Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, março 03, 2019

FantasPorto 2019 - Vencedores e Análise

O FantasPorto 2019 terminou e no último dia foram exibido todos os maiores vencedores. Um destaque especial para dois filmes que o Portal Cinema muito gostou: "The Head Hunter" e "The last Sunrise" que estiveram entre os Mais Premiados do certame! Também destaque para a vitória da curta "Cinzas", de Célia Fraga, com uma distinção de Menção Honrosa na Competição de Universidades. Recordamos que tivemos o prazer de entrevistar Célia Fraga aquando da sua participação, com a mesma curta, no MOTELX 2018. Espera-se que o FantasPorto regresse em 2020 para comemorar os seus 40 Anos de Idade e se há festival que merece cumprir esta meta é o FantasPorto e a sua Equipa Dedicada que tanto faz por trazer o Melhor Cinema à Cidade Invicta.

"LAST SUNRISE”, FILME DE FICÇÃO CIENTÍFICA DE WEN REN (CHINA), É O GRANDE VENCEDOR

“Last Sunrise”, a primeira longa-metragem do realizador chinês Wen Ren, que fez a sua antestreia mundial no Fantasporto’2019, é o grande vencedor do 39º Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto. Neste filme, o astrónomo Sun Yang e a sua jovem assistente Chen Mu descobrem um mundo gelado onde projectam o futuro da humanidade depois do sol desaparecer. Um dos primeiros filmes de ficção científica produzidos na China, com grandes interpretações e efeitos especiais. O prémio destinado à Melhor Realização foi para o cineasta britânico Julian Richards, pelo conjunto de dois filmes que apresentou nesta secção, ”Reborn” e “Daddy’s Girl”, um facto inédito neste festival, já que nunca antes um realizador teve dois filmes a concurso, ambos em antestreia internacional. 
Significativo foi igualmente a presença no Festival do realizador chinês, o qual esteve na companhia de todos os realizadores premiados, também eles convidados do Fantas, com a excepção de Peter Strickland, que já esteve no Fantas, mas em 2012. Nesta secção, o Júri Internacional decidiu atribuir o seu Prémio Especial a “In Fabric”, do referido realizador britânico Peter Strickland (de “Berberian Sound Studio”, premiado no Fantasporto 2012), pelo seu “alto nível de originalidade”. O Júri decidiu também atribuir nesta secção de Cinema Fantástico uma Menção Especial ao filme americano “The Fare”, de D. C. Hamilton.
O prémio para o Melhor Argumento foi para Rodrigo Aragão, argumentista e realizador do filme brasileiro “A Mata Negra”, sobre uma jovem perdida na floresta, enfrentando demónios, espíritos de mortos, perseguida por um pregador louco… O prémio para o Melhor Actor vai para Christopher Rygh, pelo seu desempenho no filme “The Head Hunter”, uma produção norte-americana que conta com uma forte componente lusa, que venceu também o prémio para Melhor Filme na secção de Cinema Português.
A australiana Georgia Chara foi galardoada com Melhor Actriz pela sua actuação em “Living Space”, do seu compatriota Steven Spiel. O filme húngaro “His Master’s Voice”, de György Pálfy, obteve o prémio destinado à Melhor Fotografia e Efeitos Visuais. O prémio para a melhor Curta-Metragem Fantástica foi para o filme israelita “My First Time”, de Asaf Livni.

”WEREWOLF” DE ADRIAN PANEK (POLÓNIA), VENCE 29ª SEMANA DOS REALIZADORES

O vencedor do Prémio da Semana dos Realizadores do 39º Fantasporto é “Werewolf”, do realizador polaco Adrian Panek, filme sobre um grupo de crianças libertadas de um campo de concentração nazi no fim da II Guerra Mundial que encontra abrigo numa mansão abandonada e ali fica encurralado, cercado por uma matilha de cães-de-guarda fugidos desse mesmo campo…
O Prémio Especial do Júri nesta competição foi para o filme filipino “Waiting for Sunset”, sobre um casal de idade que vive junto há muito sem poder casar porque a mulher não sabe se tem marido ou não, já que o homem desapareceu repentinamente, sem deixar rasto. A rotina deste casal rompe-se subitamente quando recebe uma mensagem do marido desaparecido em busca de paz e reconciliação. Um conto de ternura e humanidade, com grandes interpretações, vencedor do Melhor Filme no Cinemalaya Independent Film Festival. Trata-se da primeira longa-metragem de Carlo Catu, argumentista de “Laut”, filme apresentado no Fantasporto em 2018.
Este filme obteve também o prémio para Melhor Actor, que distingue o desempenho de Dante Rivero.
O prémio para o Melhor Realizador desta secção vai para a cineasta americana Christina Choe pelo seu trabalho em “Nancy”, a sua primeira longa-metragem. O prémio para Melhor Argumento foi ganho por Balint Hegedûs e Károly Uji Mészáros pelo filme “X – The eXploited” (Hungria). O prémio para Melhor Actriz foi atribuído ex-aequo às actrizes filipinas, Ai-Ai de las Alas, pela sua actuação em “School Service”, e a Ina Raymundo, pelo desempenho em “Kuya Wes”. 

“THE WITCH: PART 1 – THE SUBVERSION”, DO SUL-COREANO HOON-JONG PARK VENCE A SECÇÃO ‘ORIENT EXPRESS’ 


Na secção ‘Orient Express’, o vencedor foi o filme sul-coreano “The Witch: Part 1 – The Subversion”, de Hoon-Jong Park (o argumentista de “I Saw The Devil”, que ganhou o Orient Express em 2011) sobre uma estudante como amnésia à procura da sua identidade.
Nesta secção, o Prémio Especial do Júri vai para “School Service”, de Louie Lagdameo Ignacio, sobre uma menina de uma aldeia remota que é raptada no caminho para a escola por um bando de bandidos que gerem uma rede de pedintes em Manila.

OUTROS PRÉMIOS


O Prémio do Público foi para o documentário americano “The Panama Papers”, do realizador britânico Alex Winter, sobre a descoberta do escândalo financeiro da trilionária rede mundial de evasão de impostos que envolve políticos, financeiros e celebridades de todas as áreas.
O Prémio da Crítica foi atribuído ao filme indiano “Painting Life”, de Biju Kumar Damodaran, sobre uma equipa de filmagem de Bollywood que vai para uma aldeia remota dos Himalaias para filmar uma sequência de dança e ali fica isolada por chuvas torrenciais e deslizamentos de terras, sem electricidade ou comunicações, à mercê das forças da natureza.

“THE HEAD HUNTER”, GANHA O PRÉMIO DE CINEMA PORTUGUÊS DO FANTASPORTO


A produção norte-americana “The Head Hunter”, que envolveu ampla equipa portuguesa e foi filmada no Nordeste de Portugal, na zona de Bragança, dirigida por Jordan Downey, é o vencedor do Prémio Cinema Português do Fantasporto´2019. O filme segue o percurso de um caçador de recompensas medieval que procura vingar-se de um monstro responsável pela morte da sua única filha. A ETIC – Escola de Tecnologias Inovação e Criação, de Lisboa, venceu o Concurso Entre Escolas realizado no âmbito do Prémio Cinema Português. A Menção Especial-Criatividade foi atribuída pelo júri ao filme “Cinzas” de Célia Fraga, da Escola Superior Artística do Porto. 

 

PRÉMIOS - AWARDS

 
JURI INTERNACIONAL CINEMA FANTÁSTICO
FANTASY INTERNATIONAL JURY
 
O Juri Internacional da Secção Oficial de Cinema Fantástico da 39ª edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO PORTO decidiu atribuir os seguintes Prémios:
The International Jury of the Fantasy Section of the 39th Oporto International Film Festival - Fantasporto  has decided to grant the following awards:
 
GRANDE PRÉMIO MELHOR FILME -FANTASPORTO 2019
(Best Film Award Fantasporto )
 
LAST SUNRISE- WEN REN - CHINA
 
 
PRÉMIO ESPECIAL DO JURI
(Jury’s Special Award)
 
IN FABRIC – PETER STRICKLAND- UK for the level of originality
 
 
MELHOR REALIZAÇÃO
(Best Direction)
 
JULIAN RICHARDS for REBORN and  DADDY’S GIRL 
 
 
MELHOR ACTOR 
(Best Actor)  
 
 CHRISTOPHER RYGH in THE HEAD HUNTER (USA/PORT)
 
 
MELHOR ACTRIZ 
(Best Actress)
 
GEORGIA CHARA in LIVING SPACE- AUSTRALIA
 
 
MELHOR ARGUMENTO 
(Best Screenplay) 
RODRIGO ARAGÃO for A MATA NEGRA (BRAZIL)
 
 
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS 
(Best Visual Effects)
 
HIS MASTER’S VOICE – GYORGY PALFI (HUNGARY)
 
 
MELHOR CURTA-METRAGEM FANTASPORTO 
(Best Short Film) 
 
MY FIRST TIME – ASAF LIVNI (ISRAEL)
 
 
Special Mention of the Fantasy Jury:
 
THE FARE – D.C.HAMILTON (USA)
 
28ª SEMANA DOS REALIZADORES /OFFICIAL DIRECTORS WEEK AWARDS
Prémio Manoel de Oliveira /Manoel de Oliveira Award
 
O Júri Internacional da 29ª Semana dos Novos Realizadores do Fantasporto decidiu atribuir:
The International Jury of the  29th Directors Week –Fantasporto  has decided to grant the following awards:
 
 
PRÉMIO MELHOR FILME SEMANA DOS  REALIZADORES 2019
(Directors Week Best Film  Award) 
 
WEREWOLF- ADRIAN PANEK – 88’- POLÓNIA/ALEM/HOL
 
 
PRÉMIO ESPECIAL DO JURI SR
(Directors Week Jury’s Special Award) 
 
WAITING FOR SUNSET – CARLO CATU – 90’ FILIPINAS
 
 
MELHOR REALIZADOR SR
(Directors Week Best Director Award)
 
NANCY – CHRISTINA  CHOE- 85’ – EUA /USA
 
 
MELHOR ARGUMENTO SR
(Directors Week Best Screenplay Award)
 
BÁLINT HEGEDUS AND KAROLY MESZÁROS  –  X-THE EXPLOITED - HUNGARY
 
 
MELHOR ACTOR SR
(Directors Week Best Actor Award)
 
DANTE RIVERO – WAITING FOR SUNSET – FILIPINAS/ THE PHILLIPES
 
 
MELHOR ACTRIZ SR
(Directors Week Best Actress Award)
 
EX- AEQUO:
AI-AI DE LAS ALAS-  SCHOOL SERVICE – FILIPINAS
INA RAYMUNDO – KUYA WES - FILIPINAS
 
 
OFFICIAL COMPETITIVE SECTION ORIENT EXPRESS 2019
 
MELHOR FILME OE
(Best Film Orient Express)
 
THE WITCH: PART 1- THE SUBVERSION– HOON-JUNG PARK  - COREIA DO SUL 
 
 
PRÉMIO ESPECIAL OE
(Special Jury Award Orient Express)
 
SCHOOL SERVICE – LOUIE IGNACIO LAGDAMEO- FILIPINAS 
 
 
PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS | PORTUGUESE FILM AWARD 2019
 
MELHOR FILME  PORTUGUÊS 2019
(Best Portuguese Film Award)
 
THE HEAD HUNTER  - JORDAN DOWNEY  -  EUA/PORT
 
 
MELHOR ESCOLA DE CINEMA PORTUGUESA 
(Best Film School Award)
 
ETIC/EPI
 
Menção Especial do Juri para filme de Escola (Criatividade )
(Special Mention for Creativity)
 
CINZAS – CÉLIA FRAGA – ESAP
 
 
PRÉMIOS NÃO OFICIAIS
 
PRÉMIO DA CRÍTICA
(Critics Award)
 
PAINTING LIFE - BIJU KUMAR DAMODARAN- ÍNDIA
 
 
PRÉMIO DO PÚBLICO
(Audience Award)
 
THE PANAMA PAPERS- ALEX WINTER - USA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas