Destaques da Programação do MOTELx 2018

Já é conhecida a programação do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que terá lugar de 4 a 9 de Setembro no Cinema São Jorge. Leigh Whannell, criador de “Saw” e de “Insidious”, está entre os convidados da 12.ª edição, que abre portas com a antestreia em exclusivo do aterrador “The Nun - A Freira Maldita”.
Leigh Whannell vai estar presente no MOTELX 2018 para apresentar o seu último trabalho, o filme “Upgrade”. Quem também vem acompanhar a exibição das suas obras são os franceses Pascal Laugier e Xavier Gens, realizadores de ”Cold Skin” e de “Ghostland”, respectivamente, que se juntarão para debater as peculiaridades do terror francês.
O realizador de “Verónica” e de “REC”, Paco Plaza, é outro destaque do leque de convidados, assim como Yann Gonzalez, realizador de “Knife+Heart”, Oliver Kienle, com “Four Hands”, e o britânico Andy Nyman, que vem mostrar “Ghost Stories”. “Luz”, de Tilman Singer, “Anna and the Apocalypse”, de John McPhail, “Hagazussa”, de Lukas Feigelfeld, e “Errementari”, de Paul Urkijo, também vão ser exibidos nesta edição do Festival e contarão com a presença dos seus realizadores. Solveig Nordlund, cineasta sueca, que dirigiu “Aparelho Voador a Baixa Altitude”, será homenageada na secção Quarto Perdido. É a primeira vez que esta secção, que desvenda o que de melhor se fez no cinema de género português, será inteiramente dedicada a apenas uma cineasta.
E porque não só de realizadores se faz o cinema, o MOTELX vai contar ainda com o compositor Stephen Thrower, que será jurado no Festival, e com o figurinista lusodescendente Luís Sequeira, que vai orientar uma masterclass sobre guarda-roupa para filmes de terror e partilhar um pouco do seu trajecto, que culminou com a nomeação para os Óscares, no ano passado, com o guarda-roupa de “The Shape of Water”.
Outro dos grandes momentos desta edição será a abertura, no dia 4 de Setembro, com o tão aguardado “The Nun - A Freira Maldita”. A entrada para esta sessão exclusiva será realizada através de convites diretos e passatempos. O terror nacional subirá ao palco com 12 curtas-metragens portuguesas a concorrerem pelo Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror e duas longas a competirem pela primeira vez pelo Prémio MOTELX - Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d’Argent.  O cinema será acompanhado por um vasto leque de actividades, para miúdos e graúdos. 
Entre os dias 31 de Agosto e 1 de Setembro, decorrem as iniciativas de Warm-up. Neste plano, o MOTELx recria um dos cenários de cinema mais adorados pelos espectadores: o drive-in. A comédia de zombies “Shaun of the Dead” foi escolhida especialmente para a ocasião, que irá decorrer no dia 31 de Agosto, às 21h30, em Santos, no parque de estacionamento à beira-rio do lado oposto ao IADE. O MOTELX volta a usar a cidade de Lisboa como palco de noites de cinema inesquecíveis. Além das habituais sessões de cinema ao ar livre, a 12.ª edição marcará a estreia do formato drive-in no Festival. “O drive-in é um cenário que vemos nos filmes e que desejamos ter também na nossa cidade. Por isso, decidimos tornar este desejo uma realidade. Com o apoio da EMEL, Porto de Lisboa e Capitania do Porto de Lisboa, será possível concretizar uma noite única à beira-rio, numa zona que tão bem caracteriza Lisboa e se vai revelar o local ideal para despertar os medos dos espectadores”, explica Pedro Souto, Director do MOTELX.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>