Crítica - Emergency (2022)

Crítica - Emergency (2022)

Realizado por Carey Williams

Com RJ Cyler, Donald Elise Watkins, Sebastian Chacon


Pérola do catálogo da Amazon Prime Video, "Emergency" é uma das grandes surpresas de 2022. Os largos elogios feitos pela imprensa norte-americana justificam-se porque estamos de facto perante uma comédia bastante interessante e criativa que surpreende pela forma como aproveita temáticas sensíveis para desenvolver uma trama que coloca o espectador sempre na expectativa. 

Mas de que se trata esta obra? Prontos para uma noite de festas universitárias épicas, dois jovens afro-americanos passam em casa para se prepararem para aquela que será a sua grande última noite de farra. Ao lá chegarem dão de caras com uma mulher desconhecida semi-nua e inconsciente. Juntos ao outro colega de casa acabam por hesitar em chamar a polícia com medo de serem acusados de um crime devido à cor da sua pele e, assim, decidem levar a jovem para um local que não lhes possa ser associado, mas que seja suficientemente óbvio para permitir à vítima receber os cuidados médicos necessários.

A sociedade norte-americana vive, como se sabe, um momento de elevada convulsão. Entre as controversas tensões raciais e os sucessivos movimentos woke, os Estados Unidos são, por estes dias, uma autêntica panela de pressão no que a movimentos sociais, raciais e económicos diz respeito. "Emergency" aproveita-se deste momento para criar um filme sagaz e competente que, pela via do humor, gera um retrato surpreendentemente introspetivo sobre a discriminação e o medo. 

Pode parecer incrível, mas "Emergency" consegue algo que muitos dos celebrados filmes e documentários sobre questões raciais nunca conseguiram fazer, ou seja, consegue colocar-nos na perspectiva de um individuo afro-americano e obriga-nos a experenciar como é que este lida com situações aparentemente mundanas e óbvias, mas que numa perspectiva social e racial apresentam grandes dilemas de vida ou morte. É um exercício excelente que promove uma excelente experiência e acaba por elevar esta obra a um patamar diferenciador. 

Pela via do humor e do bizarro, "Emergency" vai alimentando um excelente entretenimento, mas é no lado social e humano que se destaca pela forma criativa e curiosa como nos fornece uma perspectiva clara da incerteza, do medo e da ordem de ideias que pautam as decisões das minorias numa sociedade tão volátil como a americana (e não só).


Classificação - 4,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>