Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, novembro 14, 2018

Começa Esta Semana o Lisbon & Sintra Film Festival 2018

O Lisbon & Sintra Film Festival 2018 está de regresso e, este ano, realiza-se de 16 a 25 de Novembro. Trata-se da 12ª Edição deste já popular festival de cinema que aposta na interligação de propostas culturais diversas: do cinema à literatura, passando pela música e pelas artes plásticas. 
Este ano estão confirmados inúmeros convidados de renome e oriundos de vários cantos do planeta, sendo que as principais artes de entretenimento estarão representadas. A lista de convidados inclui vários nomes fortes do cinema mundial, como o realizador francês Jacques Audiard que virá ao festival apresentar o seu mais recente filme: "Os irmãos Sister", que será também o Filme de Abertura do Festival. Também os icónicos realizadores Mike Leigh, Paul Schrader, Walter Salles, Mario Martone e Darezham Omirbayev também estarão presentes em Lisboa e Sintra para acompanhar as suas respetivas retrospectivas que o festival irá promover. Também Olivier Assayas, Louis Garrell e John Malcovich são alguns dos grandes nomes do cinema que estarão presentes no festival, quer para apresentar os seus filmes, quer para lecionar algumas masterclasses. Neste campo destaca-se também a presença do ator e cineasta francês Mathieu Almarci que estará em Lisboa para participar nas masterclasses work in progress. 
Esta edição prestará ainda uma homenagem a David Lynch. Para além de duas exposições de fotografia SMALL STORIES, de David Lynch e PSYCHOGENIC FUGUE, de Sandro Miller, o festival exibirá os filmes e vídeos que o cineasta criou nos últimos doze anos, incluindo os dois primeiros episódios de Twin Peaks – The Return, assim como uma série de iniciativas à volta da sua obra multifacetada, contando com a participação de Chrysta Bell e Kristine McKenna. 
O Cinema Português estará em destaque graças a uma Retrospetiva/ Homenagem dedicada ao icónico cineasta João Botelho que também estará presente no festival. Serão exibidos vários filmes do realizador ao longo do certame. A nível do cinema português haverá ainda sessões especiais dos filmes "Caminhos Magnéticos", de Edgar Pêra e "Ainda Tenho Um Sonho ou Dois – a História dos Pop Dell’Arte", de Nuno Galopim e Nuno Duarte!
Na Selecção Oficial em Competição estão presentes alguns dos grandes filmes de 2018, incluindo os já comprovados sucessos "Blaze", de Ethan Hawke; "Ray & Lyz", de Richard Billingham; "L'Homme Fidèle", de Louis Garrel ou "Vox lux", de Brody Corbert. O vencedor será escolhido por um júri composto por WALTER SALLES (realizador), MARTHA ARGERICH (pianista), JONATHAN LITTELL (escritor e realizador), STEPHEN KOVACEVICH (pianista e maestro), CHRYSTA BELL (cantora, compositora e actriz) e JORGE QUEIROZ (artista plástico). 
À margem da competição também serão exibidos alguns dos grandes filmes do ano. para além do já citado novo filme de Audiard, o festival exibirá, em primeira mão, os filmes "At Eternity's Gate", de Julian Schnabel; "Las herderas", de Marcelo Martinessi; "Roma", de Alfonso Cuáron; "Shoplifters", de Hirokazu Koreeda; "Suspiria", de Luca Guadagnino e  "The House That Jack Built", de Lars Von trier, Um grande destaque pertence também á exibição de "La Flor", , um dos filmes que marcou este ano de 2018, não estará online ou em DVD, nem terá mesmo cartazes. Haverá apenas uma experiência única: ver La Flor, no LEFFEST, nos primeiros dias do festival, apresentado pelo seu realizador, MARIANO LLINÁS.
O LEFFEST’ 18 acontece no Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas, Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional de Queluz, MU.SA – Museu das Artes de Sintra, Teatro Nacional D.Maria II e Cinemas NOS Amoreiras. Os bilhetes variam entre os 4€ e os 70€ e podem ser adquiridos (mas não exclusivamente) nas bilheteiras centrais: Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas e Centro Cultural Olga Cadaval. Saiba mais em http://www.leffest.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas