Crítica - Spencer (2021)

Crítica - Spencer (2021)

Realizado por Pablo Larraín

Com Kristen Stewart, Sean Harris, Sally Hawkins


Poderá Kristen Stewart promover uma sólida candidatura ao Óscar de Melhor Atriz com a sua performance no drama "Spencer"? Talvez esta seja a grande questão que nos assola após visionarmos este drama de Pablo Larraín que, após explorar em "Jackie" a sequência mais dramática da vida de Jacqueline Kennedy, explora mais um grande momento na vida de uma grande figura feminina: a Princesa Diana. 

Embora descrito como um filme semi-biográfico, "Spencer" deve ser encarado como uma reimaginação do último Natal que a Princesa Diana passou com a Família Real na propriedade de Sandringham, em Norfolk, antes de pedir o divórcio do Principie Carlos. É impossível de saber ao certo se os eventos retratados por Larraín nesta obra obedecem ou não a um relato factual, mas, segundo a opinião popular, parecem pintar um retrato credível e realista de como a Princesa Diana terá vivido o seu último Natal como membro da Família Real Britânica.

Mas voltemos a Stewart....a grande surpresa positiva de "Spencer". Já há vários anos que Kristen Stewart tem-se dedicado a papéis mais sérios em obras muito competentes,  como "Personal Shopper" ou "Seberg". Já longe vão os tempos em que ganhou fama com a saga "Twilight" que, apesar de lhe ter dado popularidade, não a catapultou propriamente para um patamar de qualidade. Mas tal como o seu antigo namorado e companheiro de elenco, Robert Pattinson, Stewart tem tentado reabilitar a sua imagem junto da indústria...e tem conseguido. Para trás ficaram as polémicas e projetos menos conseguidos e, a julgar pelo lote de comentários positivos, "Spencer" tem tudo para se transformar no grande ponto de viragem da sua carreira....Mas será que esta sua aguerrida interpretação da Princesa do Povo será suficiente para a colocar na rota dos Óscares? É ainda cedo para avaliar, mas as expectativas são positivas, até porque a sua performance é de facto uma das principais forças motrizes do projeto. Pode-se até dizer que Stewart teve até uma melhora interpretação da figura da Princesa Diana do que a já veterana Naomi Watts no filme "Diana".

Se ganha ou não o Óscar ainda não se sabe, mas o que é certo é que Stewart conquista todas as atenções neste projeto pelo seu talento, mas também pelo seu carisma. A sua performance confere uma alma produtiva ao retrato que  Larraín nos propõem e, seja qual for a nossa opinião sobre a veracidade do mesmo, não há dúvidas que Stewart nos catapulta para a realidade pretendida.

É verdade que, tal como "Jackie", "Spencer" é um filme à imagem de Larraín, onde o subjetivo e o artístico sobrepõem-se à factualidade e por vezes ao realismo....Mas esta é também a beleza deste retrato que, tal como a figura da Princesa Diana, é completamente transcendente e digna de uma outra classe e realidade.


Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>