Especial MOTELx 2019 - Entrevista Victor Santos, Realizador de Reverso

Tal como em edições anteriores, o Portal Cinema volta a aliar-se ao MOTELx para vos trazer 10 Entrevistas com os criadores das 10 Curtas-Metragens a concurso ao Prémio Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d'Argent. Hoje temos uma entrevista com Victor Santos, realizador da curta Reverso.


REALIZAÇÃO Victor Santos 
ARGUMENTO Victor Santos 
PRODUÇÃO Alexandra Couto, Mariana Madureira 
ELENCO José Eduardo Silva 
DATA DE EXIBIÇÃO - Quarta-feira, 11 Setembro 2019 às 18h40 no Cinema São Jorge Sala Manoel de Oliveira & Domingo, 15 Setembro 2019 às 12h55 no Cinema São Jorge . Sala 3


SINOPSE - 26 de Abril de 1974, meia-noite. Um homem entra num pequeno quarto de hotel, levando apenas uma pequena mala. Adormece profundamente, mas acorda com o toque do telefone do quarto. Do outro lado da linha, uma voz parece querer provocá-lo repetindo tudo o que diz.



Portal Cinema – Antes de explorarmos um pouco o projeto que vem apresentar ao MOTELx 2019, gostaria que falasse um pouco sobre o seu percurso profissional até ao dia de hoje. Qual a sua formação? E o que fez antes de começar a trabalhar neste projeto?

Victor Santos - A minha formação na área começou no Instituto Politécnico do Porto no Curso de Tecnologias de Comunicação Audiovisual em 2001. Ainda durante o curso fui criando as bases para uma produtora. A Filmesdamente. Juntamente com mais um sócio (também realizador) iniciamos a atividade em 2010 na qual ocupo as funções de produtor e realizador.

Portal Cinema – Quais são as suas principais influências cinematográficas? E, já que estamos a falar no enquadramento de um Festival de Terror, qual é o seu Top 3 de Filmes de Terror favoritos?

Victor Santos - As minha influencias são os filmes Noir de 1940/1950. Sigo bastante cinema de Terror; Fantástico; Sci-fi eThriller e alguns dos meus realizadores de referência são John Carpenter; David Fincher e Hitchcock.. O meu top 3 de terror são: The Thing; The Exorcist; Shining

Portal Cinema – Tem algum sonho/objetivo em particular que pretenda alcançar no mundo cinematográfico?

Victor Santos - Continuar a fazer filmes e brevemente produzir e realizar a minha primeira longa-metragem (terror-fantástico). A cereja no topo do bôlo seria conseguir um financiamento para este projecto.

Portal Cinema – O que o levou a criar este projeto? E o projeto final ficou como imaginou? 

Victor Santos - Este projecto começou como um desafio em fazer uma história com um personagem num único espaço. Ao longo do processo levou algumas alterações por questões orçamentais (não conseguimos financiamento do ICA por duas vezes)  e em 2018 resolvi que mesmo sem financiamento o deveria produzir. Com um trabalho de uma equipa muito dedicada  penso que conseguimos um excelente resultado. Fiquei muito contente com o resultado final.

Portal Cinema – Como criador, como o descreve? O que pode o espectador esperar e o que espera que ele sinta ao vê-lo?

Victor Santos - Não tenho muito a dizer sobre o filme, é uma história bastante simples com uma conexão a um passado recente de Portugal, o 25 de Abril de 1974.  Espero que o publico goste.

Portal Cinema – O que significa a presença da sua curta na Competição Oficial do MOTELx? E perante isto quais são as suas expectativas globais (quer no festival, quer posteriormente) para a mesma?

Victor Santos - A minha presença com este filme significa um momento de partilha com um público interessado em cinema de terror;fantástico;sci-fi. A minha expectativa é que o público goste da curta e que ela comece a circular por mais festivais e que tenha boa receptividade.

Portal Cinema – E o que nos pode dizer sobre os seus projectos futuros? O seu futuro profissional passará por Portugal ou poderá haver uma aposta no estrangeiro?

Victor Santos - Neste momento estamos a trabalhar numa longa-metragem de outro realizador que irá ser rodada até ao final deste ano. Temos também uma série de outros projectos de curtas para 2020 sendo um deles uma curta de animação que também estou a realizar.
A Filmesdamente (que tambem produz publicidade) está a direcionar o seu foco para a produção cinematográfica e o meu presente e futuro profissional é certamente em Portugal no entanto com co-produções com outros países.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>