Quando a Trágica Realidade Parece Saída De Um Filme – Caso Rui Pedro & Tragédia do Meco



A realidade é assustadora, daí muitos filmes serem baseados em eventos verídicos. O nosso país, felizmente, não é palco de muitas tragédias mas, ocasionalmente, lá somos confrontados com grandes mistérios que nunca terminam bem e que, se pensarmos bem, poderiam dar origem a alguns filmes em Hollywood. O espaço que agora se inicia pretende fazer algum paralelismos entre as tragédias nacionais e as tragédias fictícias de hollywood (e não só), com o objetivo de criar uma espécie de exercício de prova que a arte imita a vida ou vice-versa.


O Desaparecimento de Rui Pedro

Resumo da História Real - Antes do Caso Madeleine McCann houve o Caso Rui Pedro. Este é por ventura o caso exclusivamente português mais mediático e conhecido de um desaparecimento de uma criança no nosso país. Corria o ano de 1998, ano da Expo 98, quando Rui Pedro, então com onze anos, desapareceu sem deixar qualquer rasto no dia 4 de Fevereiro na localidade de Lousada, tendo sido visto pela última vez por alguns colegas de escola por volta da hora de almoço. O alerta para as autoridades foi dado pelos pais quase de forma imediata e, nos dias que se seguiram, o país inteiro acompanhou a par e passo os desenvolvimentos da investigação e, por onde quer que qualquer português olhasse, via sempre alguma referência ao desaparecimento deste jovem ou ao desespero dos seus pais, mas apesar de todo o mediatismo e de algumas pistas promissoras presentes, inclusivamente, na imprensa nacional, Rui Pedro nunca apareceu e as teorias sobre o seu desaparecimento entraram por campos nunca antes vistos por estas bandas, sendo a teoria de rapto premeditado com intuito de venda a uma rede de prostituição infantil aquela que, ainda hoje, mais predomina junto do público e das autoridades policiais. Já em 2012, o Estado julgou Afonso Dias, tio de Rui Pedro, por rapto agravado, tendo o Tribunal de Lousada absolvido o arguido, uma decisão do qual o Ministério Público recorreu para o Tribunal da Relação do Porto que, ao contrário do Tribunal de 1ª Instância, decidiu condenar o arguido a uma pena de trens anos e seis meses de prisão pelo crime de rapto, no entanto, apesar da condenação que nunca foi assente em nenhuma confissão por parte do arguido, o desaparecimento de Rui Pedro continua por resolver e explicar. Se sabe alguma informação, por favor contacte a polícia judiciária. 

Casos Fictícios no Cinema - Há muitos exemplos de filmes sobre raptos infantis nunca resolvidos ou mal investigados pelas autoridades policiais, mas numa onda mais recente porque não recordar o filme "Raptadas"/ Prisoners" (2013), de Denis Villeneuve, já num plano nacional porque não recordar o drama "Alice" (2005), de Marco Martins, que até é levemente inspirado neste trágico evento real. Estes dois projetos são bons exemplos de filmes cruéis e dramáticos sobre o rapto infantil, mas escolhi-os, sobretudo, porque mostram bem o desespero dos pais da criança desaparecida, neste sentido, para recordar sempre o sofrimento da mãe de Rui Pedro, porque não referir também o clássico "Without a Trace" (1983), de Stanley R. Jaffe.

Mortes Académicas na Praia do Meco

Resumo: Por estes dias, Portugal está de olhos postos no desenrolar da investigação da Tragédia do Meco, que ocorreu no dia 15 de Dezembro de 2013, quando seis jovens universitários foram arrastados para alto mar por uma onda colapsante, tendo acabado por morrer afogados. A esta tragédia só sobreviveu um sétimo jovem que conseguiu escapar das ondas e dar o alerta às autoridades policiais que, nessa mesma noite, começaram a desesperante procura pelos jovens que, após algumas horas, já tinham sido dados como mortos. Este caso poderia passar apenas de uma infeliz tragédia sem grandes consequências mediáticas ou criminais, mas a possibilidade de terem estado envolvidos nestas mortes os sempre abusivos, controversos e detestáveis rituais praxisticos pode levar este caso, apesar de nada o indicar para já, para o campo do homicídio negligente, mas uma coisa é certa, para já há muitas dúvidas sobre este caso que, provavelmente, nunca serão respondidas, nem mesmo pelo único sobrevivente

Casos Fictícios no Cinema - A praxe parece uma tradição muito portuguesa, mas o ritual de praxar caloiros existe um pouco por todo o mundo, apesar de não se chamar praxe e dos "doutores" que praxam os "caloiros" não usarem o traje académico, mas o teor de humilhação está bem presente em todos os atos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a atividade de praxe afeta apenas os alunos caloiros que queiram pertencer as fraternidades ou irmandades, ou seja, grupos de elite dentro da vida universitária. Em Hollywood, a violenta e abusiva praxe dentro destas associações tem servido de mote a alguns filmes de terror medianos, como o clássico de culto "The House on Sorority Row" (1983), de Mark Rosman. T; ou a sua versão moderna "Sorority Row" (2009), de Stewart Hendler. Mas são vários os filmes, incluindo comédias, que mostram o pior destas práticas, como o telefilme "Dying to Belong" (1997) ou, em várias sequências, o aclamado drama "The Social Network" (2010), de David Fincher.

Enviar um comentário

1 Comentários

//]]>