Globos de Ouro 2013 - Vencedores

Os vencedores dos Globos de Ouro 2013 foram anunciados há instantes. O grande derrotado da noite na área do cinema foi o drama "Lincoln", de Steven Spielberg, que só ganhou um Globo de Ouro graças à performance de Daniel Day-Lewis (Melhor Ator Num Filme Dramático). Os grandes vencedores foram "Les Misérables" nas comédias/ musicais e "Argo" entre os dramas. O musical "Les Misérables" lá ganhou, sem merecer, três prémios. O Globo de Ouro de Anne Hathaway (Melhor Atriz Secundária) até se aceita bem, tal como o de Hugh Jackman (Melhor Ator Numa Comédia/ Musical), se bem que neste último caso Bradley Cooper e Jack Black mereciam mais a vitória. O Globo de Ouro de Melhor Filme Musical/ Comédia é que é injusto, já que entre os nomeados estava o soberbo "Silver Linings Playbook", de David O.Russel. A HFPA (Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood) quis mostrar à Academia como se valoram talentos e decidiu dar o Globo de Ouro de Melhor Realizador e Melhor Filme Dramático a Ben Affleck e ao seu "Argo". As duas vitórias ficam-lhe mesmo muito bem, mas fica na mente de todos um sentimento estranho, porque não podemos deixar de associar, neste caso concreto, os Globos de Ouro a um Prémio de Consolação pela ausência de Affleck da corrida ao Óscar de Melhor Realizador. As belas e talentosas atrizes Jennifer Lawrence e a Jessica Chastain ganharam, com todo o mérito, os Globos de Ouro de Melhor Atriz, mas será que têm pedalada para a veteraníssima Emanuelle Riva nos Óscares? A ver vamos. A cantora Adele deu o único Globo de Ouro a "Skyfall" e Quentin Tarantino recebeu o Globo de Ouro para Melhor Argumento por "Django Unchained". A sublime Jodie Foster marcou a noite ao mostrar toda a sua classe durante o discurso de aceitação do Prémio Carreira. As suas palavras emocionaram os seus colegas e fazem antever uma Jodie Foster mais longe do grande ecrã, mas mais perto da cadeira de realizador. Na televisão, "Homeland" confirmou o favoritismo e ganhou todos os prémios relativos a séries dramáticas. A comédia "Girls" da HBO surpreendeu "Mondern Family" e venceu o Globo de Melhor Série Cómica. "Game Change" e Julianne Moore dominaram quase por completo as categorias de telefilmes e minisséries.
Cinema

Melhor Filme (Drama)
Argo

Melhor Filme (Comédia/ Musical)
 Les Misérables

Melhor Realizador
Ben Affleck por "Argo"

Melhor Atriz (Drama)
Jessica Chastain em "Zero Dark Thirty"

Melhor Ator (Drama)
Daniel Day-Lewis em “Lincoln”

Melhor Atriz (Comédia/ Musical)
Jennifer Lawrence em "Silver Linings Playbook"

Melhor Ator (Comédia/ Musical)
Hugh Jackman em "Les Misérables"

Melhor Ator Secundário
Christopher Waltz por "Django Unchained"

Melhor Atriz Secundária
Anne Hathaway em “Les Misérables”

Melhor Argumento
Django Unchained

Melhor Filme Estrangeiro
Amour (Áustria)

Melhor Filme de Animação
Brave

Melhor Banda Sonora Original
Life of Pi

Melhor Música Original
"Skyfall" - Adele - "Skyfall"

Prémio Carreira
Jodie Foster

Televisão

Melhor Série (Comédia)
Girls

Melhor Ator (Comédia)
Don Cheadle em "House of Lies"

Melhor Atriz (Comédia)
Lena Dunham em "Girls"

Melhor Série (Drama)
Homeland

Melhor Ator (Drama)
Damian Lewis em "Homeland"

Melhor Atriz (Drama)
Claire Danes em "Homeland"

Melhor Atriz Secundária
Maggie Smith em "Downton Abbey"

Melhor Ator Secundário
Ed Harris em "Game Change"

Melhor Telefilme ou Minissérie
Game Change

Melhor Ator (Telefilme ou Minissérie)
Kevin Costner em "Hatfields and McCoys"

Melhor Atriz (Telefilme ou Minissérie)
Julianne Moore em "Game Change"

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Apesar de algumas (poucas) injustiças, penso que não haverão prémios mais bem dados. Bofetada dupla na Academia. Ben Affleck mereceu por inteiro estes globos.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto do Hugh Jackman, mas sinceramente... O Globo de Ouro pra ele de melhor ator em comédia\musical ñ me desceu até agora e ñ sei pq... Achava q o Bradley merecia mais... Como tbm senti cheiro de marketing forçado terem premiado o filme Les Misérables como melhor filme desse gênero... Valente como melhor longa de animação, desprezo total! Gostei mto da Adele ter levado por trilha sonora e Argo foi a 'zebra' da noite... O GDO tá de parabéns pela atitude de macho q teve ao premiar o filme dramático e o Ben Affleck como diretor, q a Academia fez questão de ignorar... BEM FEITO! Achei grosseira e desnecessária a crítica do Rubens Ewald Filho contra a atriz Jessica Chastain, ela é ótima atriz e ñ me canso de ver o filme The Help no TC, no qual ela dá um show de interpretação ao lado de grande elenco. Globo mto merecido, sim! As demais categorias, tbm estão de parabéns!

    ResponderEliminar

//]]>