Descubra Detainment, Uma Curta Britânica Sobre um Dos Mais Polémicos Casos Criminais do Reino Unido

De Inglaterra chega-nos "Detainment", uma curta que tem tido um grande percurso no circuito de festivais e que pode vir a chegar aos Óscares. Trata-se de uma curta impactante que retrata momentos do interrogatório a duas crianças, por parte da polícia inglesa, relativamente a um crime chocante. 

Realizado por Vincent Lambe 
Com Ely Solan, Leon Hughes, Will O'Connell
Duração - 30 Min.


Sinopse - Dois meninos de dez anos são detidos pela polícia sob suspeita de sequestrar e matar uma criança. Uma história verdadeira baseada em transcrições de entrevistas e registos do caso James Bulger, que chocou o mundo em 1993. 

Crítica - O homicídio de James Bulger chocou o Reino Unido, mas também o Mundo. Temos que recuar até 1993 para recordar este polémico e trágico caso criminal. Quando tinham apenas 10 Anos, Robert Thompson e Jon Venables raptaram de um centro comercial na cidade britânica de Liverpool, uma criança de apenas três ano chamada James Patrick Bulger. Após o raptarem, Venables e Thompson espancaram brutalmente a criança, torturaram-no e, mesmo após a criança morrer, continuaram a torturá-lo violentamente, tendo-o deixado posteriormente semi-nu em cima de um trilho de caminho de ferro. O corpo de Bulger foi encontrado alguns dias após o seu desaparecimento no mesmo local, tendo sido, entretanto, cortado ao meio quando um comboio de carga passou por cima dele. Os dois jovens foram presos quando foram divulgadas as filmagens de uma câmara de segurança que mostrava o par a raptar Bulger do shopping em Liverpool. Os dois confessaram parcialmente o crime, mas os detalhes do mesmo nunca foram revelados ao público por, alegadamente, serem demasiado gráficos. Por serem menores, Thompson e Venables foram condenados a permanecerem num Centro de Detenção Juvenil até atingem a maior idade, sendo que na altura o seu caso seria reavaliado e, caso permanecessem um perigo para a sociedade, continuariam presos, caso contrário seriam libertados em regime de liberdade condicional. Foi precisamente isto que acabou por acontecer quando ambos completaram a maior idade, tendo recebido novas identidades para evitarem represálias do público. Isto porque o caso chocou o Reino Unido e criou uma onda gigante de revolta que nunca foi esquecida. 
O crime, ainda hoje, causa grande revolta junto dos Britânicos e permanece como um dos piores crimes perpetrados por crianças no Reino Unido. Este caso é o foco de “Detainment”, uma elogiada e multi premiada curta britânica que explora, com base em documentos verídicos e oficiais, o primeiro interrogatório policial a que foram sujeitas as duas crianças e onde acabaram por confessar partes do crime macabro, sendo que pelo meio são recriados parte dos eventos que levaram as crianças às cenas do crime. É portanto uma curta praticamente documental que nos elucida melhor sobre alguns dos contornos trágicos deste caso. Neste ponto destaca-se como um exercício bem competente que, certamente, prenderá o espectador aos pormenores do caso!

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. João, onde poderia ver ou baixar esse curta? O filme little monsters do diretor David Schmoeller tem a ver com esse crime? Grande abraço Helio

    ResponderEliminar

//]]>