Os Principais Candidatos aos Óscares 2019: Os Indies

Está na altura de começarmos a preparar os Óscares! E porque não começar com os nossos Favoritos às Nomeações? Faltam ainda 4 Meses para o maior evento da Indústria do Cinema, mas os principais candidatos aos Óscares já se começam a perfilar e, por isso, o Portal Cinema decidiu aproveitar para reunir uma lista com os 38 Principais Candidatos aos Prémios da Academia de Ciências Cinematográficas. Começamos com os Indies, mais concretamente aqueles filmes de baixo orçamento que têm surpreendido e que têm boas hipóteses de chegar às nomeações.

Shoplifters - Uma Família de Pequenos Ladrões
Ficha Técnica

Candidato do Japão ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, “Shoplifters” conquistou a crítica e passou com grande aclamação por múltiplos festivais de cinema internacionais, nomeadamente pelo Festival de Cannes onde conquistou a Palma de Ouro. Tem portanto boas possibilidades de chegar, pelo menos, às nomeações aos Óscares, mas será que pode tentar voos mais altos?

A Favorita
Ficha Técnica

Num passado recente, Yorgos Lanthimos conseguiu chegar obter um par de nomeações aos Óscares, mas ainda não conseguiu atingir a desejada glória dourada. Com “The Favourite”/ "A Favorita" poderá também chegar ao patamar das nomeações, nomeadamente em categorias técnicas, mas deverá ser demasiado ambicioso pensar em, por exemplo, chegar à nomeação ao Óscar de Melhor Filme ou Realizador. É certo que este drama de período é uma boa surpresa, mas a sua chegada aos Óscares não deverá passar do campo das nomeações.

Can you Ever Forgive Me?
Ficha Técnica

Pode parecer estranho incluir um filme protagonizado por Melissa McCarthy no contexto dos Óscares, mas não há engano e “Can You Ever Forgive me” deverá mesmos ser levado a sério. McCarthy interpreta Lee Israel e esta é a história real desta autora de biografias dos famosos que, após alguns insucessos, arranjou uma forma de voltar ao topo. E onde se enquadra esta obra na corrida aos Óscares? Há boas possibilidades de o vermos conseguir arrancar uma nomeação ao Óscar de Melhor Argumento Adaptado, mas poderá mesmo ser McCarthy a conseguir receber uma nomeação ao Óscar de Melhor Atriz.

Leave no Trace
Ficha Técnica

A crítica rendeu-se e o circuito de festivais também. É já certo que “Leave no Trace” é uma das sensações indie de 2018. Embora tenha um valor mais do que reconhecido, “Leave no Trace” poderá não ter o arcaboiço mediático para lutar contra os grandes candidatos que já se perfilam na corrida ao Óscar de Melhor Filme, mas tudo pode acontecer nas categorias de Melhor Ator (Bem Foster), Melhor Atriz (Thomasin McKenzie) e Melhor Argumento Original!


Beautiful Boy
Ficha Técnica

Com críticas medianas, “Beautiful Boy” não deverá chegar aos Óscares. A sua única possibilidade parece assentar nas performances do seu elenco que são, na realidade, a sua maior mais valia. Steve Carell e Timothée Chalamet podem, assim, chegar aos Óscares, mas as probabilidades são cada vez menores.

Ben is Back

Este poderá ser o grande regresso de Julia Roberts aos papéis que valem Óscares. Embora seja consensual que “Ben is Back” não tem grandes possibilidades de chegar a nomeações em boa parte das categorias, muitos acreditam que o peso mediático de Roberts e a sua convincente performance no filme a possam fazer chegar à nomeação ao Óscar de Melhor Atriz, restando saber se a vão colocar a competir na categoria de Atriz Principal ou Secundária.

Wildlife
Ficha Técnica

A estreia de Paul Dano como realizador coloca Carey Mulligan e Jake Gyllenhaal no epicentro de um drama familiar que conquistou aplausos no Festival de Sundance.  Brilhou nos Festivais, mas tem tido uma distribuição cinematográfica demasiado limitada para apoiar uma candidatura séria aos Óscares.

The Old Man and the Gun

Robert Redford tinha anunciado que “The Old Man and the Gun” seria o seu último trabalho como actor, mas depois parece ter voltado atrás com esta decisão. O que é certo é que a sua agenda profissional não contempla, para já, mais nenhum projeto como ator pelo que esta poderá ser a última oportunidade da Academia em agraciá-lo com, pelo menos, mais uma nomeação ao Óscar numa categoria de representação. As críticas parecem apoiar a candidatura de Redford a este Óscar, mas Hollywood já parece estar mais reticente na hora de colocar na rota de outros prémios este filme sobre a história real de Forrest Tucker que, com 70 Anos, conseguiu escapar de uma prisão. Poderá o percurso de “Old Man and the Gun” nos Óscares restringir-se apenas a Redford?

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>