Crítica - Um Ato de Fé (2019)


Realizado por Roxann Dawson
Com Marcel Ruiz, Topher Grace, Sarah Constible

Foi um sucesso comercial no Brasil mas em Portugal,  “Breakthrough” ou “Um Ato de Fé” teve um percurso discreto. E este acaba por ser um bom exemplo de como questões culturais conseguem influenciam os hábitos cinematográficos dos espectadores. Num país mais religioso e com uma maior apetência para a prática da fé, como o Brasil, “Um Ato de Fé”, que é um filme que promove uma forte mensagem religiosa, conseguiu obter melhores resultados do que em Portugal. Um país que, embora fortemente católico, acaba por ter uma população com atitude bem menos praticante que a população do Brasil 
Inspirado numa história real que ocorreu nos Estados Unidos da América, “Um Ato de Fé” centra-se no drama de Smith, um jovem que afogou-se num lago gelado. Quando todos o davam como morto, Smith acabou por recuperar os sentidos quando a sua mãe chegou ao Hospital para onde ele foi transportado e rezou para que o seu filho voltasse à vida. É óbvio que este evento foi encarado como um milagre, até porque Smith não teve qualquer sequela do acidente, isto apesar de ter ficado privado de oxigénio por mais de trinta minutos. 
Embora a história em que o filme se inspire seja interessante, esta adaptação cinematográfica está bem longe de o ser. É fácil de perceber que pode ter os seus encantos para quem pretende ser comovido e arrebatado por uma história que até é inspiradora e que conta com uma clara conotação religiosa. Mas se olharmos para mais além do que a mensagem de fé que o filme nos passa, acabamos por chegar á conclusão que até é bastante medíocre em todos os aspectos. 
A sua base pode ser inspiradora e até poderia gerar uma curta inspiradora capaz de promover valores religiosos, mas muitas das boas mensagens do filme perdem-se num enredo muitas vezes excessivo e desnecessário na hora de expor os valores e emoções da história. E claro, também a forma como o guião menospreza a medicina em prol da religião também não abona nada em seu favor, até porque essa não é de todo a mensagem que a história real transmitiu na altura.

Classificação - 2 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>