Crítica - The Vigil (2021)

Realizado por Keith Thomas

Com Dave Davis, Menashe Lustig, Malky Goldman


Chega em Agosto aos cinemas nacionais o filme de terror "The Vigil", obra de Keith Thomas que teve direito a uma aclamada estreia mundial no Festival de Toronto em 2019. É certo que só agora chega a Portugal, mas não foi assim há tanto tempo que, por exemplo, teve a sua estreia nos cinemas norte-americanos. "The Vigil" foi mais uma vítima da Pandemia COVID e, apesar das críticas positivas que recebeu em 2019 aquando da sua estreia em Toronto, acabou por ver o seu lançamento nos principais mercados ser adiado devido à pandemia. Após uma pouco digna estreia no streaming no Reino Unido e Irlanda, a IFC Midnight lançou no Verão de 2021 esta obra nos cinemas norte-americanos e, como se esperava, não foi um grande sucesso comercial, mas obteve reacções muito positivas por parte dos fãs de terror sobrenatural. Tanto é que "The Vigil" figirou nas listas de Melhores Filmes de Terror de 2021 de alguns dos mais populares websites norte-americanos dedicados ao cinema de terror e fantasia.

A história de "The Vigil" desenrola-se ao longo de uma longa noite num bairro de Brooklyn, onde encontramos Yakov, um antigo homem de fé judaica que perdeu a sua crença e não tenciona regressar à comunidade religiosa  de onde fugiu. Mas acaba por ser arrastado de novo para o seio da religião quando Reb Shulem, um rabino e seu confidente, se aproxima e lhe oferece dinheiro para ser o shomer (vigia de um cadáver de um membro da comunidade) de um sobrevivente do Holocausto recentemente falecido. Por respeito, Yakov aceita o trabalho, mas pouco depois de chegar à casa em ruínas, Yakov percebe que algo de errado se passa e que esta não será uma vigília silenciosa.

Tal como se percebe, "The Vigil" é um filme de terror sobrenatural que tem como base as crenças da religião judaica. Embora fértil em mitologia e horripilantes histórias sobre demónios e criaturas maléficas, certo é que poucos filmes há que explorem estas temáticas judaicas. Mas nos últimos anos já começamos a ver nos cinemas (ou no streaming) mais projetos de terror dedicados a esta temática. "The Possession" (2012), "The Golem" (2019) e "The Unborn" (2009) são os mais conhecidos e mediáticos e, agora, a este lote pode juntar-se este projeto de Keith Thomas que deve ser encarado como um dos melhores exemplos da temática. 

Não é à toa que "The Vigil" foi um dos sucessos do Festival de Toronto em 2019. A sua trama, embora simples, está repleta de suspense e de grandes momentos de tensão e terror que sobressaem devido ao ambiente íntimo, solitário e sufocante onde se desenrolam. Esta acaba por ser a grande chave para o sucesso de uma história sobrenatural bem montada que não precisa de muitos espaços, personagens e saltos no tempo para funcionar. Num curto espaço de tempo e num espaço limitado, "The Vigil" vai do início ao fim e, pelo meio, traz-nos vários sobressaltos e uma ameaça sobrenatural que funciona a vários níveis. 


Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>