Esta semana foram anunciados os finalistas em dez categorias dos Óscares 2022. Serão entre estes finalistas que, nesta dez categorias, serão selecionados os cinco nomeados finais em cada uma. Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, "A Metamorfose dos Pássaros", candidato de Portugal, ficou de fora dos finalistas, mas a grande surpresa recaiu na ausência de “Titane”, candidato de França e polémica obra de Julia Ducornau, que após vencer a Palma de Ouro, não conseguiu um lugar entre os finalistas, provando que é um filme excêntrico de mais para os padrões da Academia. Quem não ficou de fora foram alguns filmes já apontados como favoritos à vitória final, nomeadamente "Flee" (Dinamarca), "The Hand of God" (Itália) ou "Drive My Car" (Japão). Também os aclamados "Compartment No. 6" (Finlândia), "Lamb" (Islândia), "I'm Your Man" (Alemanha) ou "A Hero" (Irão) estão entre os finalistas. "Great Freedom" (Áustria), "Playground" (Bélgica), "Lunana: A Yak in the Classroom" (Butão), "Hive" (Kosovo), "Prayers for the Stolen" (México), "The Worst Person in the World" (Noruega), "Plaza Catedral" (Panamá) e "The Good Boss" (Espanha) completam o lote de finalistas.
Espanha conseguiu um filme entre os finalistas ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas conseguiu outro na lista de candidatos ao Óscar de Melhor Banda-Sonora. “Mães Paralelas”, de Pedro Almodóvar, está na lista de finalistas, assim como vários pesos pesados como "Being the Ricardos", "Dune", "The Green Knight", "The Harder They Fall", "No Time to Die", "The Power of the Dog", "Spencer" ou "The Tragedy of Macbeth". É expectável que seja entre estes oito supracitados que saiam os cinco nomeados finais, já que os outros finalistas não parecem ter a tração necessária para chegar à nomeação.
A nível global “007 - Sem Tempo para Morrer” marca presença nos finalistas nas categorias de Melhor Canção Original, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Banda-Sonora e Melhor Maquilhagem e Cabelos, já “Dune”, “Matrix: Ressurections” e “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” também estão na shorlist de várias categorias técnicas
Entre as grandes categorias destaque para a de Melhor Documentário, cuja lista de potenciais nomeados inclui "Ascension", "Attica", "Billie Eilish: The World’s a Little Blurry", "Faya Dayi", "The First Wave", "Flee", "In the Same Breath", "Julia", "President", "Procession", "The Rescue", "Simple as Water", "Summer of Soul (…Or, When the Revolution Could Not Be Televised)", "The Velvet Underground" ou "Writing with Fire",
Já no que toca ao Óscar de Melhor Canção original, Billie Eilish confirma favoritismo e conseguiu uma das posições de finalista com o tema principal de "007 - Sem Tempo Para Morrer". Os temas principais de "Annette", "Belfast", Bruised", "CODA", "Encanto" ou "Sing 2" fazem também parte, entre outros, da seleção de finalistas.
Os cinco finalistas ao Óscar de Melhores Efeitos Especiais sairão entre os finalistas "Black Widow", "Dune", "Eternals", "Free Guy", "Ghostbusters: Afterlife", "Godzilla vs. Kong", "The Matrix Resurrections", "No Time to Die", "Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings" e "Spider-Man: No Way Home" ou, como quem diz, todos os grandes blockbusters live action do ano....Na categoria de som os finalistas são "Belfast", "Dune", "Last Night in Soho", "The Matrix Resurrections", "No Time to Die", "The Power of the Dog", "A Quiet Place Part II", "Spider-Man: No Way Home", "tick, tick…Boom!" e "West Side Story.
0 Comentários