Benedetta, Titane e Eternals, 3 Filmes Que Marcaram 2021 Com Polémicas Sexuais

Benedetta, Titane e Eternals, 3 Filmes Que Marcaram 2021 Com Polémicas Sexuais


Estreia esta semana em Portugal o thriller dramático “Benedetta”, o novo trabalho do controverso cineasta  Paul Verhoeven. Esta obra já gera polémica desde a sua estreia no Festival de Cannes, onde o cruzamento entre o sexo/erotismo e a crença/fé fez correr muita tinta em todo o mundo. Verhoeven já nos habituou a filmes polémicos, mas este é porventura o mais controverso do seu currículo devido à forma explícita e extravagante como desenvolve a história de  Benedetta, uma freira que possui o dom de fazer milagres, e quando se muda para um convento em Pescia (Toscana), isso tem um enorme impacto na comunidade. Entretanto, acolhe Bartolomea, uma jovem que lhe implora abrigo e protecção, e as duas tornam-se muito próximas, crescendo entre elas um romance ardente… A madre superiora e o enviado do Vaticano debatem-se com um dilema. Se a polémica faz justiça ao que é apresentado no ecrã? Terá de ver para fazer o seu próprio juízo…

Um filme que também passou pelo Festival de Cannes (e que até ganhou a Palma de Ouro) e que também gerou polémica devido ao seu conteúdo erótico e fora da caixa é o drama francês “Titane”. Já em exibição em Portugal, este thriller criminal e erótico da cineasta Julia Ducournau apresenta várias sequências de choque que envolvem, por exemplo, relações sexuais entre seres humanos e máquinas/objetos. A própria história de “Titane” é, já de si, extravagante, mas as sequências que completam essa premissa acabam por acrescentar uma controvérsia extra à dose já bizarra desta obra.

Num plano diferente, “Eternals” também esteve no epicentro da polémica devido à temática sexual. Não se trata, como em “Titane” ou “Benedetta”, de uma polémica erótica explícita, mas sim a uma controvérsia movida por questões relacionadas com a homossexualidade. Isto porque o filme apresenta o primeiro casal assumidamente homossexual do Universo Marvel e, assim sendo, inclui sequências onde esse casal expressa os seus sentimentos de carinho. Por este motivo, a exibição de “Eternals” foi proibida em alguns mercados, sendo que esta decisão foi amplamente criticada pela internet, imprensa e até pelos protagonistas do filme.


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>