A Festa do Cinema Francês, que celebra uma das mais ricas e vivas cinematografias do mundo, regressa ao grande ecrã entre 5 e 31 de outubro para a sua 24ª edição. Este ano, o festival irá receber vários convidados, a anunciar brevemente, e percorrer dez cidades do país: Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Beja, Viseu, Faro e Lagos. Ao todo vão ser programados mais de 70 filmes de diferentes géneros e estilos cinematográficos, programados em diferentes secções. Jeanne du Barry - A Favorita do Rei, filme que inaugurou a última edição do Festival de Cannes realizado por Maïwenn, vai ser apresentado em antestreia no dia de abertura da Festa, no dia 5 de outubro, no Cinema São Jorge.
Como habitualmente, do programa de 2023 constam as antestreias de obras recém-produzidas em França, e também uma grande seleção de filmes inéditos nas salas de cinema portuguesas. Após o sucesso da secção Cinema à Mesa, dedicada à gastronomia, na Festa do ano passado, na presente edição vamos apresentar outra novidade: a secção Pronto-a-Filmar composta por dois filmes dedicados ao tema da moda. Mais uma vez, no âmbito da habitual parceria com a Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion (ACID), exibiremos dois filmes que integram o já tradicional programa infanto-juvenil. Igualmente a pensar no público mais jovem, outra inovação serão as duas secções à meia-noite — Meia Noite em Lisboa — nas quais a esperamos a participação ativa do público, inspirada pelos filmes apresentados. De retorno estará a muito celebrada secção Segunda Chance, cujo sucesso nas duas últimas edições confirma que há filmes que merecem uma nova oportunidade de serem vistos no grande ecrã.
Como sempre, o ponto mais forte da Festa são os encontros com cineastas. Este ano teremos a honra de receber duas realizadoras que além de viverem em França, possuem em comum a tanto a origem portuguesa como filmografias profundamente marcadas pela francofonia. Assim, Cristèle Alves Meira, será alvo da secção Foco, com a exibição da sua premiadíssima longa-metragem, Alma Viva, além de uma mostra inédita com seus quatro curtas-metragens. Também a atriz e realizadora Maria de Medeiros estará presente para apresentar uma cópia restaurada do seu filme, Capitães de Abril, em modo de antecipação das celebrações do cinquentenário do 25 de Abril, que será já para o ano. Parceira incontornável da Festa, desta vez a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema fará uma retrospetiva do multipremiado ator e realizador, Nicolas Philibert, exibindo 18 filmes com a presença do próprio.
Como de hábito, o centro nevrálgico da Festa é o Cinema São Jorge, onde de 5 a 15 de outubro serão projetados, ao todo, 55 filmes. Mas além das salas do prestigiado cinema lisboeta, a Festa do Cinema Francês vai continuar a tendência de percorrer o território do país com o melhor da cinematografia francesa.
LISBOA
5 a 15 outubro ─ Cinema São Jorge
17 a 20 outubro ─ Cinema NOS Amoreiras
Novembro ─ Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
ALMADA
10 a 14 outubro ─ Auditório Fernando Lopes-Graça
PORTO
17 a 20 outubro ─ Cinema NOS Alameda
24 outubro - 20h30 ─ Batalha Centro de Cinema
24 a 28 outubro ─ Teatro Rivoli
26 a 31 outubro ─ Cinema Trindade
FARO
18 a 21 outubro ─ Cinema NOS Fórum Algarve
COIMBRA
18 a 21 outubro ─ TAGV
OEIRAS
19 a 22 outubro ─ Auditório Municipal Eunice Muñoz
25 a 28 outubro ─ Cinema NOS Oeiras
LAGOS
25 a 28 outubro ─ Biblioteca Municipal
VISEU
25 a 28 outubro ─ Cinema NOS Forum Viseu
ÉVORA
25 a 28 outubro ─ Cinema NOS Évora Plaza
BEJA
7 a 9 novembro
0 Comentários