Macchio (Daniel) porque a sua personagem em “The Karate Kid” (1984) é extremamente semelhante à de Jaden Smith neste filme. A narrativa deste filme está cheia de clichés e de lacunas, sendo um dos exemplos mais flagrantes o facto de retratar os chineses como norte-americanos, no entanto, estes lapsos são perfeitamente expectáveis, uma característica que também se pode aplicar à sua conclusão que oferece à personagem principal o seu tão desejado final feliz.


O seu realizador, Harald Zwarts, não nos oferece um trabalho muito bom. Zwarts não soube editar esta sua obra e um dos efeitos desta sua incapacidade é a existência de inúmeras cenas desnecessárias que acabam por massacrar a paciência do espectador, entre essas cenas encontramos muitas sequencias de acção que na sua esmagadora maioria são enfadonhas e inconvincentes. A sua fotografia é alegre e colorida e mostra-nos as principais paisagens e os principais monumentos chineses, ou seja, somos confrontados com um verdadeiro vídeo turístico da China. Jaden Smith mostou muito potencial em “The Pursuit of Happyness” (2006) e neste “The Karate Kid” volta a nos oferece uma boa performance, no entanto, Jaden ainda tem muito que provar nesta indústria até porque todos os seus papéis cinematográficos até hoje foram-lhe oferecidos pelo seu pai, Will Smith. Jackie Chan está óptimo como Han e Taraji P. Henson tem um papel demasiado secundário. “The Karate Kid” (1984) obteve um enorme sucesso e reconhecimento internacional, um sucesso que este remake nunca terá, no entanto, isto não o transforma num mau filme mas sim numa obra muito pouco memorável.

Classificação – 2,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

9 Comentários

  1. Concordo muito com a vossa critica. O filme tem partes em que uma pessoa quase que adormece e temos por exemplo as partes de romance do Jaden com a outra miúda, no entanto achei a performance do Jackie Chan das melhores que ja vi e aquele carisma de "mestre" tb não se perdeu. Outra coisa de que também não gostei foi o treino que foi rápido de mais para o resultado que foi mas enfim visualmente é bom graças ás performances do Jackie e do Jaden o filme até se safa.

    ResponderEliminar
  2. Eu cá gostei bastante do filme... e eu cresci a adorar o filme de 1984! É uma actualização muito competente da história, com esses clichés (que já existiam no original). Jackie Chan tem aqui o seu papel mais dramático que me lembro, só talvez a par da saga "Police Story".
    Gostei de alguns piscares de olho ao filme dos anos 80, como por exemplo a cena da mosca com uma música de fundo da banda-sonora do filme de Avieldsen. Creio que recupera um pouco da magia do original, mas se calhar é melhor ver este filme não como um remake!

    ResponderEliminar
  3. Considero o original melhor, apesar de que esperava um filme ruim agora, mas a refilmagem foi bem feita. Gosto de Jackie Chan que está bem no papel de mentor.

    O filme tem várias passagens desnecessárias, mas feitos para tentar transformar o garoto Jaden Smith em astro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Pois também fiquei com essa ideia, de que o filme era mais um motivo para lançar o miúdo do que outra coisa. O miúdo realmente é bom mas para mim quem brilha é o Jackie, nem fazia ideia que ele ate tinha jeito para papeis dramáticos.

    ResponderEliminar
  5. O filme é agradável e a fotografia é linda. As interpretações, principalmente de Jackie Chan, são ótimas. Chan merece a indicação de coadjuvante.

    ResponderEliminar
  6. Eu gostei do filme , é legalzinho...
    Confesso que só fui prestigiar porque sou
    uma grande fãn do produtor Will Smith.
    E gostei da atuação do filho dele o Jaden...
    Aprecio tambem o Jachie Chan...
    Valeu a pena ver.

    ResponderEliminar
  7. Fui assistir ao filme, acreditando que seria um filminho bobo infantil! Que nada!! O filme é sensacional!!!
    Divertido, emocionante, delirante!!!
    Ameiiiiiiiiiii

    ResponderEliminar
  8. GOSTEI MUITO DESTE FILME, E PARA OS QUE GOSTAM APENAS DE VER OS DEFEITOS QUERO DIZER O SEGUINTE.
    TUDO BEM QUE FOI UM REMAKE DO ORIGINAL, MAS O JACKIE FEZ MUITO BEM O PAPEL DE MENTOR, O JADEN SERÁ UM ÓTIMO ATOR E SINCERAMENTE NÃO ADIANTA OLHAR ESTE FILME COMO SE FOSSE O ORIGINAL, PORQUE SE FOSSE EXATAMENTE COMO O DE 1984, NÃO TERIA GRAÇA NENHUMA, ENTÃO VAMOS CAIR NA REAL E CURTIR O FILME QUE CÁ PRA NÓS É EXCELENTE, DIVERTIDO, DELIRANTE E COM CERTEZA VOCÊ TAMBEM SE EMOCIONOU VENDO ESTE E LEMBRANDO DO ORIGINAL.

    ResponderEliminar
  9. eu acho o filme muito melhor do que o the karatê kid de 84 de 86 e de 96 por que eu ja assisti mais de 10 veses

    ResponderEliminar

//]]>