8 Filmes Que Já Assumiram a Sua Candidatura aos Óscares

8 Filmes Que Já Assumiram a Sua Candidatura aos Óscares


O ano passado por esta altura já tínhamos uma ideia bastante clara de quais seriam os cerca de quinze filmes que iriam mexer com a época de prémios. Embora com espaço para surpresas e algumas novidades já era possível apontar quais seriam aqueles filmes com mais probabilidades de chegar às principais nomeações aos principais prémios de cinema, como os Óscares, Globos de Ouro ou BAFTAs. Este ano tal tarefa é, ao dia de hoje, bem mais difícil. Como se sabe a pandemia adiou a Edição de 2021 dos Óscares e dos outros Grandes Prémios e, com isso, adiou também as datas de submissão dos principais candidatos a estes principais galardões da 7ª Arte. O alargamento/ adiamento das datas de submissão aos grandes prémios aliado às gigantes restrições impostas à presença de público nas salas de cinema em praticamente todo mundo permitiu assim aos grandes estúdios adiarem as datas de estreia de boa parte dos seus principais candidatos para Janeiro ou Fevereiro, impedindo assim que, agora, em Outubro possamos dizer quais são aqueles filmes que estão garantidos na short-list de nomeações dos grandes prémios.

Embora ainda exista muita indefinição e incerteza relativamente aos principais candidatos aos grandes prémios é possível, ainda assim, apresentar já uma lista (mais curta) de produções que já chegaram ao grande público e que praticamente já carimbaram a sua presença entre os grandes filmes do ano. Quer adivinhar de que filmes falamos?


8 Filmes Que Já Assumiram a Sua Candidatura aos Óscares
Nomadland


O grande candidato do momento aos grandes prémios de Hollywood, incluindo ao Óscar de Melhor Filme, chama-se "Nomadland". No seu palmarés esta obra de Chloé Zhao já conta com as conquistas nos importantes festivais de Veneza e Toronto e, se os Óscares fossem já amanhã, poucos seriam aqueles que se atreveriam a não considerá-lo como o grande candidato ao principal prémio. Para além de óbvio candidato nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador, "Nomadland" perfila-se também como candidato na categoria de Melhor Atriz, já que nos brinda com a performance soberba da veterana Frances McDormand na pele de Fern, uma mulher de 60 anos que, após a falência da sua vila, faz-se à estrada na sua autocaravana para procurar novas oportunidades. 


8 Filmes Que Já Assumiram a Sua Candidatura aos Óscares
One Night in Miami



O grande rival de "Nomadland" nos festivais de Veneza e Toronto foi "One Night in Miami", o filme de estreia da atriz Regina King como realizadora. Também apontado como grande candidato aos Óscares e Globos,  "One Night in Miami" tem ainda a particularidade de se assumir como um filme socialmente relevante cuja trama promove um encontro ficcional entre grandes ícones afo-americanos como Muhammad Ali, Malcolm X, Sam Cooke e  Jim Brown onde estes discutem o seu papel na luta pelos direitos e liberdades dos afro-americanos.


8 Filmes Que Já Assumiram a Sua Candidatura aos Óscares
The Trial of the Chicago 7



Após ter tido em 2020 um ano muito positivo com vários dos seus filmes a chegarem às nomeações aos Óscares e aos Globos de Ouro, a Netflix procura ter um 2021 ainda melhor. Embora tenha tido vários filmes aclamados, 2020 não trouxe grandes prémios ao Gigante de Streaming e o tão desejado Óscar de Melhor Filme ainda lhe escapa. Não deverá ser em 2021 que a Netflix conseguirá deitar as mãos a preciosa estatueta que tanto cobiça, mas isso não a impede de já ter três grandes candidatos à sua conquista: "The Trial of the Chicago 7", o novo filme do aclamado guionista Aaron Sorkin; "Da 5 Bloods", a mais recente produção do aclamado cineasta Spike Lee; e “I’m Thinking of Ending Things”, a mais recente produção bizarra e alternativa de Charlie Kaufman. É certo que este último poucas hipóteses terá de lutar pelo título de Melhor Filme, mas poderá ter algo a dizer na categoria de Melhor Argumento/ Argumento Adaptado. Já as outras duas produções dispensam apresentações e justificações, mas será que conseguirão concretizar o favoritismo? Para Dezembro a Netflix ainda tem agendada a estreia de outro candidato, o drama "Mank, de David Fincher...A ver vamos se confirma também o seu estatuto.


8 Filmes Que Já Assumiram a Sua Candidatura aos Óscares
Pieces of a Woman



Existem ainda algumas produções que já confirmaram as boas sensações e que se perfilam com boas hipóteses de chegar aos Óscares. Os dramas ambientados em períodos históricos são, por tradição, candidatos natos aos grandes prémios e se juntarmos a esta equação dramas históricos baseados em obras clássicas de vultos da literatura, então torna-se ainda mais difícil negar as suas hipóteses. Em 2020 o grande candidato deste género é "Emma", uma obra baseada na clássica obra de Jane Austen que foi recentemente lançada na Amazon Prime. A aclamação crítica para sustentar a sua candidatura aos grandes prémios, mas para já uma candidatura aos prémios técnicos de guarda roupa e/ou design de produção parece garantida. Na lista de "candidatos com ótimas chances" temos ainda que incluir "The Nest" que marca o regresso do clamado Sean Durkin à direção de longas metragens. Em 2020, Durkin não chegou aos Óscares com "Martha Marcy May Marlene", mas em 2021 poderá fazê-lo com este drama familiar liderado por uma soberba Carrie Coon. Por fim há que destacar "Pieces of a Woman" que, tal como "Nomadland" e "One Night in Miami" brilhou em Veneza e Toronto. Há grandes expetativas para descobrir se conseguirá resistir à concorrência de outros candidatos, mas esta obra de Kornél Mundruczó promete estar na discussão até final.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>