Está Fechado o Programa da Oitava Edição do MDOC

Um total de 32 filmes compõem a selecção oficial da oitava edição do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço. A decorrer entre os dias 1 e 7 de agosto deste ano, o evento apresenta hoje a selecção internacional de filmes, uma escolha que pretende reflectir sobre diferentes questões sociais, individuais e culturais que afetam as sociedades contemporâneas. No total estão representados 12 países num olhar transversal e intercontinental sobre as questões de identidade, memória e fronteira. Já conhecida era a programação nacional que integrará, entre outros, filmes de Inês T. Alves, Paulo Carneiro, Sérgio Tréfaut, Susana Nobre e Susana Sousa Dias. 

Conectado com o território onde se insere, o MDOC propõe ainda um diálogo com os arquivos e memórias dos seus habitantes. Através do projeto Quem somos os que aqui estamos?, o evento desenvolveu um processo de recolha, digitalização e reinterpretação de fotografias de arquivos domésticos de habitantes das freguesia de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro. Um trabalho que se traduzirá num ciclo de exposições de acesso livre. 

A destacar ainda na programação, o X-RAYDOC, uma nova secção do festival coordenada por Jorge Campos, onde se fará a análise de um filme marcante na História do Documentário. Nesta edição, o escolhido foi Cabra Marcado Para Morrer, de Eduardo Coutinho. Luís Mendonça é o convidado para a conversa/debate. 

No plano da formação, destaque para as oficinas de Mercedes Álvarez, que  se propõe a olhar, através da experiência da realizadora, a construção e estudo do processo de criação de um filme documentário, ao longo de todas as suas fases; e de Filipe M. Guerra, onde se olharão as etapas de produção de documentários independentes de baixo orçamento, assim como se explorarão ideias  sobre a forma como a produção audiovisual serve como espaço para a expressão  de visões e opiniões. 

O MDOC integra ainda uma competição de cartazes de filmes, assim como uma iniciativa de programação intensiva, o Salto a Melgaço, a ter lugar no fim-de-semana de 6 e 7 de agosto, que inclui projeção de filmes, visita a exposições, ao Museu de Cinema Jean-Loup Passek e ao Espaço Memória e Fronteira.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>