Crítica - MacGruber (2010)

Realizado por Jorma Taccone 
Com Will Forte, Kristen Wiig, Val Kilmer, Andy Mackenzie ´

O Saturday Night Live (SNL) é inegavelmente um dos programas mais antigos e mais conhecidos do panorama televisivo norte-americano porque ao longo dos anos tem conseguido entreter o exigente público americano com inúmeros sketches de qualidade que foram criados e protagonizados por algumas das maiores estrelas humoristas da actualidade, como por exemplo, Will Ferrell, Tina Fey, Seth Meyers, Tracy Morgan, Mike Myers, Eddie Murphy, Bill Murray, Amy Poehler, Chris Rock, Adam Sandler, Rob Schneider ou Ben Stiller. Os sketches mais famosos deste programa televisivo foram adaptados ao grande ecrã mas a esmagadora maioria dessas obras acabaram por se revelar um verdadeiro fracasso, “The Blues Brothers” (1980) e “ Wayne's World” (1992) são a excepção à regra porque conseguiram arrancar algumas críticas positivas e arrecadar alguns lucros significantes nas bilheteiras. O mais recente sketch humorístico do Saturday Night Live a receber uma adaptação cinematográfica é “MacGruber”, um produto que até parodia com alguma qualidade as maiores séries de acção dos anos oitenta e noventa como “The A-Team” ou “MacGyver” e os maiores sucessos cinematográficos das mesmas décadas e do mesmo género como “Die Hard”ou “Rambo”. O grande protagonista desta história é MacGruber (Will Forte), um soldado condecorado e um verdadeiro herói norte-americano que se reformou após a trágica morte da sua noiva, no entanto, esta sua reforma é subitamente revogada pelo Governo dos Estados Unidos da América que lhe pede para travar os diabólicos planos do seu maior inimigo, Dieter von Cunth (Val Kilmer), que pretende utilizar uma nova e mortífera arma nuclear para destruir Washington D.C, uma pretensão que será contrariada por McGruber que está decidido a derrotar Dieter von Cunth e a salvar a sua pátria.

 
Os criadores de “MacGruber”, Jorma Taccone e Will Forte, criaram uma paródia muito diferente do recente “Vampires Suck” (2010) ou do clássico “Scary Movie” (2000) porque ao contrário destas produções extremamente medíocres, “MacGruber” utiliza os clichés das séries e dos filmes de acção das décadas de oitenta e noventa para criar uma história exagerada mas relativamente divertida que consegue captar a essência extravagante e irrealista desses produtos, assim sendo, não estamos perante uma paródia que se limita a recria sequências praticamente idênticas às das obras que ataca. O herói e o vilão desta história, MacGruber e Dieter von Cunth, são respectivamente uma mistura entre MacGyver e Rambo e entre Hans Gruber (Die Hard) e Coronel Decker (The A-Team), ou seja, são duas personagens fortemente estereotipada que nos apresentam os principais clichés dos protagonistas (heróis e vilões) dos filmes e das séries de acção das últimas décadas. Os clichés não estão apenas presentes na construção das personagens porque também a própria narrativa está cheia de referências cinematográficas, umas subtis outras mais evidentes, que nos mostram como alguns dos maiores sucessos comerciais das últimas décadas são exagerados e relativamente ridículos. “MacGruber” é largamente dominado por sequências humorísticas mas também é composto por algumas sequências de acção que, sem serem visualmente deslumbrantes ou tecnicamente exemplares, conseguem ilustrar a vertente mais dura e fantástica dos filmes de acção, uma vertente que é constantemente atacada pelo seu irrealismo e exagero. O elenco é constituído por vários actores desconhecidos do público português como Will Forte ou Kristen Wiig, dois comediantes que interpretam respectivamente MacGruber e Vicki St. Elmo e que transitaram do sketch humorístico que esteve na base deste filme. As performances de Will e de Kristen são relativamente positivas mas não são excelente, no entanto, tendo em conta o género cinematográfico em questão não se poderia pedir muito mais destes actores e do restante elenco que tem em Val Kilmer a sua figura mais conhecida. “MacGruber” é um filme medíocre que, apesar de todas as suas falhas e irregularidade, consegue ser largamente superior aos mais recentes trabalhos norte-americanos deste género porque ao contrário dessas obras, “MacGruber” consegue oferecer ao espectador alguns momentos humorísticos de alguma qualidade.

Classificação – 2,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

5 Comentários

  1. 2,5 é muito o filme não presta esta parvo de mais não tem quase piada nenhuma quando vi só pensei que porcaria de filme

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o anónimo. Dar 2,5 é dar 2 a mais.
    http://antestreia.blogspot.com/2010/10/macgruber-por-nuno-reis.html

    ResponderEliminar
  3. O filme não é bom mas dentro do mundo das paródias já vi muito mas muito pior. Temos que elogiar Taccone e Forte por não se limitarem a fazerem paródias como "Vampires Suck".

    ResponderEliminar
  4. AAAAAcho que senti um fâ de Crepúsculo aqui em cima hein!!huahauhauahuahuahu

    ResponderEliminar
  5. Nao consigo sequer ver essa dita "originalidade" em algumas sequencias, nao costumo desligar filmes a meio, mas esse foi um desses casos

    ResponderEliminar

//]]>