Crítica - Captain America: The Winter Soldier (2014)

Realizado por Anthony Russo e Joe Russo
Com Chris Evans, Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson, Robert Redford
 De todos os Vingadores, o Capitão América será talvez o mais difícil de transpor para o grande ecrã, dadas as suas características muito particulares. Trata-se de um super-herói que nasceu numa era muito especial (no decorrer da 2ª guerra mundial) e que foi criado para elevar os valores americanos e estimular o ânimo das tropas em batalha. Nesse sentido, é um super-herói que funciona relativamente bem dentro desse contexto específico, mas que graças a isso facilmente se torna datado e perde a sua relevância, correndo mesmo o risco de se tornar ridículo nos tempos que correm. Ora, precisamente por estas razões, esperava-se que a adaptação cinematográfica do Capitão América não corresse nada bem, até porque hoje em dia já ninguém vai na balela de que os EUA são os salvadores da humanidade e de que os valores americanos são os mais virtuosos do mundo inteiro. Porém, os senhores da Marvel entenderam isto e foram espertos. Não só colocaram o herói no seu contexto de excelência (a desancar os nazis a torto e a direito) como não o levaram demasiado a sério, não hesitando em enveredar por uma abordagem bem-humorada e disposta a caricaturar a sua própria estrela. Mas isso foi na primeira aventura de Steve Rogers. Nesta sequela os tempos já são outros e o efeito surpresa já não entra para as contas. E, como consequência, as ações do Capitão América perdem impacto e a aventura torna-se bem mais inconsistente.
O vilão Red Skull faz já parte de um passado distante e as aventuras no seio do grupo de super-heróis apelidado de “Vingadores” também já lá vão. O Capitão América (Chris Evans) está de regresso ao seu dia-a-dia nos escritórios da SHIELD e uma nova ameaça paira no ar. Nick Fury (Samuel L. Jackson) e a Black Widow (Scarlett Johansson) desconfiam que algo no interior da SHIELD não está a funcionar como devia, o que não deixa o big boss da organização secreta (Robert Redford) muito satisfeito. E o que não passa de uma vulgar suspeita depressa ganha contornos de calamidade quando um soldado que dá pelo nome de código de “Winter Soldier” começa a mandar tudo pelos ares… De facto, fora do contexto da 2ª guerra mundial, o Capitão América não é a mesma coisa. No entanto, há uma coisa que o demarca dos demais Vingadores, e desta feita pela positiva. O Capitão América é um herói de luta corpo-a-corpo e isso dá origem a sequências de ação bastante interessantes, com coreografias de luta ao estilo de Bourne de cortar a respiração. Claro que ter um vilão carismático e misterioso como o Winter Soldier também ajuda, pois o vilão dá água pela barba ao herói e a trama só tem a ganhar com isso. Todavia, a aura de mistério do vilão desfaz-se quando ficamos a conhecer a sua identidade e, a partir daí, o antagonista perde força. Até porque descobrimos que se trata de uma personagem que “ressuscitou” depois de supostamente ter perecido no primeiro filme e isso não é muito convincente. Aliás, este é um dos grandes problemas deste “Captain America: The Winter Soldier” e será certamente um dos grandes problemas dos filmes dos Vingadores que estão para vir. São já tantos filmes e tantas aventuras que se nota que os argumentistas começam a ficar sem ideias. Sempre que se começa a ressuscitar personagens é mau sinal, pois é sinal de que os argumentistas começam a ficar sem saber para onde se hão de virar. A cada filme dos Vingadores que é lançado, as narrativas são cada vez mais confusas e rebuscadas, o que não augura nada de bom para o futuro deste projeto megalómano. A narrativa deste “Captain America: The Winter Soldier” em particular está cheia de opções criativas algo duvidosas, o que só reforça a ideia de que o filme ficou aquém do esperado. O primeiro filme ainda tinha um lado cómico que o tornava apelativo. Esta sequela nem isso tem. Ficam na retina algumas boas sequências de ação e pouco mais.  
Classificação – 2 Estrelas em 5

Enviar um comentário

12 Comentários

  1. A ideia de ressuscitar personagens não foi destes argumentistas. O Winter Soldier é uma das personagens mais conhecidas e acarinhadas da BD. O ator até é o mesmo. Você deve ter sido a única pessoa que encontrou no cinema sem saber isso. Se quer escrever, tem de fazer alguma pesquisa. Uma das crónicas mais perdidas e tontas que alguma vez li. Vermelho direto.

    ResponderEliminar
  2. Na realidade os argumentistas não ficaram sem ideias relativamente ao vilão deste filme, aliás ideias e boas fontes nas BD´s não lhes faltam. A história do winter solder é um clássico e das melhores histórias de BD do capitão América. No filme eles não só adaptaram de forma excelente essa história como ainda a conseguiram tornar um pouco original, dando-lhe uns toques de espionagem e politica. A meu ver, um dos heróis mais complicados de colocar no grande ecran e aborrecidos da marvel, tem sem dúvida um dos melhores filmes dentro deste universo marvel.

    ResponderEliminar
  3. Nao consigo entender porque duas estrelas, se o filme nos EUA so teve criticas possitivas, o problema e que nós em Portugal nao fazemos melhor

    ResponderEliminar
  4. Nao entendo a nota negativa, se nos EUA o filme foi bastante elogiado
    Em Portugal nao se faz melhor, nem nunca um filme como esse se fazia em Portugal, ainda por cima criticar que o filme nao tem piadas, também nao e um filme de comedia tenham juizo

    ResponderEliminar
  5. Achei muito interessante a crítica. Estava curiosa para saber a opinião deste filme de alguém que já o tivesse visto. E confesso que estava muito de pé atrás com este filme exatamente pela questão de os argumentistas necessitarem de possuir muita imaginação para dar a volta à história original do Capitão América. Bem, é só mais um filme de super-heróis. Agora estão na moda. :/

    ResponderEliminar
  6. É um pouco difícil de comentar o teu post sem spoilers, mas vou tentar.

    Quando nos comics esta personagem foi ressuscitada, foram várias as vozes que gritaram sacrilégio. Isto porque era quase dogma no universo da Marvel que este e Gwen Stacy eram as únicas personagens mortas intocáveis. No entanto, não só o retorno nos comics foi bem pensado e executado, como a personagem se tornou extremamente popular.
    Relativamente ao filme, este retorno não foi tão bem delineado como o foi nos comics, penso que por força da densidade de cenas de acção do filme, o que limitou o tempo disponível para o fazer. Neste ponto, acho que não se perdia nada em ter adiado a revelação da sua identidade para um filme posterior. Na minha opinião, o retorno não foi tanto pouco convincente (no mundo dos super-herois claro), mas sim aligeirado, sacrificado em prol da acção. Sem dúvida que poderia ter sido melhorado. Como vilão não é realmente muito forte, mas de qualquer maneira o filme tem antagonistas mais interessantes e insidiosos.

    Quanto à personagem do Capitão America não funcionar bem fora do contexto da WWII, não concordo. Obviamente que é um risco inerente à personagem, e foi um problema durante muitos anos nos comics, facto que só em anos recentes foi corrigido. Nos filmes, acho tem funcionado bem, quer no Avengers quer neste.

    "as narrativas são cada vez mais confusas e rebuscadas". Pois, bem vindo ao mundo dos super-herois, cujas histórias decorrem há já 30-60 anos. Na realidade, nos filmes as coisas têm-se mantido bastante simples comparadas com os comics...por enquanto.

    Para finalizar, queria apenas apontar que nenhum destes filmes da Marvel Studios são uma pérola de argumento, mas na sua maioria têm sido bastante agradáveis de visionar, e sobretudo todos têm sido muito cuidadosos com a adaptação das personagens e do material original (na minha opinião os dois últimos filmes do Iron Man foram fracos apesar do sucesso financeiro), conseguindo capturar a essência dos mesmos, coisa que era rara no passado, e que continua muito errática em filmes do mesmo género produzidos por outros estúdios. Este Capitão America é mais um exemplo disso, e na minha opinião um dos melhores filmes de acção do ano, com sequências muito bem coreografadas como tu disseste, e acima de tudo muito bem filmadas (apesar de complexas e por vezes com um ritmo frenético, nunca se perde a percepção da acção que decorre e do posicionamento espacial de todos os elementos relevantes).

    Winter Soldier será garantidamente mais um sucesso retumbante para a Marvel que se têm mostrado imparável, com a excepção de um ou outro soluço Iron Man (vamos ver como será o Guardians of the Galaxy, que porventura será o projecto mais arriscado até hoje da produtora).

    ResponderEliminar
  7. Nao entendo a nota negativa, se nos EUA, o filme foi elogiado.
    Na critica diz que o filme nao tem uma lado comico, tambem nao e uma comedia para ter sempre piada, e tambem qual e e problema de ressuscitar o soldado do inverno na bd foi assim que aconteceu

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Que crítica tão inútil e desnecessária, e não digo isto por ter gostado do filme.
    Digo isto por ser óbvio que não foi feita por parte do crítico qualquer tipo de pesquisa em relação ao filme e ao material que o inspira!
    O Winter Soldier existe na BD, não foi inventado pelos argumentistas!
    Este filme do Capitão América foi um passo positivo dado pela Marvel e pelos argumentistas, em que temos um filme com grande acção, mas ao mesmo tempo adulto e que joga com assuntos da actualidade como a falta de privacidade e os tramas políticos que são jogados por trás das cortinas. Este é um filme que pisca o olhos aos antigos clássicos de espionagem do cinema de ora, e, ao mesmo tempo consegue colocar acção e emoção suficiente para ser actual.
    Independentemente de gostarem do filme ou não, isto são aspectos que têm e devem ser reconhecidos, e o facto de alguém não o fazer demonstra ser parcial, ignorante e partidário no que toca aos filmes de super-heróis e a forma como eles estão a revolucionar o cinema, os blockbusters e a vontade que têm de ser algo mais.

    ResponderEliminar
  10. Só li duas criticas desta página e tirei uma conclusão... Ignorantes e arrogantes duma forma que só rivaliza com a incompetência que demonstram nas suas críticas. Saiam do quarto e cresçam. Sarapitolas mentais só mesmo para quem não tem vida.

    ResponderEliminar
  11. Discordo completamente, o filme é melhor que o original e é excelente. 5*

    ResponderEliminar
  12. Realmente não percebo esta critica! Este é capaz de ser um dos melhores filmes da marvel, uma produção excelente. Nesta segunda fase da Marvel onde serão exibidos 5 filmes (Iron man 3; Thor: The Dark World; Captain america: The Winter Soldier; Guardians of the Galaxy e The Avengers: Age of ultron) entre os que já foram lançados o Capitao America é o melhor até agora, eles não ressuscitaram ninguém, o winter soldier é uma das grandes personagens da Marvel, ele irá substituir o Capitão America, para quem não sabe a Marvel vai matar o The Captain no seu ultimo filme a solo ! Para quem não esta muito a par do universo da Marvel, no filme são mostrados alguns ''easter eggs'' por exemplo na luta entre o C.A e o Bucky podemos ver o winter soldier a segurar o escudo como se fosse o Capitao America, e entre outros. E também se sabe que o ator em si tem um contrato de 8 filmes com os estudios, enquanto o Chris Evans só tem contrato para 5 filmes ou seja ( Captain America :The first Avenger; The Avengers; Captain America:The Winter Soldier; The Avengers: Age of Ultron e Captain America 3). Eu gostei muito deste filme, gostei principalmente de ver a Hidra envolvida nisto tudo, o argumento é muito bem feito para um filme deste tipo, tem os elementos todos para um filme de ''super-herois'' desde de espionagem e traiçao etc.. MUITO MELHOR que o Original! Cumps ;)

    ResponderEliminar

//]]>