Crítica - Nomadland (2020)

Crítica - Nomadland (2020)

Realizado por Chloé Zhao

Com Frances McDormand, David Strathairn, Linda May


Brilhante. "Nomadland" é uma força da natureza, um filme cheio de sentido e sentimento que serve como o perfeito exemplo cinematográfico para várias situações sócio-económicas do Ocidente. Em "Nomadland", após o colapso de uma cidade numa zona rural de Nevada, nos Estados Unidos, provocado pelo fecho da fábrica que construiu a cidade, Fern (Frances McDormand), uma mulher de 60 anos, entra na sua carrinha e parte para a estrada, vivendo a partir daí uma vida fora da sociedade convencional como uma nómada moderna.

Não é à toa que "Nomadland" já conquistou os principais prémios dos Festivais de Veneza e Toronto, sendo hoje em dia o principal candidato à conquista do Óscar de Melhor Filme. E embora faltem estrear ainda vários grandes filmes que foram adiados devido à pandemia,certo é que "Nomadland" estará, sem dúvida, entre os nomeados finais. E tenho esta certeza porque esta obra de Chloé Zhao é, sem dúvida, um filme acima da média.


Crítica - Nomadland (2020)


E provavelmente, "Nomadland" não se ficará pelo Óscar de Melhor Filme. Frances McDormand merece também uma forte candidatura ao Óscar de Melhor Atriz Principal. Esta é  mais uma estrondosa performance desta celebra atriz que pega num papel complexo e confere-lhe uma garra Humana absolutamente incrível que dá uma nova vida à história. Também Chloé Zhao é candidata ao Óscar de Melhor Realizadora. Para além de orientar e comandar de forma sublime uma trama forte, Zhao criou também um filme belíssimo. Há planos e sequências extraordinárias e é difícil apenas destacar algumas, mas as sequências em que Fern contempla a Natureza no Deserto ou nos Parques ou, até, a sequência final onde passeia pela sua antiga cidade em ruínas são absolutamente magistrais!

É claro que o argumento é também responsável por boa parte do seu sucesso. Ao longo da jornada de Fern são explorados vários tema sócio-económicos relevantes como o drama do desemprego, a fragilidade económica dos mais pobres, a falta de oportunidades de trabalho para os mais velhos e o desrespeito da sociedade por uma parcela da sociedade que parece sempre viver no limbo.Todas estas temáticas puxam pela nossa realidade e pela emoção, sendo abordadas de uma forma tão dura mas real que certamente criarão impacto em qualquer espectador.

Há poucas falhas a apontar a "Nomadland", sendo o filme perfeito para a época que vivemos e que transmite até, apesar de explorar temas tão delicados, uma mensagem final até positiva. E fá-lo porque Fern nunca desiste e luta sempre para sobreviver e triunfar...E é essa ideia positiva de perseverança que importa reter...


Classificação - 5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>