Os Filmes Favoritos Aos Óscares 2014 - Os Blockbusters

Já chegou aquela altura em que todos começam a fazer as previsões para os Óscares 2014, por isso o Portal Cinema não poderia ficar indiferente a esta onda de previsões e expetativas e, como já vem sendo habitual, fará aqui uma primeira antevisão dos possíveis nomeados aos Óscares 2014, que será seguida, lá mais para Janeiro, por uma previsão, mais completa, dos possíveis vencedores destes prémios, tendo em conta as nomeações já divulgadas pela Academia. Esta primeira parte versa apenas sobre os grandes blockbusters do ano, que por variadas razões têm hipóteses de chegar aos Óscares, mas é claro que a maior parte destas análises não passam de meras previsões que têm como base as opiniões da crítica especializada e da imprensa internacional, bem como a minha própria opinião e experiência pessoal

The Hobbit – The Desolation of Smaug
Realizado por Peter Jackson
Com Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage
 Género - Aventura/ Fantasia

Na última edição dos Óscares, “The Hobbit: An Unexpected Journey” não foi muito feliz, mas quem sabe se “The Hobbit: The Desolation of Smaug” não terá melhor sorte? Esta segunda entrega da trilogia “The Hobbit”, a prequela da aclamada trilogia “The Lord of The Rings”, pode até não ambicionar competir na maior parte das categorias, mas parece ser um candidato de peso nas categorias técnicas, mas é claro que resta saber se este sequela estará à altura das expetativas ou se, pelo contrário, poderá ficar-se apenas pela candidatura, como aconteceu o ano passado com a primeira parte  desta espécie de spin-off  de “The Lord of The Rings”, que se bem recordam já foi muito feliz nos Óscares.

Sinopse - A segunda parte da grande aventura de Bilbo Baggins, que partiu numa jornada épica para reconquistar o perdido Reino dos Anões de Erebor das garras do temível dragão Smaug. Bilbo, Gandalf e os Treze Anões já passaram as Misty Mountains e aproximam-se agora do seu grande objetivo

Gravity
Realizado por Alfonso Cuarón
Com Sandra Bullock, George Clooney
Género - Thriller

É provavelmente um dos blockbusters de maior qualidade do ano, mas parece-me a mim que “Gravity” não tem, ainda assim, grandes argumentos para se bater taco a taco com as principais produções dramáticas pelas estatuetas douradas mais importantes, mas é claro que sobra sempre um pequeno espaço nas categorias técnicas e, quem sabe, na categoria de Melhor Filme para a sua presença, no entanto, parece-me óbvio que “Gravity” é um poderoso candidato em categorias, como Melhores Efeitos Visuais, Melhor Montagem ou Melhor Edição de Som. É também provável que George Clooney ou Sandra Bullock possam chegar aos Óscares de Melhor Ator e Melhor Atriz, mas confesso que este cenário parece-me um pouco remoto.

Sinopse - A Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) é uma brilhante engenheira médica que embarca na sua primeira missão espacial. O comando do vaivém espacial que a transporta está entregue ao astronauta veterano Matt Kowalsky (George Clooney), que está prestes a fazer o seu último vôo antes de se reformar. Mas numa caminhada espacial de rotina acontece um desastre. A nave é destruída, deixando Stone e Kowalsky completamente sozinhos – amarrados apenas um ao outro e caindo em espiral pela escuridão. O silêncio ensurdecedor diz-lhes que perderam qualquer ligação com a Terra...e qualquer hipótese de salvamento. O medo transforma-se em pânico e cada respiração rouba o pouco oxigénio que têm disponível. O único caminho para voltarem a casa pode ser irem mais longe na imensidão aterrorizante do espaço.

The Wolf of Wall Street
Realizado por Martin Scorsese
Com Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Matthew McConaughey
Género - Thriller

Só um doido varrido é que não consideraria um filme de Martin Scorsese como um potencial candidato aos Óscares, porque este icónico realizador sempre nos habituou a obras de elevado calibre que, quase sempre, atingem o nível de qualidade que se espera de um filme com potencial para ser nomeado aos Óscares da Academia. A única questão que pode, para já, impedir a inclusão de “The Wolf of Wall Street” na lista de potenciais candidatos prende-se com a incerteza que paira sobre a sua elegibilidade para os prémios deste ano, já que ainda não é certo que “The Wolf of Wall Street” esteja efetivamente pronto para estrear este ano nas salas norte-americanas, mas pelo menos para já as informações que chegam dos Estados Unidos são prometedoras e parecem indicar que, efetivamente, este thriller poderá ser um candidato de peso aos Óscares em várias categorias, e quem sabe se não é desta vez que Leonardo Di Caprio consegue levar finalmente o Óscar de Melhor Ator para casa?

Sinopse - Um corretor da bolsa de Nova York (Leonardo DiCaprio) coloca em risco a sua carreira quando se recusa a auxiliar as autoridades federais num caso de fraude, que envolve a máfia e vários indivíduos de relevo do mundo bancário.

The Counselor
Realizado por Ridley Scott
Com Javier Bardem, Michael Fassbender, Cameron Diaz
Género - Thriller

É impossível não ver neste novo projeto de Ridley Scott um certo potencial dourado, não só pelo elevado calibre do seu elenco, mas também pelo previsível sucesso que o filme terá junto do público. É claro que, pelo menos para já, não vejo “The Counselor” com potencial para assumir uma candidatura séria ao Óscar de Melhor Filme, mas quem sabe se Michael Fassbender não surpreende na corrida ao Óscar de Melhor Ator Principal?

Sinopse - Um advogado (Michael Fassbender) fica com a sua preciosa vida em risco quando se envolve em negócios ligados ao perigoso mundo do narcotráfico. Será que conseguirá sobreviver às leis da rua e do mundo do crime?

Rush
Realizado por Ron Howard
Com Daniel Brühl, Chris Hemsworth, Olivia Wilde
Género - Drama

É provavelmente o projeto comercial de maior qualidade com menos probabilidades de chegar aos Óscares, mas ainda assim não posso deixar de o considerar como um possível candidato, não só porque é um bom filme, com um bom elenco e um bom enredo, mas também porque é um trabalho de Ron Howard, que já tem um certo historial de relevo junto da Academia, no entanto, não vejo “Rush” com grande potencial para disputar as principais categorias, mas é claro que pode haver lugar a surpresas.

Sinopse - Uma cinebiografia de Niki Lauda, um famoso piloto de Fórmula 1 que em 1976 sofreu um violento acidente que quase lhe tirou a vida. Algumas semanas após esse acidente, Lauda regressou à competição e envolveu-se numa intensa e emocionante corrida com um dos seus maiores rivais - James Hunt.

Lone  Survivor
Realizado por Peter Berg
Com Mark Wahlberg, Ben Foster, Eric Bana,
Género - Ação

Este thriller bélico de Peter Berg é uma enorme dúvida. A sua história parece ser muito interessante e cativante, mas resta saber se Berg conferiu-lhe um tratamento merecedor de uma candidatura minimamente séria às estatuetas douradas. O elenco escolhido não inspira muita confiança, mas pode ser que a força da história real que está na sua base seja suficiente para rentabilizar este projeto.

Sinopse - O oficial Marcus Luttrell (Mark Wahlberg) junta-se a três jovens e competentes soldados americanos numa equipa especial de intervenção da Marinha Americana, que é enviada para o Afeganistão para procurar um homem de confiança de Osama Bin Laden. A equipa encontra o seu alvo, mas é incapaz de cumprir a missão e eliminar o suspeito. Para piorar a sua já delicada situação, Luttrell e os seus três companheiros terão que se defender do ataque organizado de mais de duzentos homens armados, que foram enviados pela Al Qaeda para os eliminar.

Star Trek – Into Darkness
Realizado por J.J. Abrams
Com Chris Pine, Zachary Quinto, Bennedict Cumberbatch
Género - Sci-Fi

Se “Star Trek” foi aos Óscares e até venceu o Óscar de Melhor Caracterização, então também é bem provável que “Star Trek: Into Darkness”, a sua aclamada continuação, também consiga ir. O que falta saber é se esta sequela terá tanto sucesso como o seu elogiado antecessor, que fez um brilharete nas categorias técnicas ligadas à caracterização e à edição de som e efeitos visuais.

Sinopse – A tripulação da USS Enterprise regressa finalmente a casa, mas rapidamente descobrem que muitas coisas mudaram desde a sua partida. Uma força de terror incontrolável conseguiu destruir a frota e tudo aquilo que ela representa, deixando assim o nosso mundo numa situação de crise. O Capitão Kirk, movido por questões pessoais e por um ódio profundo, decide abrir e liderar uma caça ao homem que visa capturar um homem que é por si só uma arma de destruição em massa. À medida que os corajosos tripulantes envolvem-se, cada vez mais, nas politicas de um mundo à beira da guerra e numa perseguição humana com consequências desastrosas, vão sendo confrontados com decisões difíceis, amizades incertas, sacrifícios inevitáveis e traições surpreendentes.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Lone Survivor é o meu favorito. Berg é um excelente realizador que em qualquer de seus filmes deixar o público críticos e satisfeitos em geral.

    ResponderEliminar

//]]>