Crítica - The Decline (2020)

Realizado por Patrice Laliberté
Com Marc Beaupré, Réal Bossé, Marilyn Castonguay

A mais recente novidade da Netflix chama-se "The Decline" e trata-se de uma co-produção entre o Canadá e a França que tenta pegar num pouco da loucura isolacionista que se vive atualmente com a pandemia do Covid-19 para, assim, tentar atrair mais atenção do que a que efetivamente merece. 
A premissa é simples. Um grupo de jovens adultos fanáticos pela sobrevivência inscrevem-se numa espécie de programa de treino intensivo que é organizado por um homem fanático que acredita que uma grande crise está para chegar e que só quem dominar a arte da sobrevivência em condições extremas pode sobreviver. Os primeiros momentos no campo de treino parecem inocentes e todos os participantes desenvolvem uma camaradagem entre eles, mas tudo muda quando um acidente despoleta uma sequência de eventos que traz à tona ideias extremistas, comportamentos violentos e uma verdadeira batalha pela sobrevivência entre os membros do grupo e o seu líder. 
Como se pode presumir pela premissa, "The Decline" mais não é que um thriller de ação que se transforma com a pressão num thriller de sobrevivência, cuja trama é desenvolvida a partir das ações de um grupo de personagens extremistas que não parecem conseguir lidar com a imprevisibilidade. O ponto extremo de violência para que o filme acaba por evoluir a partir do incidente que mata uma das personagens é demasiado forçado e excessivo, porque não há nas bases do filme nenhum culto, nenhum serial killer ou nenhuma entidade com intenções maléficas, apenas um grupo de pessoas que, claramente, não conseguem lidar com convivência em sociedade, sendo por isso que o despoletar de toda a carnificina é um momento tão absurdo para quem está habituado a viver em comunidade. Tudo o que se segue depois desse ponto é apenas um rasgo de cinema medíocre movido apenas pelo desejo de montar um espetáculo de ação que se revela ineficaz. As sequências de ação/violência são bastante pobres e acabam por não compensar o gigante vazio de lógica, desenvolvimento e suspense promovido pelo argumento. 
É um filme bastante fraco que não convence em nenhuma forma, seja como thriller de sobrevivência, seja como filme de ação. "The Decline" tenta ainda passar uma mensagem sobre os problemas dos excessos do isolamento social, mas qualquer noção ideológica ou moral é completamente atropelada pela completa falta de credibilidade deste projeto. 

Classificação - 2 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>