Crítica – Coco avant Chanel (2009)

Realizado por Anne Fontaine
Com Audrey Tatou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola

A montanha pariu um rato. Uma vida tão rica, versátil e pejada de grandes personalidades como foi a de Gabrielle ‘Coco’ Chanel é aqui retratada de um ponto de vista muito mesquinho. Coco (Audrey Tatou), que terá ganho esta alcunha ao cantar uma música sobre um cão homónimo num cabaret em França, é apresentada como uma jovem órfã mas extraordinariamente ambiciosa e capaz de não olhar a meios para atingir os seus fins. Com maior ou menos rigor histórico, a jovem Gabrielle ter-se-á hospedado sem ser convidada em casa de um riquíssimo solteirão, Étienne Balsant (Benoît Poelvoorde ), que conhecera no cabaret onde cantava e aí, através dos contactos que estabeleceu e em troca da sua cama, lançou as bases do seu futuro no mundo da moda. Mas terá sido Arthur ‘Boy’Capel, que conhecera em casa de Balsant, o grande amor da sua vida e o principal patrocinador da sua primeira loja de chapéus que fizeram furor em Paris e a lançaram para a carreira fabulosa, que todos conhecemos, na alta-costura. É portanto este lado frio, calculista e amoral de Chanel que é aqui explorado. Em poucos momentos sentimos de facto grande simpatia pela personagem, a não ser talvez quando somos também confrontados com o facto de até Capel não a querer mais do que para amante. Move-nos a curiosidade de ver a construção de um império a partir do nada e a ousada extravagância desta mulher.
Nada no filme é particularmente encantador. Audrey Tatou convence na dureza do rosto e na sua beleza seca, bem como as duas principais figuras masculinas que, de algum modo, são duas faces do mesmo homem, o rico militar debochado e inconsequente, e o novo, belo e arrivista industrial. Mas nem os ambientes nem o guarda-roupa estão à altura do que se esperaria de um filme com estas pretensões, tal como não o está o argumento. Saí da sala de cinema completamente defraudada nas minhas expectativas de ver representadas na grande tela figuras como Visconti, Picasso, Greta Garbo, Jean Cocteu e o lado humano da relação de Chanel com estas figuras e com os homens com quem se envolveu. Coco avant Chanel é como que uma vingança mesquinha e imprecisa que põe a nu as verdadeiras origens da costureira, que ela disfarçou toda a vida inventando uma biografia falsa para sim mesma que começaria com o seu nascimento dez anos depois da verdadeira data, e o modo como se conseguiu promover através do seu inegável talento mas com uma forte ajuda dos homens de quem foi amante em alguns momentos simultaneamente.

Classificação - 2,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

7 Comentários

  1. Em suma, faltou-lhe Ambição. Este tipo de filmes biográficos de grande dimensão têm de ser forçosamente produzidos e idealizados pelas mentes de Hollywood, podem ter muitos defeitos e até podem fazer biografias com alguns lapsos mas verdade seja dita que sabem montar obras imponentes deste género.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que ambição tem, o que lhe falta mesmo é concretização. Mas concordo, Hollywood com todos os defeitos que lhe conhecemos talvez estilizasse demasiado Chanel mas faria certamente uma obra com outra imponência.

    ResponderEliminar
  3. Chamaste costureira a Coco Chanel?
    Pessoas como tu é que são mesquinhas
    pessoas que nunca irão atingir o que esta mulher atingiu, porque es apenas uma mulher mesquinha, indiferente e inutil, nao chegando aos pes de Coco

    ResponderEliminar
  4. Em tudo de acordo...se bem que acrescento um ponto extra: ao vermos o filme e apesar da interpretação poder ser variável, temos uma "Coco" altiva e que não olha a meios...no entanto essa visão é até bastante soft se a compararmos com a apresentada no livro onde encontramos uma mulher mais dura se bem que mais de acordo com a realidade...e preenchida de pormenores que o filme, como já vem sendo costume das adaptações cinematográficas, deixa de lado tornando a história de uma mulher com uma vida extremamente preenchida num simples percurso....muito aquém das expectativas o filme...

    ResponderEliminar
  5. Acho que faltou ortografia.

    ResponderEliminar
  6. Porém, coloquialmente, falou bem.

    ResponderEliminar
  7. Não achei abaixo das minhas expectativas quanto ao dito acima. Sinceramente, esperar por algo não prometido ou sem que sequer tenha-se prumado a esse algo e depois de não obtê-lo detonar com o todo é algo puramente sem conteúdo e bom senso. O filme desde o roteiro, passando por entrevista durante a produção e pós-produção, até o mais popular, que é a sinopse, não se propunha a um retrato da vida da Coco Chanel por inteiro, simplesmente avant... e acho que o fez - montagem simples, como se era proposto, também, coerente ao disposto duma vida miúda e com grandes expectativas. Um bom retrato da vida de Chanel antes da consolidação desse nome; claro, sem sobressaltos inspirados, porém bem feito.

    ResponderEliminar

//]]>