Especial MOTELx 2019 - Entrevista a João Pereira, Realizador de Do Outro Lado

Tal como em edições anteriores, o Portal Cinema volta a aliar-se ao MOTELx para vos trazer 10 Entrevistas com os criadores das 10 Curtas-Metragens a concurso ao Prémio Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d'Argent. Segue-se uma entrevista com João Pereira, realizador da curta Do Outro Lado.



REALIZAÇÃO João Pereira 
ARGUMENTO Karine Garrido, João Pereira, Tiago Lemos 
PRODUÇÃO Rita Costa, Sérgio Ferreira 
ELENCO Diogo Martins, Carolina Frias, João Craveiro 
EXIBIÇÃO - 12 Setembro 2019 às 18h55 no Cinema São Jorge na Sala Manoel de Oliveira e 14 Setembro 2019  às 13h00 no Cinema São Jorge Sala 3


SINOPSE - Nada fazia prever que a ida ao cinema de um casal apaixonado terminasse num regresso do passado, a uma noite que ambos se esforçam por esquecer. Mas, nas sombras do parque de estacionamento vazio, há alguém que está atento a todos os passos de Laura e André.


Portal Cinema – Antes de explorarmos um pouco o projeto que vem apresentar ao MOTELx 2019, gostaria que falasse um pouco sobre o seu percurso profissional até ao dia de hoje. Qual a sua formação? E o que fez antes de começar a trabalhar neste projeto?


João Pereira - Desde muito cedo que tenho contacto com o audiovisual, talvez pela grande influência do meu pai, enquanto produtor freelancer. A minha história enquanto “realizador” inicia-se aos 16 anos, no secundário, ao realizar uma curta-metragem, ainda que feita com amigos, muito amadora e sem qualquer objetivo. Neste processo, descobri que o meio audiovisual é uma forma incrível de passarmos uma mensagem, uma história. Foi a partir daí que se deu “o clique” e comecei a ter cada vez mais interesse na área. Os anos passaram, fui fazendo projetos pessoais, projetos para clientes… evoluí. Dou por mim a ingressar no curso superior de produção audiovisual do Instituto Politécnico de Setúbal, a par com outros projetos enquanto freelancer. Ao concluir o curso ingressei na TVI como editor de imagem. Hoje, conto com inúmeros projetos em portfólio para diversos clientes, incluindo a minha 8ª. Curta-metragem “Do Outro Lado”.

Portal Cinema – Quais são as suas principais influências cinematográficas? E, já que estamos a falar no enquadramento de um Festival de Terror, qual é o seu Top 3 de Filmes de Terror favoritos?


João Pereira - Com a facilidade da internet, e com a informação à distância de um clique, grande parte das minhas referências são nomes de atuais filmmakers com projetos no Youtube. De referir em particular Peter Mckinnon e Ryan Connolly. Contudo, a minha maior referência no mundo cinematográfico, a par dos grandes clássicos, é o realizador Christopher Nolan. Adoro o seu trabalho e admiro-o muito.

Portal Cinema – Tem algum sonho/objetivo em particular que pretenda alcançar no mundo cinematográfico?


João Pereira - Acho que o meu maior sonho, para já, era ter a oportunidade de me dedicar a tempo inteiro na realização de uma longa metragem. Ideal mesmo seria ter a oportunidade de o fazer no estrangeiro.

Portal Cinema – O que o levou a criar este projeto? E o projeto final ficou como imaginou? 


João Pereira - A curta “Do Outro Lado” foi realizada para o 48 Hour Film Project Lisboa 2019. Para quem não conhece o festival em questão, o objetivo é escrever, rodar e editar toda uma curta-metragem em apenas e só 48 horas, com a condicionante de não podermos escolher o género (é sorteado) e de ter algumas premissas obrigatórias como uma personagem, um objecto e uma linha de diálogo, dados pela produção. Claro que, por ter sido feita em 48h, considero que há aspetos que podiam ter sido evitados e/ou melhorados. Como em qualquer obra. Ainda assim, estou muito orgulhoso e contente com o resultado obtido. É difícil acreditar que foi feita em 48h e para mim, até agora, foi a curta-metragem mais  desafiante e bem conseguida no meu percurso enquanto realizador.

Portal Cinema – Como criador, como o descreve? O que pode o espectador esperar e o que espera que ele sinta ao vê-lo?


João Pereira - Para mim esta obra é um misto de emoções e espero que o espectador sinta exatamente isso mesmo. O filme retrata uma história vivida por um casal, num dia completamente normal e banal. Podia acontecer connosco. Contudo, o encanto está na improbabilidade e nas variáveis da história, porque nem sempre o arranque de um filme dita o seu rumo e fim.

Portal Cinema – O que significa a presença da sua curta na Competição Oficial do MOTELx? E perante isto quais são as suas expectativas globais (quer no festival, quer posteriormente) para a mesma?


João Pereira - Primeiro ano no MOTEL X. Foi uma enorme surpresa! Como disse, a curta-metragem foi pensada e realizada para outro fim. Mas dado o tão bom resultado final, e o facto de ser uma mistura de géneros (que vão desde espionagem, passando pelo drama e com um final apoteótico em thriller), que de alguma forma se adequam ao festival, decidimos arriscar e inscrever-nos nesta edição. Claro, ser selecionado é uma enorme honra e traz-nos muita responsabilidade. Sinceramente, não estamos cá pelo prémio. O facto de podermos participar neste mítico e tão ousado festival internacional, com assinatura portuguesa, é motivo suficiente para orgulho. Se ganharmos… que seja! Ainda assim, queremos dar continuidade e, quem sabe, enveredar pelos festivais mundo fora dedicados a este género.

Portal Cinema – E o que nos pode dizer sobre os seus projectos futuros? O seu futuro profissional passará por Portugal ou poderá haver uma aposta no estrangeiro?


João Pereira - Portugal é e será sempre a minha principal escolha quando fizer novos projetos. Chamem-lhe o que quiserem… há qualquer coisa de especial em Portugal. E como não podia deixar de ser, a minha próxima curta-metragem terá certamente lugar em Portugal. Já estou a trabalhar nela e conto consegui-la até ao fim do ano. Claro, ter oportunidade de rodar um novo filme em solo estrangeiro era uma grande conquista, e acredito que eventualmente irá acontecer um dia. Quem sabe, uma longa-metragem.


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>