Especial MOTELx 2019 - Entrevista a Guilherme Daniel, Realizador de Erva Daninha

Tal como em edições anteriores, o Portal Cinema volta a aliar-se ao MOTELx  para vos trazer 10 Entrevistas com os criadores das 10 Curtas-Metragens a concurso ao Prémio Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d'Argent. Apresentamos agora a entrevista com Guilherme Daniel, o realizador da curta Erva Daninha.


REALIZAÇÃO Guilherme Daniel 
ARGUMENTO Guilherme Daniel 
PRODUÇÃO Guilherme Daniel, Raquel Santos 
CO-PRODUÇÃO Bro Cinema 
ELENCO Daniel Viana, Isabel Costa 
EXIBIÇÃO - 11 Setembro 2019 às 00h05 NO Cinema São Jorge na Sala Manoel de Oliveira e 14 Setembro 2019 às 13h00 no Cinema São Jorge na Sala 3


SINOPSE - Um casal cultiva um terreno aparentemente infértil. Um dia, encontram na terra uma semente negra que virá a crescer e a tornar-se uma estranha influência nos seus comportamentos.



Portal Cinema – Antes de explorarmos um pouco o projeto que vem apresentar ao MOTELx 2019, gostaria que falasse um pouco sobre o seu percurso profissional até ao dia de hoje. Qual a sua formação? E o que fez antes de começar a trabalhar neste projeto?

Guilherme Daniel - A minha formação é um pouco eclética: primeiro em Matemáticas Aplicadas, depois em Cinema. Em 2012 comecei a trabalhar em Cinema e Publicidade, e desde essa altura que escrevo e produzo juntamente com a Raquel Santos curtas-metragens de terror.

Portal Cinema –  Quais são as suas principais influências cinematográficas? E, já que estamos a falar no enquadramento de um Festival de Terror, qual é o seu Top 3 de Filmes de Terror favoritos?

Guilherme Daniel -  Não consigo apontar influências específicas. Em relação a filmes diria “The Exorcist”, “The Witch” e “Neon Demon”.

Portal Cinema  – Tem algum sonho/objetivo em particular que pretenda alcançar no mundo cinematográfico?

Guilherme Daniel - Interessa-me trabalhar como Director de Fotografia em Cinema. É esse o meu objectivo.

Portal Cinema –  O que o levou a criar este projeto? E o projeto final ficou como imaginou?

Guilherme Daniel - Este projecto vem de uma vontade de fazer curtas-metragens com regularidade, para continuar a evoluir no Cinema e trabalhar com pessoas de quem gosto imenso e que admiro.

Portal Cinema –  Como criador, como o descreve? O que pode o espectador esperar e o que espera que ele sinta ao vê-lo?

Guilherme Daniel - Descreveria o filme da seguinte forma: pós-terror presunçoso com base de realismo mágico gótico rural. Gostaria que o espectador se sentisse envolvido por uma atmosfera, e que sentisse vontade de pensar o filme.

Portal Cinema –  O que significa a presença da sua curta na Competição Oficial do MOTELx? E perante isto quais são as suas expectativas globais (quer no festival, quer posteriormente) para a mesma?

Guilherme Daniel - A curta foi feita especificamente para estrear no MOTELx, e é a quinta vez que conseguimos o feito, o que nos deixa muito orgulhosos. As expectativas são de encontrar pessoas com quem falar sobre este e os outros filmes que estão no festival.

Portal Cinema –  E o que nos pode dizer sobre os seus projectos futuros? O seu futuro profissional passará por Portugal ou poderá haver uma aposta no estrangeiro?

Guilherme Daniel - Portugal sempre. Provavelmente quererei fazer outro filme para voltar ao Motel no próximo ano, assim que recuperar deste projecto.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>