12 Filmes Independentes Para Ver Este Verão

O Verão é sempre uma época difícil para os filmes mais independentes e dramáticos singrarem junto do público, já que esta altura, mais que outra qualquer, é pródiga em lançamentos de blockbusters que normalmente direccionam toda a atenção e interesse do público para as suas intrigas cheias de ação e sequências abrilhantadas por magníficos efeitos visuais. Este ano, o Verão trará consigo muitos bons blockbusters, mas também vários filmes independentes de grande calibre, que também merecem a sua atenção devido ao seu incrível potencial. É claro que nestes filmes não terá grandes explosões ou poderosas componentes técnicas, mas terá certamente a oportunidade de apreciar histórias incríveis que são interpretadas por elencos de luxo e dirigidas por cineastas de elevada proficiência. Ficou curioso? Então preste atenção à seguinte lista:

Só Os Amantes Sobrevivem/ Only Lovers Left Alive
Realizado por Jim Jarmusch
Com Tilda Swinton, Tom Hiddleston, John Hurt 
Género – Drama
Estreia Nacional - 12 de Junho
Sinopse – A história de amor entre dois vampiros que estão cansados da sociedade onde vivem, e cuja relação é subitamente interrompida pela incontrolável irmã da vampira. (Crítica)

Tom na Quinta/ Tom à la Ferne
Realizado por Xavier Dolan
Com Xavier Dolan, Pierre-Yves Cardinal, Lise Roy
Género - Drama
Estreia Nacional - 19 de Junho 
Sinopse - A história de um homem, Tom, que vai até ao campo para o funeral do companheiro, morto num acidente de automóvel. Ao chegar, dá conta que ninguém o espera ou sequer desconfia daquela relação e da orientação sexual de Guillaume, o amante morto, e que por isso o acolhem tão bem. Mas se a simpatia da mãe advém da sua ignorância, que faz de Tom apenas um amigo, o irmão de Guillaume, machista e homofóbico, começa a questionar a sua presença, tornando-se uma ameaça e criando uma tensão que a banda sonora de Gabriel Yared acentua de forma brilhante.


O Homem Duplicado/ Enemy
Realizado por Denis Villeneuve 
Com Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon 
Género - Thriller
Estreia Nacional - 19 de Junho
Sinopse - Adam é um instável professor universitário que vive refém de uma monótona rotina diária. Uma noite, enquanto vê um filme, descobre a existência de um ator exatamente igual a si. Obcecado por conhecer o seu sósia, parte à descoberta desse outro homem forçando um encontro com consequências imprevisíveis não só para eles mas também para as suas companheiras: Mary e Helen. (Crítica)

Locke
Realizado por Steven Knight 
Com Tom Hardy, Ruth Wilson, Andrew Scott 
Género - Thriller 
Estreia Nacional - 24 de Junho 
Sinopse - Ivan Locke trabalhou arduamente para conseguir a vida que ambicionava, dedicando-se ao trabalho que gosta e à família que adora. Na véspera do maior desafio da sua carreira, Ivan recebe um telefonema que desencadeia uma série de eventos que irão por em causa a sua família, o trabalho e a sua alma. Com toda a ação a decorrer ao longo de uma viagem de carro, Locke demonstra como uma decisão pode levar ao completo colapso de uma vida. (Crítica)

A Temporada do Rinoceronte
Realizado por Bahman Ghobadi
Com Behrouz Vossoughi, Monica Bellucci, Yilmaz Erdogan
Género - Drama
Estreia Nacional - 10 de Julho
Sinopse - Baseado nos diários do poeta curdo-iraniano Sadegh Kamangar, "A Temporada do Rinoceronte"conta a história do poeta curdo-iraniano Sahel (Behrouz Vossoughi) e sua esposa Mina (Monica Bellucci), um casal injustamente preso durante a Revolução Islâmica iraniana. Tendo sobrevivido a 30 anos de terrível prisão, Sahel é finalmente libertado, sendo que o que o mantém vivo é o pensamento de reencontrar Mina, que o julga morto há mais de 20 anos e que deixou o país indo para a Turquia. À medida que decorre a sua viagem esta revela-se rapidamente como uma passagem fantástica através da escuridão de sua história, e, a sombra negra do homem, que os manteve distante todos esses anos, ressurge… Um conto lírico do passado e do presente de Sahel que desfoca todas as fronteiras na paisagem da sua experiência.

Night Moves
Realizado por Kelly Reichardt 
Com Dakota Fanning, Jesse Eisenberg, Peter Sarsgaard 
Género - Thriller 
Estreia Nacional - 10 de Julho
Sinopse - Um grupo de três ativistas ambientais planeiam fazer explodir uma grande barragem, cujo funcionamento está a danificar o frágil ecossistema da região. (Crítica)

O Teorema Zero/ The Zero Theorem
Realizado por Terry Gilliam
Com Christoph Waltz, David Thewlis, Mélanie Thierry
Género - Drama
Estreia Nacional - 17 de Julho
Sinopse - Qohen Leth é um génio informático que vive atormentado por questões existenciais num mundo corporativo onde múltiplos homens câmara servem como os olhos de uma figura sombria conhecida apenas como Management. Leth procura incessantemente a solução para o seu teorema existencial, enquanto vive virtualmente como um monge enclausurado, fazendo das ruínas de uma igreja a sua casa virtual. O seu isolamento e trabalho são interrompidos pelas visitas surpresas de Bainsley, um extravagante interesse romântico que o tenta com sexo virtual, e Bob, um adolescente que cria uma realidade virtual que coloca o Management sob o controlo do progresso do complexo teorema de Leth. (Crítica)

Um Castelo em Itália/ Un Château en Italie
Realizado por Valeria Bruni Tedeschi
Com Valeria Bruni Tedeschi, Louis Garrel, Filippo Timi
Género - Comédia
Estreia Nacional - 17 de Julho
Sinopse - Louise encontra Nathan, e os seus sonhos regressam. Também é a história do seu irmão doente e da mãe de ambos, a história de um destino: o de uma grande família da burguesia industrial italiana. A história de uma família que cai aos pedaços, de um mundo que acaba e de um amor que começa.

 
The Immigrant
Realizado por James Gray 
Com Marion Cotillard, Jeremy Renner, Joaquin Phoenix 
Género - Drama 
Estreia Nacional - 24 de Julho 
Sinopse - 1921. Ewa e a irmã Magda deixam a Polónia natal para a terra prometida, Nova Iorque. Ao chegar a Ellis Island, Magda, que sofre de tuberculose, é posta em quarentena. Ewa, sozinha e desesperada, cai nas redes de Bruno, um proxeneta sem escrúpulos. Para salvar a irmã, está pronta a sacrificar tudo e, resignada, prostitui-se. A chegada de Orlando, ilusionista e primo de Bruno, restaura a confiança e a esperança de dias melhores. Mas não contavam com o ciúme do Bruno.

A Vingança de Michael Kohlhaas 
Realizado por Arnaud des Pallières
Com Mads Mikkelsen, Melusine Mayance, Bruno Ganz
Género - Drama
Estreia Nacional - 21 de Agosto
Sinopse - No século XVI, num lugar em Cévennes, Michael Kohlhaas, um próspero negociante de cavalos leva uma vida de família farta e feliz. Vítima de uma injustiça, esse homem devoto e íntegro levanta um exército e destrói as cidades para restabelecer o seu direito.


E Agora? Lembra-me
Realizado por Joaquim Pinto
Género - Documentário
Estreia Nacional - 28 de Agosto
Sinopse - Joaquim Pinto convive com o VIH e o VHC há quase 20 anos. E Agora? Lembra-me é o caderno de apontamentos de um ano de ensaios clínicos com drogas tóxicas e ainda não aprovadas para o VHC. Uma reflexão aberta e eclética sobre o tempo e a memória, as epidemias e a globalização, a sobrevivência para além do expectável, a dissensão e o amor absoluto. Num vai e vem entre o presente e o passado, o filme é também um tributo aos amigos que partiram e aos que permanecem.

 
If I Stay
Realizado por R.J. Cutler 
Com Chloe Grace Moretz, Mireille Enos, Jamie Blackley 
Género - Drama 
Estreia Nacional - 28 de Agosto  
Sinopse - A jornada de vida de uma jovem (Chlöe Grace Moretz) até o acidente de carro que levou à sua morte.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>