The Lone Ranger/ O Mascarilha - Um Fracasso Anunciado?

 
Recentemente, Helen Bonham Carter deu uma entrevista ao Playlist, onde na minha modesta opinião cometeu uma enorme heresia ao comparar “The Lone Ranger”/ “O Mascarilha” a “Fight Club”/ “Clube de Luta”. Esta comparação não foi feita ao nível do género ou da qualidade, mas sim em relação ao desagrado da imprensa e do público em relação aos dois filmes. A atriz relembrou que na altura “Fight Club” também foi muito criticado e mal recebido por todos os sectores da sociedade, mas com o passar do tempo conquistou o estatuto de filme de culto. Será que Bonham Carter espera mesmo que “The Lone Ranger” se torne num clássico tão importante como um dos melhores projetos da carreira de David Fincher? A atriz ainda deu outra comparação descabida, quando disse que os filmes do seu marido, Tim Burton, também começam sempre por ser muito criticados, mas acabam quase sempre por conseguir convencer os espetadores. Estas declarações foram proferidas com as melhores das intenções, porque acredito que Bonhan Carter quis defender ao máximo o seu trabalho, afinal de contas ela é uma grande profissional que também não quer que a Walt Disney (Produtora de “The Lone Ranger”) se esqueça dela, mas por muito valorosas que sejam, estas afirmações não deixam de ser muito estranhas, excessivas e descabidas. Para além de Bonham Carter, já outras figuras ligadas ao filme vieram a público dizer que “The Lone Ranger” estava a ser injustiçado pela imprensa e pelo público. É claro que tudo isto não passa de uma tentativa franzina de justificar o enorme insucesso do filme, mas o problema é que ninguém sério acredita que todo o mundo está errado ao considerar “The Lone Ranger” um projeto fracassado a todos os níveis, até porque este filme parecia desde cedo estar condenado ao fracasso.

   

Eu relembro que no inicio do ano, a imprensa mundial já apontava “The Lone Ranger” como um dos possíveis grandes fracassos da época de blockbusters, não só porque os seus primeiros indicadores eram bastante fracos, mas também porque a fórmula do seu guião não parecia ter força suficiente para conquistar um sucesso tal, que conseguisse pelo menos igualar o seu elevado orçamento de aproximadamente duzentos e cinquenta milhões de dólares. Nem o carisma e força de Johnny Depp pareciam ser suficientes salvar este blockbuster, mas tal como fez no passado com “John Carter”, a Walt Disney manteve a aposta na ténue esperança de ver “The Lone Ranger” seguir os mesmos passos de “Pirata das Caraíbas”, mas tal acabou por não acontecer e acho que todos nós já estávamos à espera disso. Até acho que a própria Disney já estava à espera disso, mas para não deitar fora o dinheiro investido, acabou por apostar ainda mais num projeto já fracassado à partida. É fácil atirar as culpas para Gore Verbinski (Realizador) e Jerry Bruckheimer (Produtor), mas parece haver tantos culpados por este fracasso, que nem vale a pena estar aqui a criticar certas opções e performances. O que realmente importante é que, num curto espaço de tempo, a Walt Disney teve que arcar com dois gigantes fracassos comerciais – “John Carter” e “The Lone Ranger” – que já levaram o estúdio a terminar a parceria de exclusividade com Jerry Bruckheimer e a adiar a estreia de “Piratas das Caraíbas 5”, porque já não quer fazer, pelo menos para já, mais nenhum filme com um orçamento proibitivo. As grandes apostas do estúdio recaem agora na aposta nos franchises da Marvel Pictures, mas sobretudo na ressurreição do franchise “Star Wars”, que será determinante para definir a política futura de blockbusters deste gigante estúdio norte-americano. Mas antes de “Star Wars – Episode VII” ou “The Avengers 2”, a Disney lançará em Dezembro de 2014 o drama sci-fi “Tomorrowland “ que, pelo menos para já, parece estar a perfilar-se para se tornar no terceiro grande insucesso do estúdio, mas é claro que ainda é muito cedo para fazer previsões minimamente vinculativas.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. é eu devo ser de outro mundo, pois pra mim este filme foi ótimo a trama foi perfeita tudo se desenvolveu muito bem na historia efeitos especiais bons...só poderia o ''cavaleiro solitario (armie)'' ter um papel um pouco mais sério, e deixar as partes comicas mais pro tonto...Apesar disso muito bom.Maas o pessoal de hoje em dia gosta de '' homen de ferro'' onde todo filme é a mesma historia ... os robôs do stark se voltando contra ele mesmo. Deprimente.

    ResponderEliminar

//]]>