Os Principais Candidatos aos Óscares 2019: Os Favoritos

Está na altura de começarmos a preparar os Óscares! E porque não começar com os nossos Favoritos às Nomeações? Faltam ainda 4 Meses para o maior evento da Indústria do Cinema, mas os principais candidatos aos Óscares já se começam a perfilar e, por isso, o Portal Cinema decidiu aproveitar para reunir uma lista com os 38 Principais Candidatos aos Prémios da Academia de Ciências Cinematográficas. Terminamos, claro está com os Favoritos, ou seja, aqueles filmes que são os favoritos à vitória nas principais categorias.

É, neste momento, um dos principais candidatos ao Óscares. É praticamente certo que irá conseguir, pelo menos, um par de nomeações aos principais prémios do cinema, nomeadamente nas importantes categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz (Lady Gaga). E também parece certo que “A Star is Born” irá ganhar, pelo menos, um Óscar, já que é praticamente garantido que a sua principal canção original, “Shallow, vai ganhar Óscar de Melhor Música Original. É bem provável que a este Óscar se juntem outros e presume-se que este drama vá estar até ao final na luta pelo prémio de Melhor Filme. 

Eighth Grade

Foi uma sensação indie e, caso os Globos de Ouro sejam um bom indicador, poderá mesmo revelar que “Eighth Grade” poderá chegar aos Óscares. Poderá ser uma das grandes surpresas das nomeações. 

É, tecnicamente, um blockbuster, mas enquadra-se mais na categoria de favoritos devido a desenvolvimentos recentes. Para além de ter boas hipóteses de conseguir nomeações nas categorias técnicas de Som, Canção e Efeitos Visuais, “Black Panther” poderá mesmo tornar-se no primeiro filme da Marvel a chegar à nomeação ao Óscar de Melhor Filme. A ver vamos se consegue!

É candidato mais descontraído do lote de favoritos, tendo sido também um dos primeiros a chegar às salas de cinema. Embora “BlacKKKlansman” não seja um tour de force cinematográfico, o que é certo é que tem vindo a ser consistentemente apontado como um dos melhores filmes do ano. A opiniões também são consensualmente positivas, mas a que categorias poderá “BlacKKKlansman” almejar para além de Melhor Filme? Muitos apontam Spike Lee a uma nomeação ao Óscar de Melhor Realizador, mas só o tempo (e a competição) dirão  quais as reais hipóteses que este filme poderá ter. 

Green Book

Foi uma das sensações do Festival de Toronto e, desde então, tem vindo a acumular críticas positivos e um feedback muito curioso junto do grande público. Se é inegável que a sua nomeação ao Óscar de Melhor Filme parece praticamente garantida, já não é tão fácil de prever se é, realmente,  um candidato sério ao título. Os seus dois principais astros, Viggo Mortensen e Mahershala Ali, parecem também ter possibilidades de fazer moça nas categorias de representação masculina.

Foi uma das maiores estrelas do Festival de Veneza, tendo conquistado aliás o Leão de Ouro. Em 2017, “The Shape of Water” conquistou o mesmo prémio e acabou por vencer Óscar de Melhor Filme. A história não se deverá repetir, para infortúnio da Netflix, mas pese embora seja difícil de considerar “Roma” um sério candidato ao Óscar de melhor Filme, não é nada descabido considera-lo o favorito na corrida ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. “Roma” é o candidato do México nesta categoria e, caso consiga a nomeação final, deverá ser considerado um peso pesado na corrida. Também Alfonso Cuáron pode estar de olho em mais uma nomeação ao Óscar de Melhor Realizador.  

Christian Bale como Dick Cheney, antigo Vice-Presidente de George W. Bush? É impossível não imaginar Bale ser nomeado por esta performance ao Óscar de Melhor Ator principal, como também não é difícil de imaginar que “Vice” possa conquistar, pelo menos, uma nomeação ao Óscar de Melhor Caracterização. A pergunta que se impõem é saber se o filme conseguirá corresponder às elevadas expectativas que estão a ser criadas à sua volta e neste campo só nos conseguimos lembrar do grande flop que foi, na altura, “All The King’s Men”.

If Beale Street Could Talk
Ficha Técnica

Realizado por Barry Jenkins, vencedor do Óscar de Melhor Realizador por “Moonlight”, “If Beale Street Could Talk” poderá mesmo repetir os passos de “Moonlight” e brilhar nos Óscares. Trata-se de um filme que explora a história da luta de um casal negro na América e, por isso, assume-se como um filme atual bem ao estilo da Academia, mas será que Jenkins brilhará tanto como da primeira vez? 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>